As técnicas para alavancar o seu aplicativo estão sendo aprimoradas cada vez mais. Você realiza otimizações, análise de reviews e até campanhas pagas, mas, por algum motivo, as palavras-chave usadas não estão dando tantos resultados? Talvez seja a hora de investir nas long tail keywords.
Mesmo elaborando uma descrição completa e relevante do seu app nas stores, nem sempre o aplicativo é baixado por usuários qualificados. Quando isso acontece, é preciso repensar sua técnica ASO para, assim, facilitar a busca dos potenciais usuários. É então que deve-se considerar as palavras-chave de cauda longa.
Por que considerar as palavras-chave long tail
Um erro muito comum é achar que, quanto mais resumido e generalizada for a palavra usada para descrever, classificar e inserir título e subtítulo de um aplicativo, melhor. Isso não é verdade, pois até pode trazer um tráfego grande, porém de usuários não qualificados.
Aquele usuário que realizar o download de um aplicativo cuja descrição, ou o próprio nome, são muito abrangentes tem muito mais chances de desinstalar o app depois de um dia. São nessas descrições abrangentes que caímos na armadilha de usar palavras-chave head tail, as mais genéricas.
A expressão long tail se refere aquela palavra bastante específica, geralmente é quando o usuário faz uma pesquisa com uma frase maior nas lojas de aplicativos, pois sabe exatamente o que quer.
Uma boa estratégia ASO deve ter palavras cauda longa
Para um app estar bem posicionado nas stores, usufruir de palavras-chave durante uma app store optimization é fundamental. Isso porque simples keywords não são suficientes para chegar até tantos usuários que pesquisam usando tantos termos diferentes.
É justamente por conta disso que procurar por termos mais longos aumenta a capacidade dos dispositivos de busca oferecerem exatamente o que a pessoa pesquisa.
As vantagens da long tail keywords
Long tail keywords são importantes palavras-chave para app, pois por serem menos competitivas, facilitam o processo de rankeamento de um aplicativo nas lojas.
Além disso, por serem mais específicas, elas aumentam sua taxa de conversão, trazendo mais clientes que sabem que querem exatamente o seu produto. Para se ter uma ideia, na Google Play, as palavras cauda longa representam cerca de 70% das pesquisas feitas na loja.
Outra vantagem desses termos característicos é para quem está lançando um aplicativo novo. É muito mais difícil rankear utilizando palavras abrangentes quando um app está sendo lançado, então, usar uma long tail vai te dar vantagens nessa competição. Vamos dar um exemplo básico de busca:
O seu app entrega medicamentos para pets. Se alguém buscar a palavra “delivery”, que é um head tail, os principais resultados serão todos os melhores rankeados na loja, os que usam essa palavra na descrição.
No entanto, se for pesquisado “delivery medicamentos pet”, os resultados serão mais direcionados para o seu app e, consequentemente, a concorrência será menor e o usuário vai te achar com muito mais facilidade.
Ou seja, quem se destacar na busca serão os aplicativos que oferecem exatamente o que foi pesquisado, diminuindo o tráfego de pesquisa e aumentando o número de conversões.
Não desconsidere a head tail totalmente
O ideal é encontrar palavras-chave que sejam específicas e que tenham a ver com o aplicativo. Mas também é válido lembrar que as long tail keywords podem ser usadas em conjunto com head tail keywords (aquelas bem mais genéricas e abrangentes).
Ou seja, você deve investir nas palavras-chave mais concorridas também. Elas são importantes para ASO e para o crescimento do seu aplicativo nas lojas.
Quer saber mais sobre como otimizar seu app com long tail keywords por meio de App Store Optimization? O RankMyAPP oferece uma análise personalizada para o seu aplicativo. Tire suas dúvidas falando com nossos especialistas.