Mídia programática

Mídia programática: como pode ajudar a escalar sua campanha de performance?

É fato que o planejamento de mídia está cada vez mais integrado e estratégias mobile detêm 3 vezes mais a atenção do público. Ademais, as marcas “smarts” estão dispostas a investir mais em branding e estratégias mobile em 2023.

Para que ações de marketing mobile obtenham sucesso, inclusive campanhas de performance como mídia programática e mídia in app, exigem um planejamento cuidadoso. Saber quais são os objetivos e quais os passos necessários para alcançar os KPIs são fundamentais, e para isso é preciso conhecer bem seu público e as particularidades de cada canal. 

Hoje no mercado estão disponíveis diversos formatos, e cada um deles estará mais alinhado a um perfil estratégico. Estude e explore canais realizando testes para saber qual o melhor canal para o segmento do aplicativo. 

Nesse artigo, falaremos sobre um formato de campanha de performance muito utilizado pelas marcas em estratégias de retargeting: mídia programática.

Por meio delas, é possível aumentar a aquisição de novos usuários, atuar na rentabilização do app, ampliar o branding, incentivar o engajamento, entre outros objetivos. E para te ajudar a entender melhor o assunto, nesse artigo vamos explicar o conceito, porque investir, como planejá-la e as suas principais vantagens para a otimização de performance dos apps. Confira!

Mas afinal, o que é mídia programática?

Essencialmente, é um formato de mídia, para apps ou websites, em que o anunciante insere criativos (peças gráficas ou vídeos) em espaços publicitários focados na exibição para um audiência estratégica, pré-determinada, levando em consideração o público que é foco do seu anúncio ou marca. 

Para você ter uma noção dos termos mais importantes da área, listamos abaixo os mais usados:

DSP (Demand Side Platform): São as plataformas usadas para a compra de mídia em tempo real. É por meio delas que o anunciante pesquisa nas Ad Exchanges, por exemplo.

Ad Exchange: Podemos pensar nas ad exchanges como uma espécie de marketplace para compra de espaços de mídia. Ou seja, reúnem os inventários de diversos sites que desejam vender seus espaços publicitários e fazem a intermediação com quem deseja comprá-los. As negociações ocorrem em tempo real, por isso o uso do termo “bolsa de anúncios”.

DMP (Data Management Platform): As Data Management Platforms, como o nome já sugere, são as plataformas responsáveis pelo monitoramento de dados dos usuários. Essas informações são a base para acompanhamento e controle de performance da campanha. Assim, os anúncios são planejados a partir da diretriz de uma persona em vez de se guiarem por um publisher específico.

Ademais, a partir da análise dos dados gerados pelas próprias campanhas de mídia programática, é possível elaborar ações de otimização para maior poder de conversão, criando assim, uma relação mais emocional com o público e atingindo uma escala ampla de consumidores. Portanto, para ter sucesso, esse processo precisa contar com a inteligência de mercado e de algoritmos para a segmentação do público baseado em suas jornadas.

Como funciona a mídia programática

Mulher sentada encostada em uma cadeira segurando um copo de café em uma mão enquanto segura um celular com a outra e  observa com um sorriso.

A compra de mídia programática ocorre por meio de um leilão aberto e em tempo real. Esse processo acontece dentro de ferramentas específicas que fazem essas transações, as ad exchanges. O papel dessas plataformas é mediar a compra realizada por marcas e anunciantes junto ao publisher. Assim, quando duas marcas entram na disputa pelo mesmo local de um site, ganha o direito ao anúncio aquela que oferecer o maior lance por usuário. 

Ademais, a mídia programática permite a veiculação das principais mídias do mercado (display, vídeo, áudio, out oh home,  native ads e Smart TV) para nichos segmentados de públicos, através de dados e tecnologias de ponta.

Através da Programática conseguimos impactar usuários com segmentações de audiências qualificadas com base em: 

  • Comportamento;
  • Conteúdo acessado;
  • Locais frequentados;
  • E-mails recebidos;
  • Interesse em produtos similares, concorrência;
  • Compras efetuadas;
  • Além de outras 1st e 3rd Party databases

Nesse sentido, a principal diferença da mídia programática para os demais formatos de compra de mídia é que nela é feita a compra do usuário, e não do espaço. Se antes era preciso pagar para aparecer em um site, atingindo todos os visitantes da página, a mídia programática trabalha hoje com foco no público-alvo, o que traz um maior aproveitamento dos recursos e um melhor custo-benefício. 

Tendencias para 2023 e o Protagonismo do Mobile

Todo esse processo, vale lembrar, é feito de forma automática, a partir de tecnologia de dados e demanda expertise para otimização e escalagem dos resultados. Sendo assim, um dos principais desafios de campanhas de mídia programática é identificar as melhores oportunidades e garantir a performance baseada em KPIs. Por isso, é recomendável trabalhar com uma equipe de performance junto a cientistas de dados, que possam auxiliar nas melhores estratégias de compras de mídia.

Com isso, é possível aumentar as possibilidades de rentabilização de suas campanhas e, por consequência, atingir um bom ROI (Retorno de Investimento).

Benefícios de Campanhas de Mídia Programática

As vantagens para marcas que utilizam campanhas de mídia programática como parte das estratégias de aquisição são muitas, pois os benefícios de direcionar veiculações de anúncios para o público certo, na hora certa, no local certo, são o “pulo do gato”. Portanto, conclui-se que o maior diferencial em mídia performance está na customização: campanhas geridas estrategicamente para atingirmos o seu KPI. Sendo assim, com uma equipe altamente qualificada, o RankMyApp pode oferecer as melhores estratégias de mídia programática com inúmeros benefícios. Veja alguns deles!

Awareness e alcance

Conseguimos participar de leilões em tempo real e, através da inteligência artificial, entregar o anúncio correto, para o público correto, na hora certa com muita estratégia.

Brand Safety

Camada de proteção para evitar qualquer problema referente a comportamentos suspeitos. A DSP conta com os serviços de monitoramento do The Media Trust.

Segmentação

A segmentação contextual é uma das formas mais eficazes de alcançar audiências específicas com base no que estão fazendo online e mostrar anúncios de forma assertiva.

Entretanto, o foco na audiência ideal só é possível por meio da captação e análise de dados, por isso contar com uma equipe direcionada à dados é tão importante.

First-party Data

Com uma infinidade de parceiros, com varredura e preenchimento quase que em tempo real, temos dados valiosos sempre atualizados. 

Assistência à outras mídias

A mídia programática casa muito bem sendo usada concomitantemente com outras mídias. Ela traz usuários mais qualificados e valiosos, que serão impactados por outros meios (search, social, rtg, ADN).

Como planejar suas campanhas

Homem cujo corpo só pe mostrado do peito para baixo, inclina-se para screver algo em um papel com diversos gráficos enquanto com a outra mão, ele observa um celular

Muitos profissionais do mercado mobile se veem diante do dilema: é melhor investir em ASO, mídia paga ou ambos? A resposta é: depende. Sim, porque cada aplicativo possui momentos diferentes e as estratégias orgânicas e pagas são complementares entre si. 

O ponto principal começa no valor disponível para investimento e os objetivos que se deseja alcançar. Em campanhas de mídia paga, sejam elas do tipo programática ou não, caso haja verba, o recomendável é construir uma estratégia em que o crescimento orgânico e pago ocorram simultaneamente e se retroalimentem entre si.

Isso ocorre devido a alguns pontos. Em testes de discursos e criativos, por exemplo, é possível aplicar em diferentes canais ao adotar as duas estratégias. Com isso, o aprendizado é acelerado e é mais fácil compreender os pontos de otimização necessários para aumentar a conversão do aplicativo.

Por exemplo, em Android, é possível testar pacotes diferentes de screenshots, aplicar a versão vencedora em seus anúncios de mídia paga e buscar maximizar a conversão, diminuindo os custos de veiculação da campanha.

Um ponto essencial a ser analisado com relação à união dessas estratégias é a lembrança de que os criativos e textos que estão disponíveis na loja de aplicativos são para todos os usuários, não somente usuários orgânicos.

Assim, a estratégia dos canais orgânicos e pagos deve ser constantemente alinhada e, dessa forma, o usuário que vier de diferentes campanhas não tenha uma quebra muito grande na sua experiência ou acredite que clicou no anúncio por engano.

Como o RankMyApp pode impulsionar suas ações de mídia paga?

Sem coleta de dados, é muito difícil ter sucesso, principalmente em um mercado competitivo e tecnológico como o dos aplicativos. Você precisa do apoio de especialistas neste nicho. 

O RankMyApp desenvolveu um estudo completo com dados e insights sobre o case de sucesso da campanha de mídia programática in app de um grande e-commerce e os resultados de contribuição no crescimento de outras campanhas de mídia. Esse case conta com detalhes sobre os principais desafios do app e como o RankMyApp desenvolveu suas ações, além de resultados obtidos nos principais KPIs da campanha: número de installs, ROAS (return on advertising spend) e purchase (compra); principais impactos em outras campanhas; e insights sobre programática.

Criado em 2015, o RankMyApp tem mais de 600 apps clientes em 17 diferentes países, sendo que 45% dos 500 Principais Apps do mercado brasileiro já alcançaram resultados com as nossas soluções!

Entre em contato com um dos nossos especialistas.

Últimas postagens