Quando falamos de mobile, existem dois pontos-chave que precisam ser levados em conta, o tempo todo: evolução e inovação. No entanto, sem dados, highlights, tendências e atualizações ambos tornam-se imensuráveis e intangíveis. Para não ficarmos ultrapassados, todos os profissionais de mobile marketing precisam ter dados atualizados (e confiáveis) nas mãos.
Para isso, destacamos alguns insights retirados do MMA Mobile Report 2017 sobre o comportamento dos usuários mobile no Brasil. São algumas das principais tendências e oportunidades que o mobile pode oferecer, como também, perspectivas interessantes para qualquer estratégia de marketing.
Todos os anos, a pesquisa proporciona aos profissionais da área alguns questionamentos interessantes e que todos nós deveríamos levar em consideração, principalmente, na hora de desenvolvermos um plano mobile. Outro ponto interessante é que o relatório desmistifica mitos e clichês acerca do mobile marketing.
Vale a pena contextualizá-los antes de começarmos: participaram da pesquisa usuários de smartphone ou de tablet com acesso a internet, de ambos os sexos, na faixa etária de 14 a 55 anos, das classes A, B e C. Vamos lá?
5 insights do MMA Mobile Report 2017 para refletir sobre
1) Smartphone torna-se cada dia mais a extensão do self
É um consenso geral de que o smartphone é o first screen e, cada vez mais, torna-se o principal ponto de contato das pessoas com as marcas. Mas agora, temos evidências em números: 74% dos entrevistados selecionaram o celular como seu dispositivo móvel favorito.
E o número só aumenta com o passar dos anos: era 34% em 2015 e 66% no ano passado. Para as gerações mais novas, o mobile é parte do self, uma extensão da sua individualidade.
2) Mobile é indispensável para vidas das pessoas
E isso é uma tendência para todas as gerações. Todos somos mais mobile do que antes. Até os baby boomers se adaptaram e o tempo gasto por pessoas mais maduras (45 a 55 anos) no celular aumentou 48% em um ano!
Além disso, 83% afirmaram que o mobile é essencial no seu dia a dia! O mais interessante: são apenas seis pontos percentuais de diferença da geração Z (jovens de 14 a 24 anos). Ou seja, a ideia de que apenas jovens usam dispositivos móveis já é um mito.
3) Aumento do uso de apps funcionais e de informação
Com o aumento do tempo dentro do mundo mobile, é natural que as atividades realizadas via dispositivos aumentem. Antes, as pessoas usavam os apps essencialmente para a comunicação (talvez uma herança do celular) mas isso mudou e, hoje, as pessoas utilizam os devices para as mais variadas funções.
Por isso, o número médio de apps utilizados por dia aumentou – a média é de 8 a 9. E os tipos de uso diversificaram bastante. Para ter uma ideia, o uso de aplicativo para consumir informação subiu 7 pontos percentuais em um ano. Já os funcionais como GPS e finanças aumentaram, na média, 11 e 7 p.p, respectivamente.
4) A maioria deleta o app depois de atingir seus objetivos
A metade dos entrevistados (de todas as faixas etárias) removem o app depois de atingir os objetivos. Esse número foi maior entre pessoas de 25 a 34 anos: 60%. Outras estatísticas comportamentais curiosas: 83% fazem download de novos aplicativos, no entanto, 79% baixam apenas apps gratuitos.
Além disso, o mobile está presente na rotina cotidiana, mas os momentos de maior contato ainda são em casa, antes de dormir e na hora de acordar.
5) Anúncios no mobile são bem aceitos pelo usuário brasileiro
O grau de rejeição à publicidade no Brasil é baixo e, ao mesmo tempo, formatos mais visuais e menos invasivos são os mais aceitos por todas as gerações. Entre os mais jovens, as preferências estão nos banners mais lúdicos, em fotos, imagens de alta qualidade e vídeos.
Para alguns especialistas, isso significa que o usuário mobile está desenvolvendo uma consciência analítica e aprendendo a discernir o que é uma boa propaganda ou não.
Esses números podem guiar a sua estratégia de Mobile Marketing. Ainda não está satisfeito? Acompanhe nossos canais e fique por dentro das nossas novidades:
–Assine a nossa newsletter: disponível na parte lateral do nosso blog (onde você está agora);
–Acompanhe nossas redes sociais: curta nossa página no Facebook, no Twitter, Linkedin e Google+.
–Entre no nosso fórum de discussão: junte-se ao nosso grupo do Facebook Mobile Marketing Brasil. Lá você encontrará outras empresas com apps ou desenvolvedores para conhecer, além de notícias atualizadas sobre o mercado de mobile marketing.
O que acha de adicionar mais inteligência no marketing do seu app e conseguir resultados positivos em semanas? Receba agora uma análise personalizada do seu aplicativo pela equipe de especialistas em ASO e mídia paga para apps do RankMyApp.