Pesquisa de público-alvo: como atingir diferentes gerações com o mesmo app?

Na hora de definir a categoria de um aplicativo e quais são as suas principais funções para otimizá-lo nas app stores, também é normal definir uma faixa etária para quem o aplicativo é destinado. Mas, você também fez uma pesquisa de público-alvo para decidir quem quer atingir?

Uma das estratégias de marketing para o crescimento do app é estabelecer um target, seja para criar campanhas ou saber qual é a melhor linguagem. No entanto, já pensou em atingir vários tipos de público? Até mesmo diferentes gerações?

A geração dos usuários

Nós costumamos ter a impressão que os aplicativos e celulares novos foram feitos para os jovens e que eles dominam esse mundo. Não é mentira, mas com o aumento dos smartphones e o acesso à internet, os apps viralizaram.

Até os adultos mais conservadores que se relutavam a usar as redes sociais há uns anos, hoje, têm, no mínimo, o WhatsApp instalado. As app stores estão recheadas de opções para todas as idades, então, fique esperto para não se perder nessa.

Como definir um público-alvo?

A melhor forma de definir um target para o seu aplicativo é elaborar uma pesquisa de marketing de acordo com o produto que você fornece. Por mais que seja importante que o app esteja aberto para qualquer faixa etária, é preciso tomar algumas decisões.

Para o ASO, o ideal é ter definido um público-alvo a fim de formular a otimização mais adequada ao app. Por exemplo, se o aplicativo for o Tinder, com certeza ele não será indicado para crianças.

Então, é preciso entender primeiro quem é o seu target, direcionar campanhas que tenham uma boa abordagem, mas não esquecer de outras idades, abrindo um maior leque de conversões.

Crianças

Antigamente, era muito difícil encontrar crianças com celulares nas mãos, isso era coisa de adulto. No máximo, um videogame. Mas, essa relação mudou e, hoje, smartphones e tablets podem colaborar até com o desenvolvimento deles, por meio de aplicativos educativos, por exemplo.

Se o seu app tem esse objetivo, a segmentação para crianças deve ser feita de forma diferente com relação às outras idades. É preciso ser alegre, usar cores vibrantes e caprichar nos screenshots.

Adolescentes

Por mais engraçado que seja, os adolescentes são muito exigentes com os aplicativos que baixam. Os aplicativos que são populares e bem rankeados chamam a atenção e, além disso, levam muito em consideração a opinião dos amigos.

Logo, trabalho de ASO com essa faixa etária deve ser caprichado. Escolher as palavras-chave certas será crucial para o rankeamento do app, assim como o trabalho de retenção, que é um diferencial para essa idade.

Reter o usuário pode fazer com que ele fique mais engajado no app e, consequentemente, indique-o para os amigos e gere mais conversões.

Jovens adultos

Os jovens adultos provavelmente são os usuários mais conectados. Estão na internet 24 horas por dia, conhecem grande parte das categorias e conseguem achar qualquer coisa em uma app store.

Eles usam o celular como uma ferramenta, seja para se comunicar, estudar, trabalhar e afins. Por isso, o ideal para esse perfil é otimizar o aplicativo sempre deixando claro como o seu app vai facilitar a vida desse usuário.

E esse grupo também é bem curioso e querem as coisas rápidas. Costumam explorar os mecanismos de busca das app stores, mas não querem perder tempo procurando tanto, por isso, o ASO dos apps para essa faixa etária deve estar muito bem alinhado.

Adultos

Essa faixa etária não nasceu com os celulares na mão como as crianças nos dias de hoje. Como ainda estão “aprendendo” a lidar com essas novidades, alguns aplicativos podem ser revolucionários e facilitar muito a vida.

Os adultos são aqueles que provavelmente lerão as descrições, então, é legal trabalhar bem com as palavras-chave sem parecer um texto forçado e que seja fácil, porque o objetivo do app deve estar claro para esse leitor.

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre e cada faixa etária, fica muito mais fácil definir o público-alvo do seu aplicativo e cogitar explorar mais de um deles.

E, para a otimização dos elementos de acordo com o seu target, conte com o RankMyApp para o App Store Optimization! Fale com um de nossos especialistas em app marketing!

Últimas postagens