Sim, esse é um papo que precisamos ter. Primeiro, porque a categoria de app ajudam os usuários a descobrir os aplicativos nas lojas. Segundo, porque os orienta a achar aqueles que melhor encaixam nos seus critérios – assim como na resolução dos problemas.
Por isso, as categorias de apps são peças chaves tanto dentro de uma estratégia de ASO quanto de marketing mobile, independente dos seus objetivos com o app.
As categorias de apps servem para organizá-los dentro das lojas. Dessa forma, fica mais fácil para os usuários filtrarem as buscas a partir da função do aplicativo. Escolher a categoria ideal para o seu aplicativo aumenta a visibilidade, atrai tráfego de qualidade e, consequentemente, o número de conversão.
É importante analisar bem qual a categoria do app e definir qual se encaixa melhor com o perfil do seu cliente ideal, com a proposta de valor do app e onde os seus principais concorrentes estão classificados.
E depois, claro, testar sempre outras categorias (Lembra que tudo dentro do Mobile Marketing é baseado em testes A/B?). Aqui neste conteúdo, você vai entender mais sobre:
- Como escolher as categorias corretas para os apps;
- O que não fazer na hora de escolher os apps;
- Como as categorias de app influenciam na atração de tráfego orgânico e de qualidade.
Como escolher uma categoria para o app?
Nem sempre é fácil escolher uma categoria para o seu app. Ainda mais quando existem tantas opções. No Google PlayStore existem 37 categorias, enquanto na Apple AppStore existem 27 categorias.
Mesmo que na Apple Store, você possa selecionar duas opções diferentes – uma primária e uma secundária – a primeira é a mais importante para a visibilidade do aplicativo na loja. A Apple deixa isso bem claro nos seus tutoriais.
Então, como escolher as melhores categorias para o seu app? Bom, vamos dizer que você tenha um aplicativo de compartilhamento de fotos em redes sociais. E agora? Melhor colocar como categoria principal Foto&Vídeo ou Redes Sociais na Apple Store? Entretenimento ou estilo de vida na Google Play?
Para decidir qual a melhor categoria para seu app, considere o seguinte:
- A proposta do seu aplicativo: A categoria principal deve ser a que melhor descreve as funções do seu app.
- Onde os usuários naturalmente buscam um app como o seu: Entender a sua audiência vai ajudar a identificar em qual categoria seus usuários ideais procurariam. Eles classificariam como rede social ou aplicativo de fotografia?
- Em quais categorias seus concorrentes escolherem para os seus apps: Pesquise como os apps similares estão categorizados – os usuários já estão acostumados a entrar nessas categorias para encontrar apps com propostas de valor parecidas com o seu.
Na Apple Store, a maior concentração de apps estão na categoria jogos. Nem por isso, você vai classificar seu aplicativo nesta seção. Tendo isso em vista, aqui fica uma dica do RankMyApp:
Não é recomendado incluir um aplicativo em uma categoria que tem relação nenhuma só porque é “popular”.
Tenha certeza de que a categoria selecionada ajuda a promover uma ótima experiência do usuário. Inclusive, escolher categorias que não são apropriadas para seu aplicativo, vai contra as Diretrizes da App Store.
Como a categoria do app influencia no tráfego orgânico?
Para aprender a escolher melhor a categoria do apps, é importante entender como que funciona os rankings dentro das abas. Os resultados de busca são ordenados por diversos fatores. Dentre eles estão:
- Número de downloads diários;
- Otimização da página;
- Atualização do app;
- Taxa de retenção de usuários.
E então? Ficou mais fácil entender porque tudo isso tem a ver com aquisição orgânica de usuários e ASO? Uma das métricas utilizadas no processo de ASO é justamente o ranking do app na categoria.
Afinal, a otimização da página – modificação e atualização constante de texto e recursos gráfico – é um dos fatores que interferem positivamente na visibilidade do app na categoria.
Como dissemos acima, escolher as categorias não é necessariamente algo muito simples de fazer (por mais que pareça). Ficou claro de que não é uma atividade isolada na conquista de downloads orgânicos qualificados? Faz parte de um conjunto de boas práticas dentro do mobile marketing para aumentar a visibilidade do apps nas lojas, nas quais o ASO é a peça-chave.
Atrair qualquer pessoa para a sua página é um grande desperdício de tempo e dinheiro. Não é nada interessante que alguém instale seu app por apenas um dia. Sem contar que a retenção do usuário é um critério para que o aplicativo fique bem posicionado dentro das lojas.
Esperamos que esse conteúdo tenha sido bem esclarecedor, como também tenha mostrado a importância da otimização da página do aplicativo nas lojas.
E se por acaso o ASO ainda não entrou no seu planejamento de Mobile Marketing, está na hora de rever seus conceitos!
Gostou de saber mais sobre como escolher a categoria de app ideal? Então, aproveite para entender melhor a relação entre as categorias de aplicativos e as necessidades dos usuários!