O conceito de market share está associado ao mercado, além dos limites do mobile. Na prática, trata-se de uma porcentagem que determina a relevância do seu negócio frente à concorrência.
Para isso, alguns fatores são considerados, como a adesão do público à marca, o valor de mercado da empresa, o volume de vendas e, no caso mobile, o número de usuários.
Exemplos de market share no mercado mobile
Para compreender melhor o conceito, imagine o cenário do streaming no Brasil. O crescimento do setor é acompanhado também do acirramento da competitividade em torno da participação de mercado.
No país, já estão disponíveis os serviços de: Netflix, YouTube Premium, Amazon Prime Video, Disney+, HBO GO, Telecine Play, Globoplay e alguns menores, como o À La Carte, do cinema Belas Artes, e o brasileiro Looke.
Para garantir clientes e usuários ativos, cada plataforma precisa oferecer recursos que sejam mais interessantes que os da outra. Afinal, uma mesma pessoa consegue assistir somente a uma tela por vez, ainda que assine mais de um serviço.
Outro exemplo é o mercado de aplicativos de finanças e investimentos no Brasil. O país é o terceiro do mundo com mais acessos a aplicativos financeiros. De acordo com dados coletados pela inteligência do RankMyAPP, os apps de investimento representam uma fatia de 21% de todos os downloads efetuados de apps de finanças em 2020 (de 1º de janeiro a 31 de março).
Com o lançamento do Pix, o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), as fintechs lideram o ranking das instituições financeiras com maior número de cadastros, conforme dados divulgados pelo próprio BC.
Na prática, isso quer dizer que os usuários estão fornecendo seus dados principais, como CPF, telefone e e-mail, para essas empresas, que podem conquistar um market share ainda maior de transações bancárias, uma vez que possuem os dados mais fáceis de decorar, e o usuário tende a usá-los com mais frequência.
Fatores para ficar de olho e manter a competitividade
Agora que você já sabe o que é market share, é fundamental ficar atento ao desempenho do seu aplicativo, como o público se comporta dentro dele e como conquistar novos usuários. Abaixo, confira os principais pontos de atenção.
1.Entenda bem seu público
Vamos tomar como exemplo de público os usuários que fazem compras por app no Brasil, conforme o relatório Tendências de compras por app no Brasil produzido pelo RankMyAPP.
Aplicativos de e-commerce possuem alta concorrência nas stores. No entanto, o estudo indica que há ainda um mercado de usuários a serem conquistados. Entre a porcentagem de adultos que possuem smartphone, 85% realizam compras on-line.
Destes, 21% nunca realizaram compras por apps. Entre os motivos, 52% destacaram a falta de cartão de crédito para finalizar a compra, 33% não possuem confiança, 10% não consideram prático e 5% compram pouco pela internet.
Diante disso, estrategistas de apps de e-commerce devem elaborar planos de ação de como aumentar o market share em busca desse público. O exemplo serve como insight da importância de conhecer o público do seu segmento.
2.Analise a taxa de retenção
A taxa de retenção compõe uma etapa fundamental do funil de mobile marketing. Por meio desse dado, é possível analisar o comportamento da sua audiência e a jornada do usuário.
Assim, conforme o funil, a retenção é seguida por receita e recomendação. Nesse ponto, ela se mostra como diferencial de o que é market share de uma empresa e como ampliá-lo, com foco na rentabilização ou em um maior número de usuários.
3.Incentive o engajamento
O engajamento pode ser entendido como a frequência e a maneira como o usuário utiliza seu app. Uma das vantagens do mobile é o contato mais próximo com o usuário. Aproveite para estreitar seu relacionamento!
Neste conteúdo, você encontra algumas técnicas para mandar push notifications, que são um dos passos para incentivar o uso.
4.Otimize descrições nas stores
Procure sempre demonstrar as funcionalidades que seu aplicativo possui na descrição nas stores. Com isso, o usuário pode se interessar mais pelo seu app que pelo do concorrente.
Uma forma inteligente de fazer isso é recorrer a estratégias de ASO (App Store Optimization) utilizando keywords otimizadas para aumento da visibilidade orgânica. Desta forma, você atrai usuários mais qualificados, o que impacta nas demais métricas apresentadas acima.
Novidades, dicas e tendências do mercado mobile
O RankMyAPP é a primeira empresa brasileira 100% focada em inteligência e performance mobile, e, segundo a Business of Apps, listada entre as três principais empresas de ASO do mundo.
Não perca a oportunidade de acompanhar as novidades do setor com quem entende. Por meio da nossa newsletter, você fica informado e recebe dicas importantes para destacar seu aplicativo. Assine!