6 estratégias de notificações push para melhorar o engajamento

Os aplicativos revolucionaram a forma com que lidamos com o mundo. Dizemos isso porque eles são responsáveis pelo imediatismo que estamos acostumados. Por exemplo, você não precisa esperar o jornal passar na TV para saber a previsão do tempo, ela está atualizada bem nas suas mãos.

E convenhamos que praticamente todos os aplicativos trabalham com notificações push, sem contar os que dependem delas, como redes sociais, apps de mensagens, notícias e afins.

Mas, antes de tudo, o que são notificações push?

As notificações push são as mensagens enviadas por aplicativos e o próprio sistema do celular para, como diz o nome, notificar algo. Elas aparecem como banners, se fixando na tela inicial quando o celular está bloqueado e como aviso quando o usuário está mexendo.

Para aplicativos como WhatsApp, as notificações são fundamentais. São elas que avisam quando alguém te manda uma mensagem, mas para outros apps, é uma forma de engajar o usuário e tê-lo mais próximo.

Como usar as notificações a seu favor?  

Quando um aplicativo não depende exclusivamente das notificações para o seu funcionamento, ele pode usá-las a seu favor como uma estratégia mobile, junto com os processos de App Store Optimization.

Por exemplo, a Netflix envia notificações personalizadas aos seus clientes indicando séries que combinem com seu perfil, de acordo com o que a pessoa geralmente assiste. Além disso, existem outras estratégias que podem ser usadas. Separamos algumas para você:

1- Notificação personalizada

A primeira dica tem a ver com o exemplo que demos da Netflix. Não perca tempo enviando uma notificação generalizada que não vai atingir todos os usuários. É claro que promoções dentro do app ou assuntos importantes devem ser notificados, mas tente sempre filtrar seu público-alvo.

2- Promoções

Mostre ao seu usuário por meio de notificações como pode ser benéfico ter o seu app instalado. Crie promoções e vantagens que o estimule a acessar o aplicativo! Nesse caso, mais uma vez, é legal ter um target.

Então investigue qual é o comportamento de compra de “x” usuários e faça promoções compatíveis com essas características.

3- Atualizações

Além das notificações push servirem como uma forma de promover um aplicativo, elas também podem ser usadas para alertar os usuários com recados importantes, como as atualizações.

Alguns celulares atualizam os aplicativos automaticamente, porém outros necessitam que o usuário entre na app store e atualize o app. Por isso, use as notificações para avisá-lo que uma nova versão está disponível. Aproveite também para lembrar que a experiência será melhor com essa atualização!

4- Que saudade!

Outra estratégia que pode ser muito divertida e engajar mais o seu usuário é dizer que está com saudades! Quando você perceber que determinado grupo ainda tem seu app instalado mas não costuma acessá-lo, mande uma mensagem!

5- Quando mandar?

Por mais que existam diversas formas de atrair um cliente por meio das notificações, existe um limite. Um aplicativo que envia muitas mensagens pode deixar o usuário saturado e até mesmo fazê-lo desinstalar o app.

Então investigue quais são os melhores horários para enviar, de quanto em quanto tempo é agradável e, mais uma vez, filtre os usuários para disparar mensagens diferentes.

6- O tamanho da mensagem

Outro detalhe a se atentar é o tamanho da mensagem para montar uma notificação. Tente sempre usar frases curtas que tenham um efeito positivo. Se o intuito da mensagem precisa de mais explicações, como regras de uma promoção ou sorteio, deixe que o usuário abra o aplicativo para saber.

Essas dicas te ajudarão muito a criar uma boa estratégia para investir nas notificações push. De qualquer forma, faça uma análise do seu público de acordo com a app store, assim ficará mais fácil desenvolver as mensagens e personalizá-las.

Além dessa, existem outras estratégias para o seu aplicativo conquistar mais os usuários e ter visibilidade. Separamos um caso de sucesso muito legal sobre o app EasyCrédito, que aumentou o número de suas visitas nas app stores em 200%! Confira!

Últimas postagens