Quando a RankMyApp idealizou o Mobile Marketing Brasil, a intenção era promover um evento que discutisse as principais tendências dentro do Mobile Marketing.
Também trazer um pouco da experiência internacional em termos mobile growth, retargeting e utilização de deep linking para o mercado brasileiro.
A ideia era apontar nortes e apresentar dicas para os empreendedores aprimorarem os seus apps. Mostrar tendências e enriquecer o debate em termos de aquisição e retenção de usuários. Compartilhar informação, engajar a comunidade de profissionais da área e inspirar o ecossistema de startups.
E no final, o 2º Mobile Marketing Brasil cumpriu todas essas expectativas. Mas também foi além. Se você não esteve presente no dia, nem teve a oportunidade de assistir a transmissão ao vivo, não se preocupe.
Aqui nesse post e nos próximos iremos contar tudo o que aconteceu. Vamos começar pelo painel de Mobile Growth que levantou pontos interessantes sobre o tema e inspirou os profissionais da plateia a conquistarem resultados melhores.
Mais de 200 participantes estavam presentes quando o fundador da Gama Academy, Guilherme Junqueira, abriu o painel sobre Mobile Growth com os profissionais:
- Anderson Kenji, Business Analytics Manager da Movile;
- Allan Kajimoto, Co-founder do Kekanto;
- Wellington Tamaki, User Acquisition Consultant, Mobile Apps do Google;
- Juliana Assunção, Co-Founder, Product & Customer Development da RankMyApp.
E em se tratando de Growth, nada mais natural do que começar falando sobre métricas. E em se tratando de análise de dados, como não falar do Mobile App Analytics?
Todo bom profissional de Mobile Marketing sabe que o caminho mais curto entre a divulgação do app e a conquista dos resultados é acompanhar as métricas.
Acontece que muitos sentem dificuldades na hora de colocar esse princípio em prática. Claro que acompanhar métrica pode ser desanimador. Afinal, quem gosta de ver a queda da base instalada?
No entanto, um empresa que tira proveito dos dados e números, organiza as informações e transforma ideias em ações concretas – consegue chegar aonde quiser.
As métricas de Mobile App mensuram aquisição, envolvimento e resultados – como compras no app. Mas os painelistas ressaltaram a importância de desfocar de algumas métricas habituais (como custo de instalação) e redirecionar seus esforços para retenção do usuário desde Day01 até o Day30, por exemplo.
“Isso porque seu app pode ter o melhor custo de instalação possível. Mas se a pessoas instalarem simplesmente para ganhar um bônus e depois desinstalarem no dia seguinte, você jogou dinheiro fora”, Anderson Kenji, da Movile.
Claro que o App Store Optimization (ASO) não poderia ficar fora do debate.
Juliana ressaltou que o ASO é uma das estratégias mais rentáveis em termos de aquisição de usuário.
App Store Optimization (ASO) é um conjunto de boas práticas, assim como o SEO, para otimizar o aplicativo e melhorar seu posicionamento dentro das buscas nas app stores. Ou seja, fazer com que seu app seja encontrado na busca orgânica dos dispositivos.
No entanto, enquanto o SEO atua na definição de títulos e na meta descrição, o App Store Optimization (ASO) permite otimizar os elementos on-site (título, descrição e screenshots) e influencia outros elementos, como por exemplo, os ratings e reviews.
O ASO está ganhando mais adeptos a cada dia e figura como uma forma complementar da aquisição paga – mais ou menos na mesma linha das estratégias de marketing digital que aliam mídia paga (ads) e busca orgânica nos mecanismos (como o Google).
Mobile Growth: Dicas de quem entende do assunto
Confira ainda outras dicas dos painelistas:
- Aquisição paga de usuários é uma boa estratégia, se você tem em mãos um mecanismo de resposta direta;
- O App Store Optimization (ASO) é uma forma rentável de conseguir usuários organicamente através da otimização da página do app nas stores;
- Acompanhe as estratégias dos profissionais à frente dos apps de games tanto em termos de mídia quanto de análise de dados;
- Leia os reviews e interaja com simpatia com seus usuários;
- Se você pretende ganhar dinheiro com ads, acostume seu usuário desde o começo. Depois é difícil virar a chave;
- Teste sempre as mudanças que você faz no seu app;
- Revise sempre a estratégia de push. Talvez as maiores taxas de abertura estejam naqueles que enviam ofertas para seus usuários e não apenas notificações.
Esse foi um resumo do que foi levantado e discutido no Painel de Mobile Growth da 2º Mobile Marketing Brasil! Acompanhe aqui no blog da Rank outros conteúdos sobre o evento.
E então, tem algum comentário sobre o assunto? Aproveite e deixe sua opinião!