Chatbots são ferramentas que estão revolucionando, cada vez mais, os serviços web. A praticidade do software pode ser considerada seu principal atrativo, uma vez que não é necessária a instalação de aplicativos e afins.
Além de um contato mais “natural” com os usuários, o chatbot oferece diversas vantagens para empresas, especialmente pela otimização de tempo e economia financeira. Para entender melhor o robot messenger e demais vantagens, confira as informações a seguir.
Por dentro do chatbot
Chatbot é um sistema de atendimento virtual ao cliente, onde o assistente é, na verdade, um programa de computador. Utilizando-se de IA, o software oferece uma conversa natural com o usuário, como se fosse um ser humano. Existem dois tipos de chatbot:
- Chatbots simples (baseado em regras): neste tipo de programação, a resposta do usuário é respondida com base em palavras-chave pré-definidas no sistema. A partir delas, o software deduz o que deve responder,
- Chatbots baseados em Inteligência Artificial: neste caso, todas as palavras escritas são registradas e analisadas. Isso faz com que o robô dê respostas mais adequadas em vez de pré-programadas
Vantagens do chatbot
Como todos os sistemas à base de IA, o software ajuda na otimização de tarefas que, se feitas manualmente, levariam muito tempo e, provavelmente, gerariam despesas maiores.
Na questão financeira, o software proporciona uma considerável economia, uma vez que não será necessária mão de obra humana para a realização das tarefas. Com isso, pode-se considerar um aumento nas receitas da companhia.
O sistema de “conversa instantânea” proporciona construção e estreitamento do relacionamento com o cliente. O serviço promete crescer cada vez mais, considerando a rapidez com que as pessoas buscam resultados.
Outro ponto a se considerar é a amplitude da comunicação e alcance de pessoas atingidas. Com a velocidade dos bot messenger, muito mais clientes recebem atendimento, em comparação à mão de obra humana.
Para finalizar, é possível atingir vários estágios de audiência, ou seja, independente do nível de conhecimento da pessoa, sua pergunta será respondida sem ruídos. Assim, o cliente será atendido com eficácia.
Essa tática faz com que o nível de confiança em relação à empresa aumente, facilitando as chances de fidelização.
Messenger bot
Antes, os mais comuns eram os encontrados em sites. Atualmente, além de terem se popularizado nas páginas web, os softwares também estão sendo explorados no mensageiro do Facebook.
Empresas utilizam o messenger bot para engajar, atender e converter os usuários, além de facilitar ainda mais o contato entre cliente e empresa. Basta acessar o messenger e enviar sua questão.
Dados divulgados pelo próprio Facebook apontam que 53% das pessoas tem mais chances de realizar uma compra com lojas que enviam mensagens do que as que utilizam outras formas de contato, como o telefone, por exemplo.
Chatbot é uma ameaça aos aplicativos?
Nos últimos meses, tem-se levantado a questão de que os softwares de mensagens podem colocar em risco o futuro dos aplicativos. A facilidade do serviço, somada à dispensa de downloads, faz com que as pessoas o procurem cada vez mais.
Até o momento, só o tempo poderá mostrar o futuro dos apps, que viraram febre em 2008 e estão presentes em 100% dos smartphones existentes no mundo. Por enquanto, a praticidade das duas ferramentas estão sendo trabalhadas, de certa forma, alinhadas.
Se mantenha informado conosco
Além dos bots, existem outras ferramentas que aumentam a conversão de usuários para aplicativos. Faça uma análise personalizada conosco e descubra como o seu app pode alavancar.
Seja sobre chatbots ou aplicativos, o RankMyAPP te mantém sempre informado sobre as últimas novidades do mundo tecnológico. Portanto, não deixe de nos acompanhar!