As atividades In-App purchase têm aumentado significativamente nos últimos tempos. Isso se deve à popularização dos aplicativos de vendas, além da comodidade de compras oferecidas pela plataforma.
Mas, assim como aplicativos de outros segmentos, é preciso convencer o usuário de que vale a pena permanecer com o seu software instalado. Então, confira a seguir sete dicas de como aumentar o número de compra dentro do app.
1- Tenha um aplicativo de qualidade
Tendo em mente que o futuro do seu negócio depende do seu aplicativo, procure manter sempre a alta qualidade do software. Para isso, é necessário contratar uma boa empresa para a produção do app.
Lembre-se, ainda, de que o aplicativo deverá ter vendas ilimitadas e suporte online, por exemplo. Além de todas as ferramentas básicas para o usuário realizar uma compra no app, certifique-se de que elas estejam funcionando corretamente.
2- Ofereça facilidade de acesso
A facilidade de compras proporcionadas pelos apps é o que mais chama a atenção entre os usuários. A prova disso são os números: cerca de 35% dos consumidores realizam In-App purchase e 27% afirmam que esse é o método mais prático de compra.
Pensando nisso, certifique-se de que seu aplicativo seja uma ferramenta fácil de utilizar: desde o download até uma navegação mais fluída e simples. Toda essa facilidade faz com que a experiência do usuário seja favorável.
A experiência do usuário deve ser levada em consideração
Se o usuário tiver uma boa experiência no aplicativo, são grandes as chances dele manter seu software instalado e, ainda, continuar fazendo compras através dele e indicá-lo para outras pessoas.
Para isso, evite excesso de informações que possam confundir o usuário. Invista em um design focado na experiência do cliente, levando em consideração o tamanho de tela, botões e, ainda, o ícone nas lojas de app.
3- Ofereça promoções exclusivas
Uma das estratégias mais utilizadas para aumentar as vendas no app são as ofertas e condições exclusivas para quem faz compras na plataforma. Um famoso exemplo é o Magazine Luiza, que divulga, em suas redes sociais, ofertas especiais In-App purchase.
Uma dica para esse caso é acompanhar as métricas das vendas realizadas através dessa estratégia de marketing, além de manter todas as ofertas do aplicativo atualizadas — tanto os valores quanto as datas.
4- Ofereça programas de cashback
O chashback é um diferencial que está ganhando o mercado aos poucos. A técnica, que consiste na criação de um crédito para aqueles que comprarem em alguma loja específica, é uma forma eficiente de fidelizar clientes, especialmente em apps.
Com essa técnica, é possível ganhar mais visibilidade nas redes, além de chances de aumento de vendas nas plataformas digitais. O cashback pode, inclusive, se aliar às promoções exclusivas, por exemplo.
5- Disponibilize formas de pagamento simples
Além de facilitar a finalização da compra do seu cliente, os sistemas de pagamento online são uma segurança maior para a loja, já que os índices de inadimplência costumam diminuir nesses casos e ajudam, ainda, no melhor controle de caixa.
6- Invista no marketing
As estratégias de marketing digital são fundamentais para o sucesso do seu aplicativo. Deixe claro suas funcionalidades, os benefícios oferecidos ao usuário e demais vantagens e diferenciais.
Fazer anúncios em aplicativos parceiros, criar um site de divulgação e utilizar as redes sociais são ações que podem render muitas conversões e, consequentemente, vendas In-App.
7- Se preocupe com o atendimento ao cliente
Garanta que os seus clientes sejam atendidos de maneira rápida e satisfatória. A ação faz com que você conquiste o usuário e tenha mais chances dele fazer novas compras em sua plataforma.
Aproveite esse canal, ainda, para coletar algumas informações importantes, como críticas e sugestões que podem contribuir para atualizações e consequente sucesso de seu app. Para se aprofundar neste tema, consulte o E-book Inteligência de Reviews.
Conte com ajuda de especialistas
Para que todas as técnicas de aumento de In-App purchase funcionem, conte com a ajuda de um especialista. Ele poderá dar dicas e soluções voltadas especialmente para o seu negócio.