Pessoas discutindo sobre design sprint 2.0.

Como aplicar Design Sprint 2.0 no desenvolvimento de app

O conceito de Design Sprint 2.0 é uma metodologia ágil utilizada na hora de prototipar um produto, seja ele digital ou físico. No caso de um aplicativo, essa elaboração pode envolver designers, desenvolvedores e profissionais de comunicação.

A ideia principal dessa metodologia de projeto no contexto mobile é tornar o desenvolvimento de um aplicativo mais rápido e flexível. Assim, comparado ao Design 1.0, a nova versão pretende um protótipo em 4 dias, um dia a menos que no método tradicional. Vamos entender como criar um app de forma mais fácil?

Passo a passo do Design 2.0

As etapas de elaboração conforme o Design Sprint 2.0, também conhecido por Aj&Smart Sprint em homenagem ao nome dos seus criadores, são guiadas por cada um dos dias de execução do projeto. Sendo assim:

Dia 1

O foco é mapear os problemas e definir a área de atuação do projeto. Para isso, deve-se apresentar diferentes soluções para o problema que será definido como foco.

Dia 2

Agora, com as soluções em mãos, é hora do time votar pela mais efetiva e aplicável de acordo com os recursos disponíveis. A segunda etapa é criar um storyboard como um rascunho do caminho a ser percorrido até a solução. Assim, considerar o wireframe pode ajudar.

Dia 3

É o momento de colocar a mão na massa! Com as ideias definidas, o time responsável pelo desenvolvimento deve fornecer um protótipo de aplicativo a partir de um design interativo.

Dia 4

Tudo pronto? É hora de angariar feedback da experiência do usuário. Nós, do RankMyAPP, sempre falamos da importância de ouvir avaliações e reviews dos usuários. Afinal, ali existe uma fonte de aprendizagem e aprimoramento que impacta na visibilidade na store e nas taxas de conversão e retenção do app.

Após essa etapa, é esperado que as percepções dos usuários sobre esse protótipo semelhante ao produto digital final sirva de guia para o time investir recursos e esforços. Vale destacar que estudar a jornada do usuário é algo que pode ser feito nessa etapa e também após o lançamento.

Ferramentas aliadas do Design Sprint 2.0

O Design Sprint surgiu de um conceito ainda maior, o Design Thinking. A ideia de entender, idear e prototipar vem daí. Por isso, muitas ferramentas utilizadas em Design Thinking podem ser aplicadas no Design Sprint 2.0. Conheça algumas delas abaixo:

Brainstorming

A “tempestade de ideias” acontece no dia 1, durante o mapeamento de problemas e soluções. Todos devem participar e é importante ter referências que destravem a criatividade.

Mapas mentais

O mapa mental é uma representação visual do caminho até a solução criada no dia 2. Ele deve ser claro, intuitivo e objetivo. Aproveite para utilizar recursos como imagens, desenhos e cores, tanto de forma manual quanto com ferramentas online.

Mapa da empatia

Outro mapa muito utilizado na abordagem de metodologia ágil é o mapa da empatia. Esse guia é fundamental para utilização no dia 3. Afinal, colocar-se no lugar do outro ao prototipar um produto pode trazer resultados mais vantajosos. Você sabe quem é o usuário, quais são as dores dele e o que ele espera do aplicativo?

Cocriação

Criar times interdisciplinares e envolver o cliente na prototipagem de um produto acelera etapas, uma vez que diversos olhares e necessidades são contemplados durante todo o processo de desenvolvimento.

Sempre pense na otimização do app

No desenvolvimento de um app do zero ou mesmo na projeção de atualizações, nunca se deve perder de vista as otimizações e boas práticas de UI e UX. Nesse caso, título, descrição, categoria, ícone e imagens são exemplos de fatores que devem ser estudados em uma segunda etapa de pós-produção do protótipo.

No e-book “Elementos de otimização na PlayStore e AppStore” produzido pelo RankMyAPP, você pode conferir mais detalhes de boas práticas.

Como medir a satisfação do usuário com o aplicativo?

Como medir a satisfação do usuário com o aplicativo para validar o design sprint 2.0

Depois de o app estar rodando, uma das formas de medir a satisfação do usuário é a análise de sentimentos, ratings e reviews. Por isso, contar com uma equipe especializada em mobile marketing é fundamental para decolar o aplicativo nas stores. Fique por dentro de todos esses temas assinando a nossa newsletter!

O RankMyAPP é referência global no setor de aplicativos e trabalha com diferentes frentes, desde a otimização para visibilidade orgânica até um serviço premium de atendimento ao cliente.

Últimas postagens