Black Friday no Brasil: 5 lições com o sucesso do Netshoes em 2017

Com a Black Friday no Brasil ganhando mais popularidade, diversos comércios criaram promoções, principalmente de eletrônicos. Porém, em 2017, foi observada uma crescente muito expressiva do Netshoes, que simplesmente aumentou suas vendas em 65% no mobile nessa temporada, segundo o E-commerce Brasil.

Pensando em como a marca provou que os aplicativos estão mais fortes do que nunca, fizemos uma lista com algumas lições que aprendemos com o sucesso da Netshoes e que podem muito bem serem aplicadas no seu app!

Planejamento

Uma das principais estratégias que garantiram o sucesso do Netshoes foi o planejamento. Quando a Black Friday de 2016 acabou, eles já começaram a trabalhar e organizar a edição de 2017.

Pensando nisso, monte um esquema de planejamento para o seu app. E antes que você pense que a Black Friday é feita apenas para aplicativos que trabalham diretamente com e-commerce, você está enganado.

Até se o seu app está na categoria de jogos, é possível fazer promoções com os itens adicionais para os jogadores. E, ainda no final da Black Friday, é possível fazer alguma campanha de retenção dos usuários, já que a tendência é atrair novos.

Análise do público

O Netshoes fez uma análise muito inteligente do seu consumidor para a Black Friday. Eles concentraram as promoções em uma faixa etária específica, que se mostrava muito mais interessada na compra dos artigos esportivos.

E isso é muito inteligente, já que, mesmo sendo uma época de promoção, não necessariamente todos os seus produtos estarão inclusos nisso. Traçar uma linha vendas, produtos selecionados e o público que tem o potencial para essa compra é fundamental.

Cuidado com o servidor

Foi observado que, na Black Friday de 2017, o público do Netshoes foi muito fiel. Dizemos isso porque o acesso do site a partir da meia-noite — horário que as promoções começaram — aumentou cerca de 25% no primeiro minuto e as primeiras horas de vendas foram essenciais para o resultado obtido.

Portanto, fique atento ao servidor do seu aplicativo e suas funcionalidades, para não haver nenhum problema com muitos acessos e a rede cair.

Plataforma

É extremamente importante ter uma plataforma bem feita e com um bom design. O Netshoes investe muito nessa área. Isso porque não adianta nada ter promoções maravilhosas se o aplicativo está mal diagramado e com um design fora do padrão.

Por isso, trabalhe muito bem a paleta de cores, a disponibilidade dos itens dentro do aplicativo e, principalmente, na hora do carrinho, inserção de dados e afins, é preciso estar bem didático para o usuário não enfrentar problemas ao finalizar a compra.

Extensão da Black Friday

O Netshoes iniciou sua Black Friday na sexta-feira e estendeu as promoções até o domingo. Essa estratégia é muito inteligente porque dá a oportunidade aos usuários de comprar com descontos mesmo com o fim da temporada.

Por mais que houveram usuários pontuais, como dissemos acima, também temos a porção de usuários atrasados, que deixam as compras da Black Friday para a última hora.

Todas essas estratégias adotadas pelo Netshoes fizeram com que eles tivessem um desempenho impressionante na última Black Friday e a tendência é continuar assim.

Mas, quando falamos de aplicativo, temos outra dica que pode ser fundamental para que o seu app cresça muito e trabalhe com marketing sazonal. Verifique sua otimização de ASO e tente usar a palavra-chave Black Friday no título, descrição e subtítulo.

Quando o evento passar, volte as suas configurações normais. Essa tática é inteligente porque muitos usuários pesquisam nas app stores “Black Friday” no mês de novembro, procurando aplicativos que tenham promoções.

Para sanar todas as dúvidas de otimização, principalmente quando temos duas app stores com estruturas diferentes, o RankMyAPP criou em e-book completo para aplicar as técnicas de ASO para Android e iOS. Dá uma olhada!

E-Book grátis: GUIA DO ASO

Últimas postagens