Arte ilustrativa sobre o conceito de aplicativo nativo

Entenda o que é um aplicativo nativo e como ele funciona

Você já ouviu falar em aplicativo nativo? A não ser que você seja um profissional de tecnologia, provavelmente a resposta para essa pergunta é não. No entanto, se você atua no mercado mobile, é importante saber mais sobre esse tipo de app.

Assim como existem vários sistemas operacionais e cada pessoa tem a sua forma favorita de acessar os serviços on-line, há diferentes tipos de aplicativos que funcionam de diversas maneiras com o intuito de oferecer uma melhor performance para o usuário.

Então, se você quer entender melhor o que é um app nativo e quais as diferenças entre ele e os demais tipos de aplicativos, confira a seguir o conteúdo exclusivo que o RankMyAPP preparou sobre o tema!

O que é um aplicativo nativo?

O aplicativo nativo é aquele que foi desenvolvido especialmente para determinado sistema operacional. Ele tem a capacidade de acessar todo o potencial do smartphone, como câmera, imagens, GPS e demais aplicações do aparelho.

A proposta do app nativo é ser feito “sob medida” para iOS e/ou Android, para que possa funcionar de maneira sincronizada com o mobile. Esse, inclusive, é um dos tipos mais comuns atualmente, indo desde games e editores até organizadores e serviços. O Instagram é um famoso exemplo desse tipo de app.

Diferença entre app nativo e os demais tipos

Arte ilustrativa sobre o conceito de aplicativo nativo

Ao conhecer o conceito de aplicativo nativo, é comum ficar confuso quanto aos demais tipos de aplicativos. Afinal, eles não funcionam todos da mesma forma?

De fato, todos os aplicativos devem apresentar uma boa atuação de acordo com o sistema operacional para o qual foram disponibilizados. A diferença está em para onde foram criados. Isso porque, atualmente, estamos habituados às aplicações para smartphones, mas há alguns anos já havia os web apps.

Web app

O web app, ou aplicativo web, é um serviço que funciona como aplicativo, mas em uma página web. Apesar de ser chamado de app, ele não é um, pois não é necessário fazer a sua instalação para utilizar os serviços oferecidos.

Um exemplo muito famoso desse tipo de aplicativo é o Google Drive, que une funções web, mas é bem semelhante às presentes nos aplicativos de smartphone. Sua diferença, no entanto, é que para acessá-lo não é necessário instalar nada, basta acessar sua URL.

Aplicativo híbrido

O app tipo híbrido é aquele que une características do web e também do aplicativo nativo. Um exemplo é o YouTube, que tem tanto a sua versão web quanto o aplicativo. Nesse último caso, porém, é necessário ter algumas configurações diferentes do primeiro. Assim, ele atende aos dois formatos, oferecendo o melhor desempenho em cada um deles.

Vale mais a pena apostar em um app nativo ou híbrido?

Agora que você sabe qual a diferença entre app nativo e híbrido, é comum se questionar qual dos dois é melhor. Tudo vai depender do seu negócio: se você pretende investir apenas nos smartphones ou em demais plataformas.

Considerando que os smartphones estão sendo cada vez mais utilizados para tarefas diárias — e que os usuários estão recorrendo, cada vez mais, aos apps —, o aplicativo nativo pode ser a melhor escolha. Apesar de ser um pouco mais trabalhoso para desenvolver, ele tende a ser mais estável que o híbrido, oferecendo uma UX mais satisfatória.

Além disso, o aplicativo nativo costuma ter um desenvolvimento melhor nos smartphones, com menos erros e falhas. Por fim, seu tempo de resposta costuma ser menor do que o dos híbridos.

Uma vez que oferecem melhor desempenho e maior estabilidade, as chances de o usuário desinstalar aplicativos nativos é menor, o que pode contribuir, inclusive, para a fidelização do seu cliente.

Acompanhe nosso blog

Gostou de entender melhor sobre aplicativo nativo? Então, assine nossa newsletter e receba em primeira mão mais conteúdos como este, além de convites para eventos sobre o universo mobile e estudos que te ajudam a entender melhor o mercado do seu segmento. Conte com a ajuda do RankMyAPP!

Últimas postagens