Os apps de realidade virtual começaram a ganhar notoriedade, principalmente, no campo do entretenimento, com jogos bem elaborados. O que ninguém esperava era que essa tecnologia fosse aplicada em outros setores, como educação e vendas.
Atualmente estamos tão acostumados com a presença da realidade virtual que mal nos damos conta de que ela está, muitas vezes, em aplicativos simples, como mapas. Um grande exemplo disso é o Google Street View.
Com isso, diversas plataformas passaram a aproximar o mundo virtual do físico e, assim, procurar oferecer uma experiência cada vez mais real aos usuários — inclusive os de smartphones.
Mercado em constante crescimento
O crescimento do mercado de realidade aumentada e virtual é tanto que, em 2020 é previsto um lucro que ultrapasse os R$ 370 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial, a ABDI.
A Associação anunciou, ainda, que foram vendidos mais de 20 milhões de unidades de VR Headset no último ano. Isso, sem contar com os números de todos os aplicativos de realidade virtual para celular que foram utilizados.
Todo esse crescimento só mostra como os apps de realidade virtual estão sendo cada vez mais utilizados, independentemente do aparelho escolhido para isso. Há especialistas que acreditam que os óculos de RV substituirão os smartphones.
Realidade Virtual em outros setores
Atualmente, aplicativos de realidade virtual são encontrados em diversas outras áreas que, há alguns anos, ninguém imaginaria que fosse capaz. Algumas delas são:
- Educação: há apps de realidade virtual muito utilizados em instituições de ensino. Um exemplo é o Expeditions App, que oferece uma viagem para mais de 600 locais ao redor do mundo, contando um pouco de sua história;
- Capacitação: a Conexão Startup Indústrias, junto com a Embraer e a Virtual Avionics, criou um simulador de primeiros procedimentos para iniciar o voo de uma aeronave, com o objetivo de capacitar pilotos;
- Saúde: os estudantes de medicina contam com o uso de app de realidade virtual em suas aulas, assim como alguns médicos a utilizam para auxiliar na realização de cirurgias de grande complexidade,
- Comércio: já pensou poder visitar um apartamento que deseja comprar sem ter que ir até o local? Isso é possível. Atualmente, algumas construtoras oferecem esse serviço.
Novas oportunidades de emprego
Com esse avanço, profissionais como desenvolvedores de software, modeladores 3D e arquitetos de sistemas, serão ainda mais requisitados, uma vez que os aplicativos para óculos de realidade virtual e smartphones serão mais explorados.
Realidade Virtual e Realidade Aumentada
Comumente a realidade virtual e a realidade aumentada são confundidas entre si. A segunda possui um conceito bem parecido com a primeira, podendo ser considerada, até, como sua “evolução”.
Enquanto na realidade virtual a pessoa recebe elementos de ambiente que a faça acreditar que tudo aquilo é real, ou até mesmo visualizações em 360º, na realidade aumentada são elementos 3D incluídos no mundo real. Um exemplo é o jogo Pokémon Go.
Há, ainda, a realidade mista, que une o conceito da realidade virtual com a realidade aumentada. Com ela é possível, por exemplo, fazer uso de conteúdos que são projetados por um dispositivo. De maneira simplificada, é um computador holográfico.
Acompanhando o avanço tecnológico
Seja sobre app de realidade virtual ou os últimos lançamentos tecnológicos, a RankMyAPP te mantém sempre informado sobre as novidades do mercado. Assine nossa newsletter para ter acesso em primeira mão à esses conteúdos.