Tudo para saber sobre marketing para apps

marketing apps mobile

Conforme o mobile tem cada vez mais importância para que as empresas ganhem espaço na internet, o marketing para apps se mostra ainda mais relevante para a conquista de novos usuários.

De acordo com o IBGE, o smartphone é, atualmente, um dos principais meios de acesso à internet dos brasileiros. Por meio do celular, as pessoas têm a possibilidade de estarem conectadas em diversos lugares e a qualquer momento.

Por esse motivo, é importante que sua empresa tenha presença no mobile, principalmente através de aplicativos. Porém, apenas isso não basta, já que a concorrência se eleva cada vez mais. É preciso também investir em estratégias de marketing para esse meio.

Também conhecido como marketing mobile, o conjunto de estratégias que visam, entre outros objetivos, divulgar um aplicativo, faz com que este ganhe mais destaque nas lojas de aplicativos, como a Play Store e a App Store. Desse modo, é possível inclusive aumentar o número de downloads do seu app.

Para que essas conquistas sejam possíveis, é necessário muito trabalho e conhecimento. Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre marketing para apps.

Principais práticas de marketing para apps

Fazer com que um app se mantenha rentável, relevante e com cada vez mais usuários exige, entre outras coisas, um eficiente planejamento de marketing para aplicativos. Para isso, algumas dicas de boas práticas podem ser úteis:

Conheça seu público

Até mesmo antes de lançar um aplicativo, é preciso fazer um estudo para descobrir quem será seu público-alvo. Esses dados são essenciais para entender as necessidades dos usuários e suas expectativas em relação a um app como o seu.

marketing para apps

Uma boa dica é estudar a concorrência, observando as principais demandas que não estão sendo supridas. Assim, além de incluir essas funcionalidades em seu app, você também entenderá qual tom de voz utilizar, em quais canais investir e quais formatos de campanhas atrairão esses usuários.

Estude as lojas de aplicativos

Outro ponto essencial é entender como cada loja de aplicativos funciona e quais são suas diretrizes, já que existem diferenças entre elas. Por exemplo, na Play Store é preciso ser mais seletivo na escolha das palavras-chave do título do app, já que você terá apenas 30 caracteres para utilizar.

Já na App Stores, o ideal é investir nos 19 primeiros caracteres, que serão os que contarão mais nas pesquisas. Por isso, é importante se certificar de entender as melhores práticas em cada store e entender suas diretrizes.

Monitore indicadores

Para descobrir se suas estratégias estão gerando resultados, é preciso estabelecer indicadores de desempenho conforme seus objetivos. Por exemplo, se suas estratégias visam aumentar o número de instalações, então, isso deve ser um indicador a ser monitorado.

Com acompanhamento, você pode analisar o que, de fato, está dando retorno e o que merece ser ajustado. Pode ser que um canal de divulgação não esteja sendo tão eficaz, ou a descrição do app não seja tão atrativa. Tudo isso precisa ser monitorado de perto para que você possa colher os melhores resultados.

Saiba mais sobre marketing para apps com o RankMyAPP

O mundo do marketing para apps é muito grande e envolve diversas práticas, que podem mudar conforme as diretrizes das stores se atualizam. Por esse motivo, é importante se manter informado sobre as novidades desse meio.

Para isso, você pode contar com o RankMyAPP. Assinando nossa newsletter, você recebe em primeira mão nossos artigos, estudos, infográficos e diversos tipos de conteúdos. Assine por este link e não perca nenhuma novidade!

Últimas postagens