Siri, Alexa, Google Assistant, Cortana… são vários os assistentes que funcionam por comando de voz que já estão presentes no universo tecnológico. Mesmo eles tendo surgido há algum tempo, nota-se que estão ganhando cada vez mais espaço na nossa rotina.
Seja para acender a luz do ambiente, reproduzir músicas ou fazer uma ligação, os comandos por voz são mais do que uma comodidade: eles facilitam algumas tarefas, permitindo que o usuário realize mais de uma ação de uma vez — por exemplo, se arrumar para o trabalho e, ao mesmo tempo, conferir sua caixa de e-mail.
Por conta disso, está se tornando natural que os usuários de smartphones busquem por aplicativos com comando de voz. Afinal, é muito mais rápido e simples “pedir para o seu celular” fazer uma ligação para o seu amigo do que buscar o contato manualmente na agenda, não é mesmo?
Entendendo o comando de voz
Também chamada de Voice Search, é uma funcionalidade presente em smartphones, tablets e notebooks que reconhece a voz da pessoa e realiza o comando dado. Por exemplo: você pode ativar o seu assistente de voz e pedir para realizar uma busca na internet. Assim, o seu aparelho exibirá os resultados, da mesma forma que aconteceria se você tivesse feito tudo manualmente.
Nos smartphones, o comando de voz do Android (Google Assistant) e o do iOS (Siri) são os mais populares. Com eles, os usuários podem realizar pesquisas, abrir aplicativos, redigir mensagens e enviá-las, fazer ligações e muito mais.
Atualmente, a Alexa está entre os assistentes com comando de voz mais populares nas residências. Além de todas as funcionalidades que os smartphones já apresentam, ela também pode realizar ações nos ambientes de sua casa, como, por exemplo, acender e apagar as luzes.
Como realizar as pesquisas
Para as pesquisas com esses assistentes, utiliza-se o microfone do aparelho em questão. Assim, o comando de voz é realizado. Para isso, é preciso configurar o seu mobile com os comandos de ação desejados e, também, para o reconhecimento de voz do usuário.
Aplicativos com comando de voz
Com a popularização do comando de voz, alguns aplicativos estão utilizando esse recurso como um diferencial e, também, como forma de agilizar o atendimento, como é o caso de apps de bancos. Com eles, você pode consultar rapidamente o seu saldo, extratos, e tirar dúvidas sem a necessidade de ligar para um SAC.
Banco do Brasil
O aplicativo do Branco do Brasil também possui funcionalidades pelo comando de voz da Google, o Assistant. Com ele, é possível pagar boletos, fazer transferências e tirar dúvidas sobre a sua conta e demais ações e transações financeiras.
Para utilizá-lo, o cliente do banco precisa desbloquear o app com a sua senha pessoal. Mesmo utilizando o Google Assistant, o serviço de voz do aplicativo funciona tanto em aparelhos Android quanto em iOS.
Nubank
Os clientes do “roxinho” também podem acessar sua conta e movimentar o seu dinheiro com a ajuda do assistente de voz da Google. Para ativá-lo, basta falar “ok, Google” e, então, pedir para abrir o aplicativo. Simples, não é?
Mas vale lembrar que se o seu aplicativo estiver protegido com senha ou biometria, é necessário desbloqueá-lo para utilizar o comando de voz e, também, para realizar determinadas funções solicitadas.
Vale a pena ter comando de voz no app?
O comando de voz no aplicativo faz com que todas as ações sejam realizadas rapidamente, sem dificuldades ou complicações. Além disso, como é o caso dos apps de bancos mencionados, os clientes ficam satisfeitos em poder realizar ações apenas com comandos à distância em questão de segundos, sem a necessidade de ligações e demais burocracias.
Quando o seu aplicativo possui um comando de voz para ligar ou para demais tarefas, há ainda mais chances de fidelizar o usuário, uma vez que ele tem mais praticidade nas mãos — ou à certa distância.
Acompanhe nossas publicações
Gostou de descobrir o sucesso que o comando de voz tem entre os usuários mobile? Para saber mais sobre esse e vários outros temas do mercado de apps, assine nossa newsletter e receba os nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.