Fatores de otimização e seus impactos para ASO e marketing mobile

Ter um aplicativo que receba muitos downloads e esteja no ranking das app stores não é fácil. Por isso o trabalho de App Store Optimization junto com estratégias de marketing mobile é tão importante.

Mas, para obter bons resultados, todo esse trabalho precisa estar sempre atualizado. Você sabe dizer quais são os principais fatores de otimização de um aplicativo e como eles influenciam na sua estratégia? Vamos compartilhar alguns pontos importantes com você!

Fatores de otimização para se atentar

De acordo com o site Business of Apps, que usamos como fonte para saber as tendências e fatores de App Store Optimization em 2018, por mais que as app stores sejam diferentes, para otimização, elas podem ser bem parecidas.

Por exemplo, tanto no Google Play Store quanto na Apple store, alguns elementos merecem mais atenção pois são decisivos para o rankeamento do app, são eles: título, descrição, localização, ratings e reviews.

Isso significa que o responsável direto pelo ranqueamento do app é o ASO. Um aplicativo com esses elementos otimizados terá muito mais sucesso comparando com outro que não se atente a esse detalhe.

De todas as características que podem ser otimizadas em um app, o título é a principal. Isso porque, além do ícone que também chama atenção, é o título que entrega ao usuário a função do aplicativo.

App search e conversão

Quando falamos do ranking de um aplicativo, algumas pessoas se confundem ao falar da procura e da conversão. Não é só porque um app está no ranking, que necessariamente ele será baixado. Claro que a tendência é essa, mas o download depende de outros fatores.

Isso significa que, por mais que o título com a palavra-chave certa seja extremamente importante para rankear o app, as avaliações e as notas, por exemplo, podem ser determinantes para um usuário escolher baixá-lo ou não.

Quando você vai a um restaurante indicado por um amigo, já pede o prato “sabendo” que será bom. Com o app é a mesma coisa. Um usuário lendo uma boa recomendação, fica mais fácil confiar no serviço.

Os screenshots também são decisivos. Ao olhar os prints do app e ser claro para o usuário como é essa experiência prévia do aplicativo, há muito mais chances de obter essa conversão. Se o screenshot for muito complexo, vale ter como acompanhamento uma pequena frase explicando do que se trata.

Para o marketing mobile, todos esses fatores devem estar alinhados. Imagine você usando estratégias de mídia paga para o seu app no Instagram, mas quando o usuário é direcionado para a app store, o screenshot não tem nada a ver com o que foi oferecido? Isso seria desestimulante.

Tendências de 2018

Pensando em todos esses fatores de otimização de um app, nada mais justo do que trazer algumas tendências que aconteceram em 2018. Dá uma olhada:

  • 31% do engajamento de usuários para com os aplicativos acontece por causa de App Store Optimization;
  • as descrições estão se tornando mais importantes no quesito de otimização e, daqui para frente, pode influenciar ainda mais no rankeamento;
  • a loja que leva mais em consideração as avaliações e notas dos aplicativos é a Apple Store;
  • videos estão se tornando cada vez mais importantes na decisão do usuário para fazer o download do app, junto com os screenshots.

Com as lojas de aplicativos cada vez mais competitivas e milhares de apps sendo lançados, aumentando a competitividade, é fundamental se destacar dos demais. Mesmo que todos tenham uma noção básica de ASO, não é o suficiente para rankear o app com sucesso.

Além disso, aliar as estratégias de marketing mobile com a otimização pode ser o segredo para o sucesso. Ou seja, App Store Optimization em primeiro lugar!

Últimas postagens