Fazer um aplicativo crescer e ganhar o destaque esperado entre os usuários não é uma tarefa fácil, mas pode ser menos complicada — e mais assertiva — quando se aplica o growth hacking no plano de marketing mobile. Mas, afinal, o que é isso?
Se você ainda não está familiarizado com o termo, não se preocupe. O RankMyAPP preparou um conteúdo exclusivo sobre o tema, explicando desde o que é growth hacking até como colocá-lo em prática.
Entendendo o conceito
Growth hacking são estratégias que visam o crescimento rápido do seu negócio com ações específicas. Ele seria a junção da visão de marketing à perspectiva de um especialista em testes e experimentos.
De maneira simplificada, o growth hacking é a união de boas ideias de mobile marketing com dados sobre o mercado e o produto, em si, que resulta em estratégias mais assertivas para a divulgação de seu aplicativo.
Colocando o growth hacking em prática
Com uma clareza maior sobre o conceito, é necessário colocar em prática as estratégias de growth hacking. Para te ajudar, separamos algumas das mais praticadas. Confira a seguir.
Brainstorm
No mobile marketing, o growth hacking exige, além de muitas análises, criatividade. Isso porque, levando em consideração as várias opções de aplicativos disponíveis nas stores, é preciso pensar em diferenciais suficientes para que seu app seja escolhido entre os demais.
Por isso, junte sua equipe e faça um brainstorm. Você pode, por exemplo, criar formulários para passar entre seus usuários e, assim, entender o que eles buscam, ou procurar empresas que são referência no seu segmento de atuação, tendências do mercado e outras fontes de informação.
Defina as prioridades
O próximo passo é separar cada uma das ideias obtidas no brainstorm por ordem de prioridade. Para ajudá-lo na divisão, classifique as ideias com base em três tópicos de importância:
- Complexidade e/ou custo para implementação;
- Chances reais de sucesso do experimento,
- Consequências de resultados no app.
Lembre-se de que a intenção aqui não é solucionar todos os problemas de uma vez, e, sim, escolher um, resolvê-lo de forma rápida e efetiva, para poder partir para o próximo.
Formatação dos experimentos
A formatação dos experimentos a serem realizados vai depender do estágio do seu produto. Aplicativos em fase inicial vão necessitar de planejamentos mais básicos e baratos, encaixando-se no tópico “complexidade e/ou custo de implementação”.
Para ajudar na validação do seu experimento, a utilização de um Teste A/B é fundamental, pois ajudará na medição de estatísticas. Assim, você terá a comprovação da sua hipótese e estará mais próximo do acerto.
Acompanhe os resultados
Com pessoas e ferramentas de growth hacking já determinadas, acompanhe de perto os resultados dos testes aplicados e aproveita os experimentos que deram certo.
A tendência é que o número de downloads do seu app cresça gradualmente. Para ajudá-lo, a análise dos resultados será um grande mediador do processo, portanto, observe todas as métricas.
Importante: evite interromper um experimento antes de sua fase final. Caso isso aconteça, você não terá ideia se ele funcionaria ou não. Contudo, se os resultados piorarem gradativamente, uma pausa pode ser a melhor opção.
Growth hackings mais utilizados
Agora que você já sabe montar uma estratégia de growth hacking, mostraremos alguns tipos de hacks utilizados no mobile marketing, visando o aumento de downloads do seu aplicativo. Eles não são os únicos, mas possuem uma implementação mais fácil, além de terem um custo relativamente menor. São eles:
- Push notifications;
- Deep linkings;
- Mensagens In-app;
- Compartilhamento,
- App Store Optimization.
Mantenha-se informado com o RankMyAPP
Agora que você sabe o que é growth hacking e como colocá-lo em prática, assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como este. Conte com a ajuda do RankMyAPP para aumentar ainda mais as chances de sucesso do seu aplicativo!