Mobile Coffee: estratégias de mobile marketing utilizadas em grandes empresas

Com o objetivo de engajar profissionais envolvidos com mobile marketing no Brasil, o Mobile Coffee, evento realizado periodicamente pelo RankMyApp,  aconteceu no começo de setembro e abordou as estratégias de marketing utilizadas por aplicativos de grandes empresas.

E para contar suas experiências, tivemos a presença da Jocasta Bortolucci (coordenadora de mídia) e Alejandro Troll (responsável pelos canais digitais da Movistar). O mediador da conversa foi nosso customer success, Guilherme Basani. Dá uma olhada no que rolou:

Estratégias

Um dos maiores desafios para quem está começando um aplicativo, seja uma empresa grande ou pequena, é alinhar as suas estratégias de marketing de acordo com o seu público, objetivos e também fazer um trabalho que, de fato, tenha retorno.

E esse aspecto foi muito abordado pelos convidados, que comentaram as dificuldades de montar uma equipe que dê atenção a um aplicativo, principalmente para manter a qualidade e fazer com que os usuários se interessem pelo seu negócio no mobile, da mesma forma com que eles se interessam fora dele.

Engajamento

Mesmo grandes empresas, como o Magazine Luiza e a Movistar, passam pelo desafio de engajar o usuário, por mais que tenham um nome consolidado no mercado. O que foi citado no evento, por exemplo, é garantir que o produto que o app oferece seja entregue e cumpra tudo que prometeu.

Ter falhas nesse aspecto, que é desmotivador para o usuário. Mas, além do produto, existem outras formas de identificar o que falta para quem não está engajado, pela sua própria jornada no aplicativo.

Estudar a jornada do usuário dentro do app é fundamental para concluir o que falta e em que parte ele se perde e desiste de comprar. E dentro disso também está a dificuldade de manter a qualidade.

Uma estratégia usada pelo Magazine Luiza, seja para engajar mais o usuário e obter mais conversões, era comprar pelo aplicativo na loja física junto com a pessoa.

Ou seja, o vendedor fazia todo o processo de compra no app junto com o cliente, para ele entender a dinâmica e, potencialmente, da próxima vez, comprar direto no app sem precisar ir até a loja.

Além disso, o marketing da marca aproveitava esse momento e coletava um feedback na hora com o cliente, tendo insights muito óbvios que passavam despercebidos, mas que faziam a diferença para quem estava comprando.

Ferramentas

Outro ponto muito interessante abordado pelos convidados foram as diversas ferramentas que os aplicativos dependem sem necessidade ou sem saber usar da forma certa. O erro apontado foi trabalhar com diferentes canais sem entender quem é o seu usuário, gastando dinheiro à toa.

O exemplo usado foi o Facebook Ads, que não traz tantos resultados esperados se não estiver bem segmentado. Segundo eles, é muito comum gastar dinheiro com essa ferramenta e não ter retorno por simplesmente não saber como usar.

Contato com o usuário

Esse tópico é muito válido para provar que nem todas as estratégias servem para todos os negócios. Quando perguntados sobre adicionar mensagens no WhatsApp ou stories do Instagram como estratégia de mobile marketing, tivemos respostas distintas.

Para a Movistar, eles também não pensam em investir nisso. Entretanto, para o Magazine, é muito interessante, porque as mensagens via WhatsApp para os clientes acompanharem a entrega do produto teve um feedback foi positivo.

Isso porque os clientes gostam muito de saber quando seus produtos chegarão em tempo real. E o fato de receber uma mensagem personalizada da loja fez com que a proximidade entre eles crescesse muito.

Desafios e aprendizados

Um dos maiores desafios do Magazine Luiza e da Movistar, levando em consideração que estamos falando de um e-commerce e um telecom, respectivamente, foi se adentrar ao universo da digitalização.

O objetivo era que os serviços e produtos de ambas estivessem alinhados ao meio digital, caso contrário, fariam com que as empresas ficassem “atrasadas” em comparação às outras.

E o mais interessante é que essa questão não atinge só grandes empresas que precisam ficar à frente do mercado, mas pequenas empresas também, que querem se desenvolver e serem reconhecidas pelo seu serviço.

Então, há pouco tempo, as grandes marcas entenderam que precisariam montar uma equipe especializada em marketing mobile para aguentar a demanda e entregar um serviço de qualidade e que com um retorno positivo.

Também foi muito importante dar mais atenção ao mobile. O Magazine Luiza, já há alguns anos nesse mercado, investiu  nesse tipo de canal que hoje tem muita relevância e faz a diferença para conversão de usuários.

No caso da Movistar, o maior desafio é estruturar a equipe do departamento digital, ainda mais por terem como objetivo de aplicar um único app em vários países e dar a mesma experiência positiva para todos os usuários.

Desfecho do Mobile Coffee

O Mobile Coffee nos trouxe uma conclusão bem clara: as startups se identificam com os problemas que as grandes empresas passam e vice e versa. Não importa o tamanho do negócio e a complexidade do aplicativo, os obstáculos são os mesmos.

Tivemos as presenças de marcas como Carrefour, PagSeguro, Centauro e também empresas que não são tão conhecidas ainda e, durante a conversa, mostravam entender as dificuldades e desafios como se já estivessem passado ou passando por elas.

Assim como startups estão inovando e mergulhando no mercado de aplicativos, as grandes empresas estão correndo atrás para ter um serviço de qualidade também.

E essa troca de experiências que o Mobile Coffee proporciona é muito interessante para quem está começando, para quem está no meio do caminho e também para quem precisa aprimorar o serviço que oferece.

Se você se encaixa em alguma dessas alternativas ou simplesmente quer estar por dentro do universo do mobile marketing, não tem porque não ir a esse evento, já que é gratuito e aberto para todos.

Fique ligado na nossa newsletter para saber mais novidades sobre estratégias de mobile marketing para aprimorar a performance do seu aplicativo!

Últimas postagens