duas pessoas observando um celular e um notebook.

Marketing criativo para apps com estratégias e ferramentas

Quantas vezes você já se viu assistindo a um programa na tv e na hora da propaganda começou a mexer no celular porque o conteúdo não era interessante? Quase sempre, não é mesmo? Pois então, o mesmo também pode acontecer com apps e neste momento entra o marketing criativo.

Todos os dias somos bombardeados por propaganda e marketing. São diversas empresas tentando captar nossa atenção nas ruas, na TV, na Internet, no rádio, em todos os lugares, mas quantas dessas peças realmente nos cativam? Pouquíssimas e muito disso tem a ver com o marketing criativo. Aquela ideia genial, capaz de mudar paradigmas, que impacta a pessoa.

Mas o marketing não precisa ser basicamente criativo? Tecnicamente a resposta é sim, precisaria, mas com a quantidade de peças publicitárias e propagandas espalhadas por aí, acaba sendo necessário separar o marketing comum de um criativo.

Alguns defendem equivocadamente a ideia de que não há necessidade desse tipo de marketing para apps, enquanto outros acham que é essencial entrar de cabeça no marketing criativo para se destacar no mercado. 

Neste artigo, o RankMyApp traz alguns insights sobre marketing criativo e criatividade em si. Veremos também ações que você pode incluir na estratégia de mobile marketing do seu app. Acompanhe a leitura!

O que é marketing criativo?

dois homens sorrindo enquanto está escrevendo algo em um quadro

Criatividade e marketing sempre dividiram espaço nos estudos e nas ações, mas o marketing está mais ligado à estratégia do que à criação. Porém o mercado atualmente demanda que as estratégias de marketing sejam inovadoras para que as empresas se diferenciem da concorrência. E como atingir essa inovação? Com muito estudo e criatividade, daí nasce o sentido de marketing criativo.

O marketing criativo pode ser definido como uma inovação nesse meio, trazendo diversos elementos diferenciados para chamar a atenção do público. O objetivo principal é gerar boa exposição de marca, sem necessariamente investir muito dinheiro. 

O marketing criativo não usa soluções comuns para atingir os objetivos da marca.

Com ele, é possível entregar resultados acima da média por meio de propagandas e campanhas inovadoras e criativas. 

Sabe aquele comercial que fez você rir? Esse tipo de conteúdo fica marcado na nossa mente. Lembranças ou sentimentos bons impulsionam o comprador a procurar sua marca e a converter.

Os vídeos virais são um ótimo exemplo de marketing criativo, mas essa estratégia pode ser trabalhada de diversas formas, como eventos corporativos, feiras de negócios e campanhas institucionais. A criatividade é o limite!

Tratando de dispositivos móveis e aplicativos, é possível dizer que as estratégias de marketing digital podem ser ainda mais exploradas com a criatividade. As telas menores dos aparelhos possuem infinitas ferramentas para profissionais criativos poderem trabalhar e, o melhor de tudo, é que tudo pode ser ajustável ao tamanho do dispositivo.

Como usar a criatividade para melhorar um aplicativo?

Um plano de marketing bem executado é a melhor alternativa para a propaganda de um aplicativo não sair do eixo e perder seu sentido.

Por exemplo, uma jogada criativa é fazer uma campanha patrocinada em uma rede social com uma versão demo do seu app, para o usuário entender realmente como a dinâmica funciona.

Segundo o site Stone Temple, o uso de smartphones ultrapassa o uso de desktop. Isso significa que é o lugar perfeito para investir e dar visibilidade ao seu app.

E a melhor parte é que você pode acompanhar suas campanhas quando aplicadas nas redes sociais, então, fica muito mais fácil mensurar se a abordagem está sendo feita de maneira correta.

Quando inovar pode ser ruim?

O que intriga os profissionais de mobile growth na hora de apostar em um marketing criativo é qual seu impacto e as métricas que podem nortear as ações.

Muitas vezes, o marketing mais ténico é o que promove mais resultados dependendo do objetivo da ação. O trabalho de ASO, por exemplo, é bastante técnico e necessita da assistência de algum profissional para atender a demanda de um apps, mas promove resultados consistentes que podem ser acompanhados e otimizados

Demanda essa que inclui a otimização do app, o monitoramento da concorrência e testes A/B para entender qual perfil de aplicativo dá mais certo com o seu público.

E até mesmo lidar com reviews, principalmente as negativas, que podem ser revertidas e usadas para o reengajamento do app.

Mas, em compensação, todo esse processo complicado é o que mais proporciona resultados para um aplicativo, aumentando a sua conversão, retenção e visibilidade nas app stores.

A inovação muitas vezes pode atrapalhar os negócios do app. Algumas estratégias de marketing se perdem em meio a tantas ações e podem ficar meio “soltas” em relação à mensagem que a marca quer passar.

Quando isso acontece, definitivamente inovar pode ser ruim. Se você começar a perceber que as estratégias não fazem muito sentido perante sua marca, o ideal é investir em um único conceito e fazê-lo bem feito. Assim, você vai conseguir atingir o seu público-alvo e economizar dinheiro.

Qual é a melhor estratégia?

diversas folhas espalhadas por uma mesa com gráficos e planilhas sobre estratégias de marketing criativo

Na verdade, não existe melhor estratégia. A melhor coisa que um app deve fazer é investir nos dois lados. As estratégias de marketing mais tradicionais são muito efetivas e nunca vão sair do mercado.

Portanto, é preciso otimizar um aplicativo, não há nem discussão sobre isso. Mas, para enriquecer ainda mais o serviço que você oferece, também é super importante dar uma chance ao marketing criativo, pois vai atingir outra parcela do público e trazer audiência para o app.

Quais as tendências do marketing criativo neste momento?

O marketing criativo obviamente é uma área em constante movimentação e evolução, mas neste momento, as principais ideias e tendências são essas.

Experiência em tempo real

Estamos vivendo a era das lives. Elas eram utilizadas uma vez ou outra até pouco tempo atrás, mas elas passaram a acontecer com uma frequência muito maior e apresentar os mais variados fins.

  • Entrevistas ao vivo;
  • Jogos;
  • Shows;
  • Palestras.

YouTube, Facebook e Instagram bateram recordes de visualização. Há uma necessidade das pessoas se conectarem com outras aqui e agora. Assim, seu aplicativo pode aproveitar essa tendência para explorar e aumentar o engajamento do usuário.

Conteúdos interativos

Aqueles conteúdos interativos que permitem uma interação do público são capazes de criar um maior envolvimento das pessoas com a sua marca. Esses conteúdos podem despertar o interesse e envolver o usuário por um determinado período. Os mais utilizados são:

  • Infográficos;
  • E-books;
  • Questionários.

Conteúdo gerado pelo próprio usuário

As publicações dos usuários podem ser utilizadas para a criação de conteúdos para o marketing do seu aplicativo. É possível utilizar as experiências de clientes que deram certo como prova de que o seu produto ou serviço realmente funciona.

RankMyApp pode auxiliar você com estratégia de marketing

Se ainda restam dúvidas sobre estratégias de marketing para o seu app, fale com o RankMyApp, que entende tudo de App Store Optimization e Mídia de Performance.

Somos referência global em inteligência de marketing e gestão de mídia mobile first. Já são mais de 600 clientes em 17 países.

Nossa equipe é especialista em Mobile App Growth e possui conhecimento nas principais ferramentas, plataformas e lojas de aplicativos. De acordo com o seu objetivo, nossos especialistas fazem todo o acompanhamento de indicadores e desenvolvem estratégias com foco na entrega de resultados para o seu app!

Nossa equipe entrega um atendimento consultivo evisão 360º do seu aplicativo com análises completas, insights e otimizações por meio de implementações técnicas e produção de conteúdo.

Que tal agendar uma reunião com um de nossos especialistas e solicitar uma análise gratuita do seu app? Juntos, podemos fazer a sua empresa crescer!

Últimas postagens