Técnicas para montar um funil de vendas assertivo

O marketing digital se tornou uma ferramenta indispensável para atrair clientes em uma era cada vez mais online. Pensando isso, montar um funil de vendas voltado para o público virtual é essencial para obter o sucesso desejado.

O principal atrativo desse tipo de marketing é agir de maneira mais rápida, já que é praticamente impossível encontrar alguém que não esteja conectado à internet ou consumindo conteúdo de algum aplicativo pelo seu smartphone.

Veja, a seguir, como montar um funil de conversões ideal para o seu negócio e, dessa forma, elaborar estratégias mais assertivas para atrair e fidelizar clientes, contando com a ajuda e as facilidades da tecnologia.

Antes de mais nada, os dados

Antes de traçar sua estratégia de marketing, é necessário saber alguns pontos importantes como, por exemplo, que o número de acesso à internet pelo smartphone ultrapassou o dos computadores.

Pode parecer bobo e até óbvio, mas esse dado mostra como o contato com seu público pode ser muito mais rápido, já que as pessoas costumam estar ao lado de seus aparelhos praticamente 24 horas por dia.

Para se ter uma ideia, a WebShoppers divulgou uma pesquisa apontando que 14,3% de todos os pedidos de compras são realizados em aparelhos móveis. A porcentagem representa cerca de R$ 5 bilhões de faturamento.

Dessa forma, é válido, por exemplo, verificar se sua página está devidamente adaptada ao mobile. Ou então, quais ferramentas além de e-mail e SMS marketing poderiam ser utilizadas a seu favor.

Etapas de um funil de vendas

O funil de vendas — ou pipeline de vendas — tem por objetivo ajudar a traçar as melhores ações de marketing para que, dessa forma, perca-se o mínimo de oportunidades de conversão possível.

Imagine o ciclo de vendas como um funil dividido em partes, onde cada uma delas pertence a um percentual de público e estratégias. Em cada uma dessas fases, uma ação diferente deve ser tomada.

Por conta disso, existem as etapas de um funil de vendas. Utilizando-se da ideia de divisão, elas são fundamentais no momento de traçar as estratégias de vendas em cada um de seus ciclos, desde a captação de leads até sua conversão.

funil de vendas marketing

Etapa um: topo de funil

Essa é a fase inicial de um ciclo de vendas. Aqui, os leads ainda estão sendo usados como testes, nos estágios iniciais de prospecção. Nessa etapa, as diversas formas de abordagem são testadas.

Nesse caso, vale apostar em anúncios dentro do seu e-commerce, ou até mesmo através de e-mails, instigando o cliente a fazer o download do seu aplicativo. Publicidades que ofereçam facilidades de compra no app são atrativas.

Etapa dois: meio de funil

No meio de funil serão trabalhadas as pessoas que se interessaram pela oferta feita na fase anterior. Esse é o momento de traçar as melhores estratégias de conversão, uma vez que seu aplicativo está sendo cogitado, dentre os demais disponíveis.

Descontos nas primeiras compras, frete grátis para usuários do app ou até mesmo produtos exclusivos, são técnicas que podem ser utilizadas para fazer com que o cliente passe a utilizar a plataforma com maior frequência.

Etapa três: fundo de funil

Pode-se dizer que o fundo de funil é quando acontece a fidelização do cliente no app. Aqui, acontecem os fechamentos de vendas, apontando os erros e acertos cometidos na fase topo.

Etapa extra: pós-venda

O funil de vendas e suas etapas não acabam no “fundo”, como era de se esperar. Depois disso, é necessário cuidar, com atenção, do pós-venda. Além de oferecer um serviço com mais qualidade, é uma chance de fidelizar o cliente, te destacando entre a concorrência.

É preciso ter em mente que é muito mais simples vender algo para quem já é seu cliente do que conquistar novos. Com isso, as chances de lucro aumentam, além das estratégias que podem ser criadas de maneira mais assertiva com base em feedbacks.

Razões para fazer um funil de vendas

O funil de marketing proporciona a unificação e a otimização de todo o ciclo de vendas, mostrando com clareza o que deve ser aperfeiçoado e o que deve continuar.

Para que a estratégia seja eficaz, é importante se atentar a alguns fatores na montagem e utilização do pipeline de vendas desenhado. Analisar a aceitação do seu aplicativo e, também, as queixas dos usuários, é de grande importância.

Entenda melhor o comportamento do seu público. A frequência com que eles costumam acessar o app, fazer compras, formas de pagamento e, ainda, como ele se comporta com anúncios em outras plataformas, por exemplo. Para saber mais sobre a análise de sentimentos de aplicativos, confira nosso case de sucesso.

Pipeline de vendas de sucesso

Não é nada fácil montar um funil de vendas eficaz. É recomendado contar com a ajuda de um CRM de qualidade e, caso ainda surjam dúvidas, consultar um especialista. No RankMyAPP você encontra os mais gabaritados no assunto.

Últimas postagens