Atualmente, os usuários de smartphones contam com uma infinidade de aplicativos para diferentes serviços. Com isso, não basta ter uma boa ideia e diferenciais na sua aplicação móvel, é preciso saber como elevar o app dentro das stores e fazer com que, assim, ele tenha maior visibilidade.
Mas como fazer isso, considerando que as duas maiores stores contam com — literalmente — milhões de apps cada uma? Para te ajudar, o RankMyAPP separou algumas estratégias que contribuem na otimização de aplicativo. Continue a leitura e confira quais são!
Analise o comportamento de busca dos usuários
Analisar o comportamento de busca dos usuários em determinados segmentos é fundamental. Isso porque, com essas informações, você poderá ter opções de algumas palavras-chave para o título e a descrição de seu aplicativo na store.
Para isso, vale levar em consideração as frases (ou palavras) utilizadas nas buscas de aplicativos do mesmo segmento que o seu, assim como os locais em que essas pesquisas são feitas: direto nas stores? Em buscadores?
Mapeie os termos utilizados pelos concorrentes
Veja quais são as palavras-chave utilizadas pelos seus concorrentes e evite-as. Para elevar o app nas stores, o ideal é usar keywords com alto volume de buscas e baixa concorrência.
Apesar de parecer impossível escolher termos diferentes de seus concorrentes, há algumas técnicas que podem ser utilizadas para a definição das palavras-chave, deixando-as diferentes das da concorrência. Para saber mais sobre como fazer a escolha de keywords, confira o e-book ASO e Visibilidade do Aplicativo.
Combine palavras-chave complementares
Para começar a elevar o app nas stores, o ideal é que sejam utilizadas de três a cinco palavras-chave, espalhadas no título e na descrição do aplicativo. Esses termos ajudarão a melhorar, a princípio, o posicionamento nas lojas de aplicativo. Com o melhor ranking app, é válido utilizar mais algumas outras keywords.
Saiba onde encaixá-las
Para elevar o app, não basta escolher algumas palavras-chave com alto valor de busca e não saber quais os locais ideais para incluí-las. São eles:
- Título;
- Subtítulo;
- Curta descrição;
- Longa descrição,
- Avaliações.
Faça testes constantes
Realizar testes, como o A/B, é fundamental para garantir o bom ranqueamento do seu aplicativo. Isso porque eles apontam se houve ou não diferença de comportamento dos usuários, seja na forma de pesquisa ou nas frases utilizadas na ação.
Então, para elevar o app e mantê-lo entre os mais bem colocados, é necessário estar sempre se atualizando, de acordo com os usuários. Para isso, nada melhor que os testes A/B. Mas lembre-se: essa não é a única forma de manter o bom posicionamento nas stores.
É necessário somar essas estratégias de Mobile Marketing com outras, como as de Inteligência de Reviews e Performance Mobile. Outros fatores, como as avaliações deixadas pelos usuários nas stores e o número de downloads, também são levados em conta no ranqueamento do app.
Trabalhe com backlinks e gatilhos mentais
Trabalhar parcerias com outros aplicativos e websites contribuem não só com a divulgação do seu aplicativo, mas também com o melhor posicionamento dele nas stores. Por isso, trabalhe os backlinks e os links que direcionem o usuário para a página do seu app.
Mas, além de trabalhar a linkagem, é preciso saber convencer o usuário a fazer o download de seu aplicativo. Desperte a vontade das pessoas conhecerem o seu app utilizando-se de gatilhos mentais.
Uma opção é destacar na descrição do aplicativo o número de pessoas que o utilizam. Assim, o usuário em potencial terá a sensação de que “está perdendo algo” e se sentirá estimulado a conhecer melhor o app.
Conte com a ajuda de um especialista
Elevar um app dentro das stores não é uma tarefa tão simples, por isso, é importante contar com especialistas devidamente qualificados. Se você está em busca de um, agende uma reunião com o RankMyAPP e conheça nossos especialistas.
Para conhecer nosso trabalho, confira o case de sucesso de três aplicativos de finanças que conseguiram melhores posições dentro da Google Play Store e da Apple App Store.