Você, que está começando a entender melhor como o ASO é importante para a ascensão de um aplicativo nas app stores, provavelmente já se deparou com um tópico muito importante desse assunto: a pesquisa de palavra-chave.
O grande segredo por trás de uma boa otimização é escolher palavras-chave certas para o seu aplicativo e saber usá-las. Só assim o app terá notoriedade e, consequentemente, mais conversões.
A importância das palavra-chave
Antes de aprender como funciona a pesquisa de palavras-chave em um guia definitivo, é preciso entender a importância delas. Como o nome já diz, essas palavras são uma peça “chave” para os motores de busca.
Elas podem ser consideradas a principal ligação entre o usuário que pesquisa algo em uma app store e o aplicativo que quer ser encontrado.
Essas palavras fazem parte da otimização de um app para ele aparecer nos primeiros lugares nas pesquisas e também no ranking, seja da sua categoria ou no ranking geral de uma loja de aplicativos.
Mas, não é simplesmente escolher palavras aleatórias que têm a ver com o seu app. Sim, é preciso fazer sentido, entretanto, existe uma análise do volume de busca de cada palavra, a sua concorrência e a forma como ela é usada.
Como funciona a pesquisa de palavra-chave?
Antes de tudo, é muito importante contar com um planejador de palavras-chave, que irá ajudar o desenvolvedor a observar qual é o volume de busca dessa palavra e qual a sua dificuldade em rankeá-la.
Por exemplo, o seu aplicativo é um GPS. A palavra-chave “GPS” é muito concorrida. Se jogarmos na Apple Store, o primeiro app é o Waze, e o segundo, o Google Maps. Ou seja, a grande concorrência.
Então, você deve estar se perguntando:qual palavra-chave usar para substituir uma tão óbvia quanto GPS e conquistar downloads para quando o app tiver experiência, concorrer com os grandes do mercado?
Essa resposta é até que fácil. Você não precisa necessariamente substituir essa palavra-chave, mas talvez não escolhê-la como a principal. Explorar outras palavra-chave pode te levar a um nicho específico de clientes.
A própria Amazon, que é um e-commerce com muita referência, começou usando palavras-chave de cauda longa para atingir um público muito específico e depois conquistar o resto do mercado.
E, mesmo dominando grande parte das compras, principalmente nos Estados Unidos, a estratégia de usar esse tipo de palavra-chave ainda é constante na marca.
Long tale
Palavras-chave long-tail (ou de cauda longa) são utilizadas como estratégia para escolher palavras menos concorridas, a fim de dar mais visibilidade a um aplicativo. É só pensarmos em um exemplo prático de pesquisa.
Imagine que você quer achar um aplicativo que “ouve” qual música está tocando e te responde com o nome do artista e mais algumas informações. Se você jogar só “música” no campo de busca, provavelmente encontrará marcas como Spotify, SoundCloud e afins.
Mas, se esse app que está sendo procurado tem um bom trabalho de ASO e usa cauda longa, o usuário pode escrever “detector de música”, “como encontrar música”, “música que está tocando” e o aplicativo será um dos primeiros no resultado da pesquisa.
Como usar as palavras pesquisadas?
Todo app tem a sua palavra-chave principal. Mas, além disso, também pode investir em palavras-chave secundárias que movimentam o posicionamento do app. E como encaixá-las na app store?
A descrição do aplicativo é um lugar perfeito para ser recheado de palavras-chave, mas sem parecer forçado ou um texto difícil — mesmo que muitos usuários sequer leem esse rescurso.
O que mais integra na pesquisa?
Uma ferramenta de palavra-chave, além de analisar a dificuldade e quais termos têm o maior volume de busca, também pode sugerir palavras-chave que têm a ver com a sua pesquisa, ajudando a definir seu campo semântico.
Mesmo com a opção de saber o nível de dificuldade e de procura, é muito importante ter alinhado quem são os concorrentes do seu aplicativo e analisar quais palavras-chave eles estão usando.
Se a concorrência é grande no mercado, veja se vale a pena bater de frente com a mesma palavra-chave e se você tem chances com ela. Se não der certo, existem outras milhões de palavras que podem atrair downloads e até um público diferente do que esperado, porém qualificado.
Agora que você já entendeu um pouquinho mais sobre a pesquisa de palavras-chave e qual é o seu impacto para obter resultados, que tal aperfeiçoar a otimização do seu app entendendo como funcionam as duas maiores app stores do mercado?