Um dos desafios do mobile marketing é fazer com que o usuário mantenha-se ativo em um aplicativo. Por isso, estratégias como o retargeting de apps devem ser consideradas ao notar a necessidade de “reconquistar” ou “reengajar” um usuário.
Para que você entenda melhor o que é retargeting de apps, quais seus benefícios e como ele é feito, confira o conteúdo que o RankMyAPP preparou exclusivamente sobre o tema.
O que é retargeting
Ao contrário do que muitos possam pensar, fazer com que o usuário realize o download de um aplicativo não significa que o trabalho de marketing acaba por aí. É preciso motivá-lo a continuar utilizando a aplicação móvel para que não aconteça o abandono de app.
Uma pesquisa realizada pela Localytics aponta que cerca de 21% dos usuários — uma a cada cinco pessoas — deixam de utilizar o aplicativo após o seu primeiro uso. Então, para que esse percentual seja cada vez menor, é importante colocar algumas estratégias em prática, como o app retargeting.
O mobile app retargeting consiste em campanhas pagas voltadas para as pessoas que já utilizaram um determinado aplicativo. Tendo como base o comportamento do usuário, é possível veicular anúncios personalizados, com o intuito de fazer com que eles voltem a engajar, concluindo uma compra, ou até mesmo reinstalando o app depois de apagado, por exemplo.
Como o retargeting de apps é feito
Imagine um m-commerce de roupas. O usuário visualizou uma calça, mas não realizou a compra e logo fechou o aplicativo. Durante a visualização dessa oferta, algumas informações sobre a sua intenção de aquisição foram coletadas, o que contribui para a criação de um anúncio personalizado.
Ou seja, se o usuário visitar outro aplicativo e este for um publisher parceiro de retargeting do m-commerce de roupas, um anúncio será criado e a pessoa visualizará um ad com a oferta da calça em questão.
Tudo isso — o cálculo dos dados coletados, a compra da impressão, a criação de design do anúncio e a recomendação do produto — é feito em tempo real. Ao clicar nessa campanha, a pessoa será direcionada ao aplicativo onde, no exemplo dado, poderá finalizar a compra da calça.
Outros benefícios do retargeting
O retargeting de apps não faz apenas com que o usuário mobile “lembre” do aplicativo. A estratégia diminui as chances de desinstalação, uma vez que motiva o público a voltar a engajar na aplicação móvel. Além disso, também contribui no aumento de:
- Visibilidade do app;
- Taxa de retenção de usuários,
- Taxa de conversão.
O que deve ser levado em consideração
Para que sua estratégia de retargeting de apps seja realmente assertiva, é necessário levar alguns pontos em consideração, como:
Mantenha as campanhas personalizadas
Como as campanhas de retargeting são voltadas para aqueles que deixaram de utilizar o seu aplicativo, é importante contar com parceiros de publicidade que saibam os dados corretos (comportamento do usuário) a serem coletados e, assim, conseguir personalizar o anúncio e as estratégias da maneira adequada.
Analise os resultados de perto
É importante monitorar os resultados do retargeting de apps para que os gastos com as mídias pagas sejam bem direcionados, além de saber analisar os dados para que a tomada de decisão gere resultados de receita para seu aplicativo. Lembre-se: o ROI só poderá ser maximizado com campanhas de alto desempenho.
Preocupe-se com a qualidade criativa
Mesmo tendo a função de oferecer algum produto já visitado pelo usuário, é importante manter a qualidade criativa de seu anúncio. Isso porque assim como nas campanhas pagas de aquisição de usuários, a qualidade tem um grande impacto na eficácia do ad.
Conte com a ajuda de um profissional
Manter o usuário ativo não é uma tarefa simples, mas com as estratégias corretas, a ajuda de profissionais de marketing mobile qualificados e os parceiros certos, é possível fazer com que o público continue engajado no seu aplicativo.
Então, entre em contato com um dos especialistas do RankMyAPP e receba a assistência necessária para aplicar as técnicas mais assertivas para o seu aplicativos e, assim, manter o seu público ativo.