Como o SDK ajuda no desenvolvimento e atualização de apps?

O SDK, sigla para software development kit ou kit de desenvolvimento de software, é um conjunto de ferramentas de desenvolvimento feitas para auxiliar os desenvolvedores na construção de aplicações.

Essa definição é bem ampla, pois há o uso recorrente do software development kit em dois contextos. O primeiro, comentado acima, é a criação de um aplicativo para um sistema operacional, como o iOS.

Já o segundo uso é mais focado na elaboração de recursos específicos, como o SDK de plataformas de atribuição, projetado para utilizá-las e aprofundar a vinculação e a atribuição. Os melhores SDKs fornecem uma extensa documentação de implementação, que permite aos desenvolvedores realizá-la o mais rápido possível.

Principais perguntas e respostas de como usar SDKs

Agora que você já sabe o que é SDK, vamos esclarecer as principais dúvidas de desenvolvedores e gerentes de app sobre o uso de SDK. Confira!

1.Quais são exemplos de SDK?

Um SDK funciona como uma biblioteca de códigos. No pacote, é possível encontrar exemplos de codificação, observações técnicas, depuradores e compiladores. Ele pode conter, inclusive, APIs. A ideia é que esses dados sejam úteis para desenvolvedores manipulando arquivos na criação de aplicações e roadmaps.

Entre os exemplos comuns de SDKs, vale mencionar o login via Facebook em diversos sites e plataformas, por exemplo. Outro bem conhecido é o Mobile Ads ou Doubleclick, oferecido pelo Google para criação de anúncios de forma mais rápida.

2.Compensa utilizar um SDK no meu app?

A resposta é sim! É claro que isso vai depender do nível de alterações e da urgência para executar modificações no aplicativo, mas um SDK é uma forma de otimizar esse processo. Assim, ele traz soluções mais rápidas, com custo e envolvimento de equipe menores.

3.Todas as plataformas contam com esse recurso?

Não necessariamente. No entanto, em algumas plataformas como o Android e iOS, codar sem o guia do SDK fica muito mais difícil. Além disso, em cada nova atualização da loja, o Android SDK e iOS acompanham as mudanças. Sem ele, essas alterações precisam ser feitas manualmente.

Os SDKs geralmente são disponibilizados para encorajar o desenvolvimento dentro de determinada plataforma, pois eles simplificam o processo. O devkit das stores oferece ferramentas para a elaboração do app, emuladores, exemplos de código-fonte e bibliotecas.

sdk

4.Os SDKs são utilizados além do desenvolvimento?

Os SDKs podem funcionar como códigos dessas plataformas, implementados no código do app, para você acompanhar métricas de usabilidade e qualidade do app em tempo real e identificar potenciais bugs e melhorias.

5.Como funciona o trackeamento por SDK?

Primeiramente, saiba que é normal as taxas de falhas serem diferentes entre diversos  recursos de tracking, como Firebase, Crashlytics, SDKs de terceiros e Android Vitals. Isso porque algumas dessas ferramentas, como o Android Vitals, não são feitas com base em SDKs.

Nesses casos, é utilizada uma plataforma para capturar e reportar problemas de estabilidade do app. Isso quer dizer que, na prática, o Android Vitals capta eventos imperceptíveis por SDKs, como falhas no lançamento do app, que acontecem antes que qualquer ativação de SDK.

Também é importante saber que os dados mostrados no Android Vitals se referem somente aos apps distribuídos via Google Play, enquanto SDKs estão disponíveis em apps instalados por outras fontes não suportadas pelo Google Play.

6.Qual é a diferença entre SDK e API?

Há quem confunda SDKs com APIs. Uma API é a interface responsável pela comunicação entre dois softwares, enquanto o SDK é o próprio software com um conjunto de recursos.

Embora ambos forneçam funcionalidades extras aos aplicativos, o SDK é uma integração mais simples e tem menor custo, já que a API exige maior envolvimento da equipe técnica.

Isso ocorre porque o SDK oferece soluções pré-definidas, enquanto as APIs são mais personalizáveis. Como consequência, os devkits(SDKs) trazem mais suporte e instruções, o que não acontece frequentemente em APIs.

Tudo sobre o universo mobile com o RankMyAPP!

Referência global em inteligência de marketing e aquisição para mobile apps, o RankMyAPP é uma solução corporativa, cuja comunidade reúne devs, gerentes de app, curiosos no mercado mobile e mais.

Assine nossa newsletter para se manter atualizado sobre novidades do setor, atualizações e as melhores dicas de otimização e aquisição qualificada de usuários. Entre os produtos do RankMyAPP, estão: Inteligência Mobile, Performance Mobile e Inteligência de Reviews. Saiba mais!

Últimas postagens