As palavras-chave do tipo short tail são termos gerais com alto volume de busca. Na hora de otimizar aplicativos ou conteúdos para a web, o recurso de utilizar keywords do universo da marca é um ótimo início para estabelecer uma estratégia de marketing.
Um exemplo é um aplicativo de compras que comercializa roupas femininas. Em sua descrição, palavras como “roupas femininas”, “comprar roupas”, “roupa para mulheres” podem ser utilizadas.
Nesse caso, o uso estratégico de palavra-chave facilita que seu app se destaque nas stores e ganhe mais relevância ao ser exibido em resultados de busca. A mesma coisa acontece quando falamos de conteúdo para a web.
Por isso, a escolha pelos termos certos é fundamental. Assim, entenda quando e como utilizar as short tails na descrição do seu aplicativo e qual é a diferença entre os tipos de palavra-chave para as long tails.
Short tails x long tails: qual é a melhor estratégia de ASO?
Se as short tails são termos amplos que se relacionam ao segmento em que o app está inserido, as long tails são as keywords mais específicas e focadas na conversão, embora com volume de busca muito menor.
Um exemplo de long tail seria “roupas femininas para o trabalho”, caso você deseje vender mais roupas sociais. Outro exemplo é “roupas femininas de academia”, cujo objetivo seria fortalecer a venda dos produtos fitness.
Assim, parece fácil escolher os termos, certo? No entanto, vale lembrar que as short tails são mais concorridas para se posicionar, por isso exigem técnicas de otimização com foco no ranqueamento.
Como ranquear para short tails
Para indexar as palavras com mais facilidade, principalmente as que possuem um volume de busca e um potencial de download alto, deve-se utilizar da repetição dos termos ao longo dos campos indexáveis para reforço, mas com atenção para evitar o keyword stuffing.
Como o algoritmo do Google opera de forma semelhante ao SEO, vale lembrar que esse recurso é utilizado somente na Play Store. Na prática, a densidade das palavras-chave é um aspecto relevante para o ranqueamento.
Entretanto, essa prática não é recomendada no iOS, pois ele reconhece apenas uma repetição da palavra-chave. Assim, o algoritmo junta os demais termos otimizados e forma novas short e long tails.
Perguntas e respostas sobre o uso de short tails
Abaixo, confira as principais dúvidas no uso de short tails e as recomendações do RankMyAPP para construir uma estratégia de ASO mais sólida.
Onde inserir short tails na descrição do app?
Na Play Store, você pode colocar os termos nos campos de alta visibilidade como título, curta e longa descrição.
Na Apple Store, insira no título, subtítulo ou keyword field. Além disso, nos aparelhos iOS, há o campo oculto de keywords. Nesse local invisível para usuários, pode-se formar long tails com diversas short tails. As keywords são escolhidas com base nas funcionalidades do app e ajudam os usuários a atingirem seus objetivos.
Posso remover uma short tail da descrição do app?
Isso depende de alguns fatores, como: a relevância da keyword para o aplicativo em questão, seu volume de busca e de qual plataforma essa short tail está sendo retirada.
Na Play Store, a palavra-chave pode ou não deixar de ranquear dependendo de alguns fatores, enquanto que, na App Store, a palavra que deixa de ser otimizada para de ranquear imediatamente após atualização dos campos indexáveis. Dessa forma, o aplicativo sempre vai parar de rankear para a keyword removida.
A partir do momento em que uma palavra é retirada de um campo indexável na Apple Store, tanto a head tail quanto as respectivas short e long tails param de ranquear no mesmo dia.
Assim, é essencial que qualquer troca de campo de otimização ou retirada seja feita de maneira muito estratégica e analisada. Nenhuma keyword estratégica para o app deve ser retirada de um campo sem que seja transferida para outro campo, evitando perder sua otimização e o ranking das keywords relacionadas a ela.
Eu sempre devo usar short tails nos textos do meu app?
O volume de busca é um dos fatores considerados na escolha das palavras-chave. Mas ele não é o único, uma vez que essa estratégia contempla também fatores como: relevância do termo, sazonalidade, potencial de download e otimização de discursos.
Por exemplo, quando um usuário busca comprar sapato masculino sua intenção é clara, e o app que estiver melhor posicionado para essa palavra-chave tem mais chances de ser instalado e gerar uma conversão no funil de vendas.
Por outro lado, um usuário que busca por compras pode ter inúmeras intenções, como: comprar roupa, comprar casa, comprar sapato feminino, etc. Assim, quando são otimizadas long tails (ex: comprar sapato masculino) de menor volume de busca, indiretamente, suas head tails de maior volume de busca (ex: comprar) também estão sendo otimizadas.
Como escolher as melhores palavras-chave do segmento do app?
Contar com a ajuda de profissionais que analisam diariamente registros de aplicativos, keywords e categorias é fundamental. Se você ainda não conhece as soluções do RankMyAPP, saiba que somos referência global em inteligência de marketing para app e aquisição para mobile. Aproveite para assinar nossa newsletter!
Para ficar por dentro do assunto de otimização de apps, confira nosso e-book gratuito de ASO e dê o primeiro passo rumo ao aprimoramento da performance do seu aplicativo.