Downloads de apps de notícia aumentam em 68% em março

Fica cada vez mais claro que os smartphones assumiram um papel que vai muito além de realizar ligações e enviar mensagens, não é? Além de simplificarem algumas tarefas do dia a dia, como pedir o almoço e conferir o extrato bancário, os celulares ajudam a nos manter informados, com os apps de notícia.

Por estarem sempre por perto, os celulares ganharam destaque na informação. Uma prova disso são os dados coletados na análise Apps de Notícias, realizada pelo RankMyAPP. Nela, foi constatado que houve um aumento considerável de instalações de aplicativos de notícias no início de 2020 — começo da pandemia.

Março teve pico de instalações

Com o surgimento do novo coronavírus, ainda na China, muitas pessoas se mantiveram alerta sobre a nova doença, responsável por milhares de mortes dentro de um intervalo curto de tempo. Conforme a COVID-19 atingiu outros países, a preocupação da população só aumentou.

Com isso, o consumo de notícias passou a ser ainda maior, com a esperança de que cada vez mais pessoas pudessem se prevenir e entender melhor o vírus. Um dos meios mais utilizados pelas pessoas para se manterem informadas foram os aplicativos de notícias grátis.

De acordo com os dados levantados pelo RankMyAPP no report, março foi o mês que teve um pico de instalações de aplicativos de notícias. O aumento apontado entre as quatro semanas do período foi de 68%. A análise foi feita semanalmente, e constatou que:

  • O aumento do número de downloads dos apps de notícia teve início na segunda semana de março (02/03 a 08/03);
  • Na terceira semana (09/03 a 15/03), o aumento constatado de downloads foi de 24%;
  • Entre a terceira e quarta semana, o aumento de instalações foi de 35% (09/03 a 22/03),
  • A quarta semana (16/03 a 22/03) foi o período em que houve um pico de instalações de aplicativo de notícias.

O mês de março também foi marcado pelo pico de instalações de aplicativos de saúde, de acordo com a análise Impacto do Coronavírus em Apps de Saúde, realizada pelo RankmyAPP, em parceria com a Cinnecta.

O report aponta que houve um aumento de 27% nas instalações dos aplicativos de saúde e farmácia. Inclusive, o fato aconteceu pouco tempo depois do anúncio do Ministério da Saúde sobre a necessidade de realizar o isolamento social.

O RankMyAPP preparou um conteúdo exclusivo com os dados mais expressivos do estudo. Para conferir a análise completa do aumento de download dos aplicativos de farmácia e saúde, basta clicar aqui.

Fevereiro apresentou queda de instalações

Apesar de toda a situação causada pelo novo coronavírus e a preocupação da população sobre o avanço do vírus tanto no Brasil, quanto no mundo, houve uma queda nas instalações de apps de notícia em fevereiro.

Comparado com janeiro, o segundo mês do ano sofreu uma queda de 10% nos downloads de aplicativos deste segmento. Acredita-se que isso aconteceu por conta do feriado de Carnaval, em que é comum que o interesse por aplicativos de notícia seja menor.

Outro ponto a ser considerado é que, no início de fevereiro, não haviam casos confirmados de COVID-19 no país, bem como não tinha sido instaurado o isolamento social, já que o primeiro registro do vírus no Brasil foi em 26/02.

Acompanhe nossos estudos

Para te possibilitar compreender melhor o atual cenário do universo mobile, o RankMyAPP realiza uma série de análises e estudos. Por isso, se você quer manter-se informado sobre os principais segmentos, assim como os apps de notícia, confira nossos reports, clicando aqui.

Para receber tudo em primeira mão, assine a nossa newsletter. Receba novas publicações de nosso blog e anúncios de eventos, assim como estudos e análises recentes, diretamente no seu e-mail. Mantenha-se informado com o RankMyAPP!

Últimas postagens