O CPM marketing pode ser definido como a estratégia usada para converter as impressões dos usuários em relação aos anúncios. A sigla significa “Cost-Per-Mille”, ou seja, o custo por mil impressões.
As empresas que veiculam anúncios de CPM podem definir o preço desejado por mil anúncios exibidos. Elas também determinam os canais em que desejam exibi-los, como Adwords, Rede de Display e YouTube Ads.
Qual é a diferença entre CPC, CPM e CPA?
As siglas CPC (Custo por Clique), CPM (Custo por Mil) e CPA (Custo por Ação) são diferentes formas de precificação de anúncios on-line. Como o próprio nome sugere, o tipo CPC cobra conforme o número de cliques que o anúncio recebe.
Segundo o Google, os anúncios de CPM concorrem com os de pagamento por clique (CPC). Os anunciantes de CPM marketing precisam dar um lance maior que os de CPC para serem exibidos.
Isso porque o número de impressões exigido no Custo por Mil é maior, o que confere ao anúncio, necessariamente, o uso de uma plataforma com uma quantidade considerável de usuários.
Já o CPA considera a conversão, em vez do clique, como métrica fundamental. Desta forma, só são cobrados os anúncios que geraram uma ação, de fato.
É importante ressaltar que a opção de qual é o melhor formato varia conforme cada campanha, investimento financeiro disponível, tempo de duração, experiência de outras campanhas de marketing, entre outros pontos.
Qual é a importância de calcular esse indicador?
No funil de marketing, essa métrica encontra-se em um estágio inicial, de interessados topo de funil. Neste caso, é considerada a impressão que, na prática, nada mais é que a presença do anúncio em um site mobile ou aplicativo.
Para entender como calcular custo por mil impressões, é possível usar a seguinte fórmula: CPM = valor gasto com anúncios / impressões * 1.000. Ou seja, você não paga por cada vez que o anúncio aparece, mas, sim, por mil vezes em que ele foi exibido.
A ideia é de que, enquanto entendemos a CPI como um snipper americano, quando pensamos na assertividade da ação, as campanhas de CPA são mais do tipo “Onde Está Wally?”, em que é preciso trazer muita gente no topo de funil para gerar alguma venda no final. Para entender a referência, você pode conferir nosso webinar completo sobre campanhas de performance:
Pensando nisso, é importante acompanhar o custo da campanha, a partir da progressão do funil. Neste caso, quantas impressões tornam-se ações? Qual é o tempo gasto para a conversão deste lead? Qual é o investimento e o inventário disponível?
Algumas respostas para essas perguntas também dependem do próprio desempenho do aplicativo. Erros, falhas ou lentidão no carregamento, por exemplo, devem sempre estar no radar ao analisar o sucesso de uma campanha de marketing. Tenha como KPI, métricas de negócio, e não de campanhas de mídia.
Como interpretar o CPM?
Um dos objetivos do CPM é a otimização de campanhas para ampliar o alcance da marca. Esta é uma boa estratégia para fortalecimento do branding, por exemplo. Neste caso, o CPM marketing pode tanto ser a visualização de um banner em sites, quanto o view de um vídeo.
No CPM, não é necessário ativar a sua base para que ela visualize o anúncio. O seu banner é exibido para todos.
Como melhorar seu CPM marketing?
Essa métrica de desempenho depende de fatores externos, como concorrência e audiência, além de elementos das campanhas, como amplitude, horário e qualidade. Entretanto, aprimorar o CPM não está associado necessariamente à melhora do resultado.
No entanto, se o público se tornar maior, é preciso que o CPM marketing aumente em campanhas pagas por impressão. Desse modo, a entrega ficará mais fácil e eficiente. Também vale melhorar a qualidade técnica dos anúncios e o investimento.
Fique por dentro do mobile marketing!
O RankMyAPP é uma empresa brasileira pioneira em soluções para aplicativos que desejam ampliar a relevância no mercado. Atuamos com diferentes soluções, além de trazermos as últimas notícias e tendências do setor. Por isso, não perca tempo e assine a nossa newsletter.