Arte ilustrativa mostra a mão de uma pessoa usando um teclado enfrente à uma tela de celular, remetendo à um aplicativo hibrido

Entenda o que é aplicativo híbrido e como ele funciona

Aplicativo híbrido, nativo ou web app? Ao pensar em uma aplicação móvel para o seu negócio, é importante levar em conta as funcionalidades que você pretende incluir nela e, assim, escolher qual tipo oferecerá melhor experiência ao seu usuário.

Aqui, explicamos um pouco mais sobre os aplicativos nativos, muito populares atualmente. Agora, você vai poder entender melhor o que são os aplicativos híbridos e como eles funcionam nos mobiles, com este conteúdo que o RankMyAPP preparou exclusivamente sobre o tema. Vamos lá?

Entendendo o aplicativo híbrido

O aplicativo híbrido é uma mistura dos tipos web e nativo. Ou seja, ele funciona como um app nativo, mas sua codificação é toda desenvolvida na linguagem web, que pode ser HTML5, JavaScript ou CSS, que funcionam perfeitamente tanto no Android quanto no iOS.

Os códigos utilizados na linguagem escolhida para o aplicativo híbrido são integrados às funcionalidades do mobile, fazendo com que a UX seja mais satisfatória do que a de web apps. Para que haja essa integração, parte do código dos apps nativos é escrita nos híbridos, de acordo com seu sistema operacional.

Por conta disso, os apps híbridos são mais simples e rápidos de desenvolver. Outro ponto interessante desse tipo de aplicativo é que, diferentemente dos nativos, ele não exige downloads de atualizações. Por outro lado, eles ainda dependem de uma conexão de internet para funcionar e não costumam ser tão rápidos quanto aqueles desenvolvidos, especialmente, para cada sistema operacional.

Por que optar por um aplicativo híbrido?

Arte ilustrativa mostra diversos dispositivos de navegação, remetendo à um aplicativo hibrido

A principal vantagem do aplicativo híbrido é a capacidade dele ter um bom funcionamento nos mobiles, uma vez que carrega parte da linguagem de cada sistema operacional, e ser mais rápido e fácil de fazer. Aliás, esse último ponto também tem relação com os custos — a economia em produzir um híbrido pode chegar a até 50%, quando é comparada sua produção com a de um nativo.

Outro ponto vantajoso é a manutenção, que também é facilitada. Caso você queira acrescentar alguma função ou precise fazer algum ajuste no app híbrido, levará menos tempo para fazer do que em um app nativo, por exemplo. Isso justamente devido à sua linguagem simplificada.

Por último, um dos pontos mais relevantes sobre os benefícios de um aplicativo híbrido é a facilidade de contratação de profissionais para o desenvolvimento da aplicação móvel. Enquanto o nativo é muito mais complexo e exige uma equipe de especialistas, o híbrido não exige uma equipe para ser desenvolvido.

Vale a pena ter um aplicativo híbrido?

Esse tipo de app apresenta várias vantagens, mas, assim como tudo, também tem seus pontos negativos, que surgem, especialmente, quando fazemos a comparação: aplicativo híbrido x aplicativo nativo.

Por ser desenvolvido especialmente para um sistema operacional, o aplicativo nativo tem uma compatibilidade maior com o mobile em que está sendo utilizado. Dessa forma, ele tem menos chances de apresentar erros, além de ter um desempenho mais satisfatório, como menor tempo de resposta.

Já o aplicativo híbrido carrega algumas características do sistema operacional em sua linguagem, o que faz com que ele possa ser executado no mobile. Porém, é preciso ter em mente que, por não ser desenvolvido, exclusivamente, para um sistema operativo, ele está mais propenso a apresentar erros, além de ser um pouco mais lento — quando comparado com o nativo.

Então, vale a pena ter um aplicativo híbrido caso seu negócio ainda não tenha um app e você queira fazer testes de como será a aceitação dele e o que o público vai esperar de suas funcionalidades e afins. Ele pode ser a porta de entrada para o mundo mobile, podendo se tornar um app nativo no futuro.

Receba mais conteúdos com este em primeira mão

Gostou de saber mais sobre os aplicativos híbridos? Então, que tal conferir mais conteúdos como este — e o melhor: recebê-los em primeira mão? Para isso, assine nossa newsletter e conheça mais sobre o universo mobile, além de ficar sempre por dentro das principais novidades do mercado.

Últimas postagens