Se você está pensando em investir no universo mobile, o aplicativo de mobilidade urbana pode ser uma ótima alternativa para trazer soluções inovadoras para as necessidades dos usuários, seja para se deslocar de um ponto a outro ou transportar algum item.
Pensando nisso, o RankMyAPP trouxe um guia completo com as principais tendências e insights desse segmento, além dos modelos mais relevantes de aplicativo de mobilidade para você investir. Confira!
Por que investir em um app de mobilidade urbana?
O aplicativo de mobilidade urbana ganha cada vez mais destaque nas stores. Dados do RankMyAPP apontam que esse tipo de aplicação móvel esteve entre os mais baixados em 2020.
A pandemia trouxe um aumento significativo nesta categoria, já que criou a necessidade de optar por outros meios de transporte para atividades de trabalho e lazer, a fim de evitar grande aglomeração de pessoas.
O estudo de fonte de aquisição de apps mostra que o canal de acesso e os downloads desse tipo de app ocorrem por meio da busca orgânica. Isso comprova que o aplicativo de mobilidade urbana consegue atender às necessidades dos usuários nas stores.
Quais são os aplicativos de mobilidade urbana?
Existem alguns tipos de app de mobilidade urbana para atender as mais variadas necessidades dos usuários, desde os que oferecem um meio de transporte até os que o guiam para um determinado destino. Conheça quais são eles abaixo.
1. Aplicativos de transporte
Os apps de transporte urbano fazem parte da categoria de mobilidade. Com eles, o passageiro pode se deslocar de um local a outro sem depender exclusivamente de táxi ou transporte público.
Além dos modelos pioneiros de app neste segmento, como o 99, por exemplo, existe uma série de vertentes a serem exploradas, como o transporte regional, meios exclusivos para mulheres ou crianças, etc.
2. Aplicativos de entrega
Engana-se quem acredita que os aplicativos de entrega não se encaixam na categoria de mobilidade urbana. Afinal, para os itens chegarem aos usuários, os entregadores devem se deslocar de um destino a outro.
Além dos aplicativos de delivery, como o iFood, os de entrega de produtos ou documentos, como o Loggi, se encaixam nesta categoria.
3. Aplicativo de itinerário de ônibus
Os aplicativos de itinerário de ônibus são um dos exemplos de mobilidade urbana. Neles, o usuário pode acompanhar a previsão de chegada do ônibus até o terminal de embarque em tempo real.
Existem diversos modelos atuando no mercado, porém, a maioria ainda não consegue prever com exatidão o itinerário, calculando o tempo de espera do usuário sempre com uma taxa média de três minutos para mais ou para menos. Esse é um exemplo de aplicativo de transporte urbano que pode ser bem explorado em um âmbito regional
4. Aplicativos de carona
Por oferecerem uma opção um pouco mais privativa e, muitas vezes, mais econômica que o transporte coletivo, os apps de carona fazem sucesso nas apps stores.
Além das versões mais utilizadas atualmente, é possível investir na segmentação dessa categoria, criando um app para oferecer carona apenas para mulheres, por exemplo.
5. Apps de navegação
Um dos modelos de mobilidade urbana mais utilizados no mundo são os apps de navegação. Afinal, com eles, é possível ir aos mais variados destinos, sem o conhecimento prévio da rota. Isso revolucionou a forma como nos locomovemos de um local a outro.
Esse tipo de app também oferece outras vantagens ao usuário, como cálculo do tempo de viagem e valores de pedágios a serem pagos em um trajeto. Uma forma de rentabilizar esse aplicativo é por meio dos anúncios, que podem ser mostrados aos usuários para gerar receita.
Dicas para criar seu aplicativo de mobilidade urbana
Agora que você já conhece os principais modelos de apps de mobilidade, confira algumas dicas para criar uma aplicação móvel de destaque nesse segmento.
1. Inove no segmento
Uma boa dica para criar um aplicativo de mobilidade urbana de destaque é inovar na forma de oferecer o serviço ao usuário. Por isso, faça uma boa pesquisa de benchmarking para compreender quais são os métodos já utilizados, quais são as necessidades do mercado e como seu aplicativo pode supri-las.
2. Ofereça uma boa experiência
Para fidelizar seus usuários, o ideal é oferecer uma experiência de navegação intuitiva e fácil de utilizar, de modo que, com alguns passos simples nos aplicativos de transporte urbano, o usuário já consiga ter as necessidades atendidas.
3. Invista na geolocalização
O recurso de geolocalização é fundamental para os aplicativos de mobilidade urbana. Por isso, não deixe de inserir esse recurso na aplicação, aprimorando-o constantemente para oferecer o máximo de precisão ao usuário.
Destaque seu aplicativo nas stores
Após criar seu aplicativo, é indispensável otimizá-lo nas apps stores. Para isso, você pode contar com especialistas em ASO, que atuarão com estratégias específicas para seu app ter maior rentabilidade e visibilidade.
O RankMyAPP é referência global em inteligência mobile e aquisição para aplicações móveis. Agende uma reunião com nossos especialistas para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e ter um aplicativo de sucesso.