Quando o usuário entra em uma app store, o primeiro contato que ele tem com qualquer aplicativo é o ícone. Esse contato visual é importantíssimo e influencia muito o consumidor a baixar o app. Não à toa, o app icon merece muita atenção.
Pequenos detalhes fazem toda diferença na hora de desenvolver ícones; desde a qualidade da imagem, a criatividade com os elementos, a escolha de uma paleta de cores que orne com o resto do aplicativo e, principalmente, singularidade para se destacar da concorrência.
O mercado cresceu!
Na hora da definição do design do seu ícone, é preciso se atentar que o mercado de aplicativos está em crescente expansão, então, é essencial se destacar e ser diferente. Mas, isso não significa que a sua marca não possa se inspirar em outras para o processo de criação.
Criar uma identidade visual da marca é o primeiro passo para o desenvolvimento de ícones para aplicativos. Por exemplo, existem empresas que baseiam sua identidade visual em filmes antigos. Então, tudo que é trabalhado em vídeo, aplicativo, foto ou promoção, sempre terá essa referência.
Você não precisa escolher necessariamente um tema específico, mas, pelo menos, selecionar uma paleta de cores reduzida que faça sentido em todas as abas do seu app e, principalmente, no ícone em si.
Pesquisar faz parte da tarefa de desenvolver um ícone. Estudar o mercado e entender o que o consumidor precisa te dará margem para estar dentro dos parâmetros mas, ao mesmo tempo, ver o que os outros apps têm e, assim, fazer diferente.
Cada marca tem a sua necessidade. O Facebook, por exemplo, não possui um design trabalhado em seu ícone, apenas uma letra F com cor azul forte no fundo da imagem. Mesmo simples, todos sabem como é o ícone sem ao menos olhar.
Já o Waze, aplicativo de navegação e trânsito, desenvolveu um logo com um carro em um formato de balão de diálogo, com olhos e sorriso. Com outra proposta de design, o aplicativo, assim como o Facebook, também é lembrado pelas pessoas e tem sua identidade preservada.
Mesmo não existindo fórmula exata para a criação de um ícone, seguir algumas dicas podem ajudar. Os melhores ícones de aplicativos carregam consigo design, qualidade e criatividade. E essas três bases podem te ajudar a ter relevância na hora de posicionar seu app.
Como um ícone pode trabalhar com o ASO?
A otimização do ícone faz parte do App Store Optimization. Se bem trabalhado nas cores, design e singularidade, o aplicativo já tem pontos a frente dos outros e potencialmente terá maior destaque e visibilidade nas app stores.
Testes A/B
Os testes A/B têm o intuito de verificar qual é a melhor alternativa entre duas versões, no caso, o ícone do app. Esse teste é realizado por meio de uma taxa de conversão, que mede qual opção possui mais retorno.
Colocar um ícone ao lado do outro e comparar as suas variantes ajudará a ter uma melhor aprovação do público.
Para os ícones, é interessante testar alguns elementos específicos, como as cores do fundo, um ícone secundário menor como referência visual e teste letras e números na imagem, analisando se é funcional para o caso ou não.
As lojas são bastante visuais
O visual é muito importante para as app stores. Desde o manejamento dos aplicativos dentro da loja e a forma como eles são disponibilizados, até uma preocupação dos próprios apps em estarem em relevância sempre.
Além da evidência dentro das lojas, trabalhar em um bom ícone dará destaque ao consumidor no próprio celular. Ao desbloquear a tela, o usuário será induzido a reparar principalmente em ícones bem feitos.
O fator visual é um dos principais influenciadores para o sucesso de um aplicativo. Um ícone criativo, com um design bem feito e uma paleta de cores escolhidas a dedo são o pontapé inicial para conquistar novos usuários e ter mais visibilidade dentro das app stores.
Para otimizar melhor o seu aplicativo, desde ícone, reviews, descrição e o destaque que o app pode ter nas lojas, invista em marketing no seu aplicativo com o RankMyApp, que oferece uma avaliação especial para você!