Em maio recente, a empresa da maçã realizou mudanças em seu sistema de anúncios na App Store. O Apple Search Ads permitia exibir anúncios apenas no topo dos resultados de buscas, mas, com a atualização, está disponível também nas abas de ‘Sugestões’ e ‘Descubra’.
Com essa melhoria, a Apple pretende chamar a atenção dos usuários para os aplicativos impulsionados antes mesmo que eles realizassem buscas na App Store. A empresa enviou um comunicado aos desenvolvedores: “É uma maneira eficaz e simples de ajudar os usuários a descobrir os aplicativos”.
Quer saber mais sobre a mudança do Apple Search Ads? Então acompanhe o artigo do RankMyApp que explica essa novidade!
O que é o Search Ads?
O Search Ads para usuários do sistema iOS foi lançado em outubro de 2016 e está presente em 59 países, mas ainda não há uma data para a chegada dele no Brasil.
Com essa plataforma, empresas e desenvolvedores conseguem promover seus apps dentro da loja digital da Apple, obtendo mais visibilidade em meio à grande concorrência. A gigante tecnológica oferece um crédito inicial de US$ 100 para que o recurso seja testado.
Existem duas opções disponíveis: Apple Search Ads Basic e Apple Search Ads Advanced. Qual você escolher determinará quais ferramentas estão disponíveis para você, com o ASA Advanced oferecendo consideravelmente mais opções para refinar sua estratégia
Apple Search Ads Basic
O ASA Basic permite que você realize um orçamento de até US$ 10.000 ao mês por aplicativo e promova no máximo 50 apps. Essa ferramenta é produtiva para profissionais de marketing que queiram custos mais previsíveis e uma configuração simples.
O ASA Basic não exige que você defina refinamentos de público ou palavras-chave relevantes. A Apple mesmo combina seu anúncio com os próprios clientes potenciais.
Essa automatização foi projetada para combinar seus anúncios a usuários que sejam relevantes. Os resultados podem ser observados no painel de desempenho.
Apple Search Ads Advanced
O ASA Advanced expande as opções do Basic e oferece maior controle de seus recursos de segmentação. Neste recurso, os anunciantes selecionam suas palavras-chave, controlam quando os anúncios são mostrados aos usuários e utilizam a sua própria criatividade.
Há a exigência que o anunciante determine o público-alvo e as palavras-chave e estabeleça o gasto máximo por clique de acordo com seus KPIs.
O que mudou com essa atualização de maio?
Antes da mudança de maio de 2022, o Apple Search Ads funcionava através de lances feitos pelos marqueteiros para palavras-chaves específicas. Aquele que oferecesse o maior valor colocava seu anúncio na parte superior da página, com a palavra-chave destacada em azul.
Agora, em vez de dividi-las por palavras-chaves, as propagandas serão exibidas com base em dados coletados pela Apple. Porém, os usuários podem desativar os anúncios na App Store.
Qual a importância do Apple Search Ads?
Aparecer primeiro nas páginas da App Store é fundamental para que seu aplicativo esteja à frente dos seus concorrentes. Aliando esse recurso com a estratégia de App Store Optimization (ASO), o seu aplicativo terá muito mais visibilidade.
Atualmente, existem mais de 1,8 bilhão de dispositivos iOS ativos, o que resulta em uma concorrência feroz. É extremamente importante conectar-se aos usuários antes de seus rivais. E para isso, o Apple Search Ads é muito eficaz.
Para se ter uma ideia, 70% dos usuários da App Store usam a barra de pesquisa para encontrar um aplicativo e os anúncios no Search Ads têm conversão média de 50%.
Os primeiros resultados da atualização do Apple Search Ads
Alguns dias depois do lançamento da atualização, a Apple realizou uma apresentação apontando alguns resultados dessa mudança. Entre os diversos pontos destacados,um dos insights mais interessantes é que a maioria dos usuários opta por experiências sem propagandas direcionadas nos muitos aplicativos da empresa.
Segundo informações da Apple, 78% das pesquisas dentro da app no primeiro trimestre de 2022 foram de usuários que desativaram a opção de exibição de anúncios personalizados.
Porém, esse número não atrapalhou o desempenho das empresas anunciantes, que conseguiram valores semelhantes entre quem desativou a opção e quem a manteve.
Os anúncios na App Store tiveram taxa de conversão de 62,1% entre usuários que mantiveram os anúncios ativos. Entre os que desativaram, a taxa foi minimamente maior, 62,5%. É a primeira vez que a Apple compartilha dados de opção de privacidade.
A empresa explicou que os anunciantes poderiam ter um desempenho ainda melhor caso investissem nos usuários que desativaram as propagandas de outras formas, pois eles são muito mais numerosos que os que mantiveram.
Após a atualização o Search Ads permite que anunciantes criem propagandas baseadas em dados de usuários coletados pela Apple mesmo ou apenas em informações dos históricos de pesquisa. Essa opção não envolve dados pessoais.
Como o RankMyApp pode ajudar você?
Por mais que o Apple Search Ads não esteja disponível no Brasil ainda, quando estiver, quem aproveitá-lo primeiro terá vantagem em relação à concorrência.
Aqui no RankMyApp estaremos prontos para ajudá-lo quando finalmente essa ferramenta chegar ao país, mas já realizamos campanhas em países da América Latina. Portanto, se o seu app atua no mercado Latam, as estratégias no Search Ads já podem ser colocadas em prática!
RankMyApp é a primeira empresa brasileira 100% focada em inteligência e performance mobile. Desenvolvemos a nossa própria tecnologia e temos um time de especialistas em App Growth e Mobile Marketing.
São mais de 600 clientes em 17 países, atendendo grandes apps como Vivo, Itaú, Didi, Natura e Magazine Luiza! Hoje, somos referência global em inteligência de marketing e gestão de mídia mobile first.
Entre em contato conosco e marque uma reunião com nossa equipe!