Pessoas trabalhando na prototipação do design de interface de aplicativos

Design de interface de aplicativos: por que é fundamental investir?

O conceito de design de interface de aplicativos abrange a estrutura visual do aplicativo. Assim, é composto pelos ícones utilizados, a cartela de cores, as fontes textuais e como essas informações se estruturam no layout.

O design de aplicativo é importante por alguns motivos. Vale destaque o fato de que ela fornece a primeira impressão do usuário sobre o app, portanto, deve reforçar a identidade da marca. Pelo mesmo motivo, deve ser simples e intuitiva, evitando que o primeiro contato do usuário seja movido pela frustração.

Por onde começar: como fazer o layout de um aplicativo?

Se você deseja que seu app se destaque nas stores, confira o checklist abaixo e veja se está fazendo tudo certo no layout do aplicativo.

1.Regra dos três cliques

Não dificulte a navegabilidade do aplicativo. Pense que, para toda ação que o usuário desejar efetuar, ela deve ser feita em, no máximo, três cliques.

2.Seções

Para que a regra acima seja eficiente, o layout do app deve ser construído conforme seções. Assim, você hierarquiza as informações.

3. Ícones

Fique atento quanto a distorções de imagens. Neste ponto, considere o tamanho e a resolução de imagem do ícone e siga a proporção de 11 x 11 pixels como padrão.

4. Botões

Forneça destaque dos botões por meio de contraste de cores e tons. O visual faz toda a diferença para uma navegação clara e rápida. Prefira trabalhar na paleta de cores da marca.

5.Tipografia

Crie soluções de tipografia para que o usuário não precise dar zoom na tela na hora de ler qualquer conteúdo inserido, principalmente as seções do menu.

6.Caixa de busca

A caixa de busca é um excelente recurso para o usuário encontrar o que ele precisa rapidamente, portanto, você deve sempre incluí-la no seu layout. Favorecer uma boa experiência do usuário auxilia nas taxas de retenção do aplicativo.

7.Imagens

Imagens muito pesadas acabam demorando para carregar e consumindo muitos dados, assim como seu uso excessivo. Por isso, procure ser objetivo quanto à representação visual e utilize imagens assertivas. Para clientes de e-commerce, lembre-se de fornecer fotos suficientes sobre o produto, priorizando a resolução adequada para o mobile e que garanta veracidade dos detalhes do item.

Interface de aplicativos X interface de programação de aplicações

Pessoa trabalhando com um tablet na criação de interface de aplicativos

Vale destacar um pequeno esclarecimento sobre os termos “interface de aplicativos” e “interface de programação de aplicações”. O primeiro exemplo refere-se à usabilidade de um aplicativo móvel e ao universo de UI (User Interface) e UX Design (User Experience), que abarcam o desenvolvimento dessa estrutura.

Já a Interface de Programação de Aplicações, conhecida por API, se refere a padrões preestabelecidos para a rotina de um software se integrar com aplicativos que utilizarão apenas parte das funcionalidades do software.

Projetando para Android e iOS: quais as diferenças?

Nós já falamos sobre as diferenças entre Android vs iOS no que tange às principais categorias, participação no mercado brasileiro, aquisição de usuários, ratings e reviews. O mesmo ponto deve ser considerado ao pensar na interface do aplicativo.

Para cada uma das plataformas, o aplicativo deve cumprir alguns critérios e enfrenta diferentes níveis de aprovação. Por exemplo, o Android oferece uma plataforma de teste em que é possível criar views e interfaces customizadas, mas existem poucos modelos já testados e aprovados pelos usuários.

Enquanto isso, a Apple fornece diversos recursos de design, como Sketch e programas da Adobe, além de componentes, cores e estilos que auxiliam na hora de projetar o aplicativo. Assim, é possível optar por algum modelo preestabelecido ou criar do zero.

Falando em retenção e conversão

A interface de aplicativos está diretamente ligada à taxa de retenção de usuários e à taxa de conversão. Uma das melhores recomendações nesse sentido é fazer constantes atualizações do app focadas em corrigir bugs e falhas ANRs, além de outras métricas de qualidade.

Também é fundamental focar em elementos personalizados para o usuário, identificando quais são as features, os benefícios e os argumentos que apresentam melhor performance de conversão. Neste ponto, a interface de aplicativo é fundamental.

A interface do aplicativo pode ser um recurso chamativo já na store. É possível utilizar frames por meio do app preview na App Store apresentando recursos, funcionalidades e interface.

Entenda melhor sobre conversão de usuários no nosso webinar sobre o assunto!

Saiba mais sobre mercado mobile com o RankMyAPP!

O RankMyAPP é especialista em mercado mobile no Brasil, além de atuação na América Latina. Trabalhamos com aplicativos de diferentes segmentos, proporcionando estratégias mais assertivas de aumento de visibilidade por meio do crescimento orgânico, campanhas pagas e análise de reviews.

Saiba mais sobre o setor assinando a nossa newsletter. Fique por dentro das novidades de mercado e tendências.

Últimas postagens