De acordo com dados coletados em uma pesquisa comportamental dos usuários de smartphone, é muito provável que você tenha instalado, ao menos, um app de compras nos últimos meses.
Intitulado Tendências de compras por app, realizado pelo RankMyAPP e a OpinionBox, o estudo aponta que 85% dos adultos que possuem smartphone realizam compras por app. Dessa porcentagem, 57% fazem suas aquisições via aplicativo mensalmente. Então, ao que se deve esses números tão expressivos?
Apps de compras estão sendo mais utilizados
O isolamento social, causado pelo novo coronavírus, fez com que muitas pessoas recorressem a app de compras de mercado e delivery, para evitar aglomerações e, ainda assim, manter suas necessidades básicas. Essa pode ter sido uma grande influência para a utilização de demais aplicativos m-commerce.
Dados do estudo Impacto no Setor de E-commerce Após a Crise, realizado pelo RankMyAPP, apontam que as palavras “compra on-line” e “loja virtual” tiveram pico de buscas em 16 de março de 2020, quando se iniciou o isolamento social. Nesse período, o download de apps de e-commerce teve um aumento de 11% em relação ao mês de fevereiro.
Quanto ao número de conversões, março de 2020 apresentou uma média de 26%. Essa análise mudou a projeção da expectativa de receita dos apps de compras, em que se espera que o faturamento de e-commerce no Brasil ultrapasse os R$ 100 bilhões até o final deste ano.
Navegadores on-line estão sendo deixados de lado
Outro fator importante a ser levado em consideração é a facilidade oferecida por aplicativo de compras. Em poucos toques, é possível encontrar diversas sugestões de produtos e adquiri-los.
Além disso, não há a necessidade de acessar um site, esperar alguns segundos para cada página carregar e, assim, realizar a compra. O app de compras otimiza o tempo do cliente que deseja comprar virtualmente, carregando as informações rapidamente e permitindo que tudo seja feito pela tela do smartphone.
A prova disso são os 77% dos usuários de smartphones que usam aplicativo de compra contra os 23% que preferem fazer suas aquisições por meio de navegadores de celular, apontados na pesquisa.
Itens comprados pelos apps
Apesar de os aplicativos de mercado e delivery terem sido — e continuarem sendo — muito utilizados durante os meses de pandemia, esses não são os produtos que mais são adquiridos pelos usuários de smartphone.
App de compras de roupas e acessórios lideram a lista. Os demais aplicativos são aqueles que vendem eletrodomésticos e eletroportáteis, alimentos e refeição, cosmético de saúde e beleza, livros e utensílios domésticos.
Índice de satisfação dos clientes
O índice de satisfação dos clientes de app de compras é relativamente alto: 48% dos entrevistados se dizem muito satisfeitos, enquanto apenas 3% alegam estarem muito insatisfeitos com alguma experiência de aquisição por m-commerce.
Fatores que levam as pessoas a utilizarem apps de compras
Mesmo com todas as facilidades oferecidas pelos apps de compras, mencionadas anteriormente, é necessário se atentar aos demais pontos no aplicativo, para que o público se sinta estimulado a utilizar o m-commerce. Os três principais são:
- Agilidade;
- Simplicidade,
- Dados de pagamentos salvos no aplicativo para compras.
Quando o aplicativo oferece agilidade, ele aumenta as chances de uma boa primeira impressão entre aqueles que estão realizando aquisições por m-commerce pela primeira vez. Esse fator pode ser crucial para que o usuário siga utilizando app para compras.
Somada a isso, está a simplicidade das funções. Um aplicativo com interface intuitiva faz toda a diferença no momento da compra, além de provar para o usuário a principal vantagem do app de compras.
Junto a isso, está a possibilidade de salvar as informações necessárias para o pagamento com segurança. Essa simples função pode tornar o processo de aquisição ainda mais prático.
Saiba as novidades e as tendências do mundo mobile
Outra forma de ter um app de compras atrativo para o seu público-alvo é mantendo-se informado sobre as novidades do universo mobile, além do comportamento dos usuários. Para que você não perca nenhuma atualização do segmento, assine nossa newsletter.


