A importância da geolocalização para e-commerce apps

Tem se tornado cada vez mais comum para apps de e-commerce possuir geolocalização integrada, em que o potencial cliente ou já consumidor de produtos e serviços de sua empresa recebe algum tipo de notificação quando ele se aproxima de alguma loja ou estabelecimento parceiro, por exemplo.

Criar um app com geolocalização é muito importante para esta categoria, pois desta maneira é possível coletar dados essenciais do cliente e a precisão dos dados possibilita às marcas targetizar os potenciais consumidores de maneira mais eficiente, que por consequência aumenta o desempenho e a taxa de conversão de campanhas.

Você já deve estar familiarizado com a sigla em inglês (LBA), certo? De qualquer maneira, isto significa Location Based Advertising.

Ou seja, é um tipo de propaganda que se baseia de acordo com a localização atual do cliente.

Como funciona LBA na prática

Mas como isto pode ser integrado ao seu app? Com as ferramentas de LBA, é possível personalizar a interação com o seu público-alvo com base na localização de centros comerciais como shopping centers, rotas de transporte público ou privado e muito mais.

Bom, pela internet é possível interagir com os clientes de maneira relativamente parecida, quando algum e-mail marketing é enviado contendo um cupom de desconto ou perguntando se ele está satisfeito com alguma compra que fez recentemente.

Porém, poucas pessoas respondem este tipo de e-mail pois não é tão personalizado quanto uma notificação push.

O LBA consegue fornecer informações relevantes para o usuário do app que se encontra em um lugar próxima da sua loja, diferentemente de spam. Assim, as chances do consumidor responder aumentam bastante.

Como a coleta de dados permite personalizar seus anúncios


LBA permite ao seu aplicativo e-commerce saber exatamente onde o seu cliente se encontra no momento, além de coletar informações relacionadas ao comportamento e hábitos de consumo dele.

Imagine que por meio da geolocalização, você notou que um cliente está perto de um shopping center onde existem várias marcas de sapatos como a sua.

E o que pode ser feito? Este cliente pode ser contatado por mensagem de texto ou notificação push em que seu e-commerce oferece um desconto especial para aqueles que baixarem o seu aplicativo até amanhã, por exemplo.

Além disso, 53% dos consumidores costumam interagir de alguma maneira com as propagandas que se baseiam em geolocalização e as respostas obtidas por meio do envio deste tipo de anúncio podem aumentar o faturamento em 5%.

Como manter o seu cliente engajado?

Clientes que recebem este tipo de notificação abrem as mensagens entre 30-60% das vezes e a taxa de conversão varia entre 10-40%.

Uma maneira eficiente de trabalhar com este tipo de anúncio é por meio de um planejamento de envio de notificações. Por exemplo, o seu negócio está com uma promoção incrível durante esta semana ou a nova coleção de inverno chegará às lojas físicas e no e-commerce.

Se já faz um tempo que seu cliente não entra no seu app ou não compra algo, basta mandar uma mensagem dizendo o quanto ele é importante para seu negócio, aproveitando a oportunidade de oferecer alguma vantagem como desconto ou frete grátis.

Segmentar, segmentar e segmentar

Diferentemente da mídia tradicional, LBA também pode ser de grande utilidade para coletar dados relevantes dos consumidores, assim é possível interagir com eles de maneira personalizada e enviar as mensagens certas para o público-alvo certo.

Com a geolocalização no seu app, é possível integrar diversos tipos de pesquisas em uma campanha de marketing, em que os resultados de uma pesquisa de satisfação podem ser usados para segmentar ainda mais a próxima campanha, ao usá-los em conjunto com dados relacionados aos hábitos de consumo e comportamento do cliente.

No final, a importância de segmentar de forma personalizada o seu público-alvo é enorme. Por isso, integrar a geolocalização em seu app de e-commerce faz tanta diferença na maneira de interagir com os clientes e para aumentar as taxas de conversão

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas de hoje e que seu negócio consiga atingir resultados concretos. Assine nossa newsletter e se mantenha informado! 

Últimas postagens