Você já se perguntou quantos aplicativos são desenvolvidos e lançados no mercado ao longo do ano? Na realidade, são vários e, por isso, muitos empresários encaram como um verdadeiro desafio saber como fidelizar clientes com um app mobile.
Mas o que de fato leva uma pessoa a se interessar por um app e a manter esse interesse com o passar do tempo? Como as empresas podem reter clientes com apps de sucesso? Essas e outras questões serão respondidas no decorrer deste artigo!
Os aplicativos e seus principais erros
Os aplicativos de sucesso são aqueles que apresentam a capacidade de equilibrar, de modo inteligente, suas estratégias de aquisição, retenção e monetização de usuários. No entanto, algumas empresas desenvolvem apps no intuito de conseguir o maior número de downloads, e isso não é algo errado de se fazer.
O problema é que a maioria delas se esquecem de pensar em estratégias para fidelizar clientes com o app e, com isso, acabam cometendo erros grosseiros durante todo esse processo.
É importante que os empreendedores tenham em mente que a retenção é o coração de um app de sucesso, já que os aplicativos mais lucrativos do mercado são aqueles que se preocupam em desenvolver métodos para reter usuários.
Segundo especialistas da área, reter um cliente vale muito mais do que promover a aquisição de 10 novos clientes para o seu app. Conheça, a seguir, os principais erros que ocorrem na retenção de clientes com o seu app mobile.
1- Solicitar registro do usuário
Caso você não seja uma marca de referência no mercado, solicitar que o cliente faça um registro para, somente então, poder desfrutar das vantagens do seu aplicativo pode acabar lhe custando muito caro.
Geralmente, 50% dos clientes em potencial de uma empresa desiste de usar um aplicativo só porque ele solicita um registro logo de cara. Isso porque quem está conhecendo um app pela primeira vez, quer logo saber o que ele tem a lhe oferecer e não quer perder tempo preenchendo dados.
Por isso, se deseja reter clientes para o seu app mobile, o ideal é não cometer esse erro logo de início, pois nesse caso o processo de retenção ficará cada vez mais complicado de ser efetivado.
2- Experiência falha
Um dos erros que você jamais deve cometer quando se está querendo reter clientes para o seu app mobile é inserir elementos que prejudiquem a experiência do cliente com o seu aplicativo.
Seja com formulários de preenchimento com tamanho inadequado, carregamento demorado, ou mesmo uma ergonomia ruim, tudo deve ser levado em consideração para evitar que o cliente tenha uma experiência ruim ao utilizar seu app pela primeira vez.
Para evitar que isso aconteça, procure montar uma equipe de profissionais que cuidem desses detalhes e realizem diversos testes para certificar que nenhum desses problemas existirá quando o cliente estiver experimentado seu app pela primeira vez.
3- Solicitar pagamento na hora errada para o usuário
A maioria dos aplicativos são gratuitos, mas existem situações em que fica disponível ao usuário a compra de mais um conteúdo ou novas funções para seu app mobile.
Essa solicitação deve ser realizada com muito cuidado pois, caso contrário, seu app não conseguirá fidelizar o número de clientes esperado. Além disso, não adianta oferecer um aplicativo com pouquíssimas funções somente para que o usuário tenha que comprar o resto futuramente.
Ao fazer isso, você não só estará induzindo seu cliente a desistir do app, como também irá fazer com que ele dê recomendações negativas, o que será algo péssimo para a reputação.
Como pôde notar, erros como esses acabam fazendo com que seus clientes abandonem o aplicativo, descartando, assim, todos os seus esforços aplicados no desenvolvimento de um app de sucesso.
Como evitar?
Para que isso não aconteça e você consiga engajar da melhor forma possível seu público-alvo, é preciso tomar alguns cuidados na hora de planejar e também desenvolver seu aplicativo, para que ele figure na lista dos smartphones por mais tempo.
Confira, a seguir, algumas dicas importantes para reter clientes com o app mobile:
1- Proporcione uma maior interação com seus clientes
Os apps têm como objetivo principal proporcionar uma maior interação com seus usuários de modo que ele veja o app como uma ferramenta que facilite seu dia a dia.
Por isso, se deseja reter clientes com o seu app mobile, você deve procurar sempre manter essa interação com o cliente para que ele veja seu app como algo útil em sua vida e queira mantê-lo por mais tempo em sua rotina diária.
2- Mantenha uma evolução contínua
Geralmente os apps de maior acesso são aqueles que estão em constante atualização. Portanto, ao desenvolver seu aplicativo, procure mantê-lo sempre atualizado para que seus clientes possam ficar cada vez mais interessados com o conteúdo e as vantagens que ele tem a oferecer.
3- Invista em App Store Optimization
Grande parte dos usuários que fazem o download de um aplicativo tem origem de um editorial, da busca ou mesmo da presença no ranking das lojas de apps.
Então, se você investir em meios para manter seu app sempre no topo desse ranking, com certeza terá o número maior de downloads do seu app e, consequentemente, as chances de reter clientes será bem maior.
Por isso, uma das formas mais eficazes de se manter no topo do ranking é investir em ASO, que é uma técnica utilizada em seu app para melhorar a presença do seu aplicativo nas buscas orgânicas.
4- Push notifications
Essa funcionalidade é de suma importância em apps pois, ao utilizá-la da forma correta e segmentada, seus clientes ficarão mais motivados e engajados ao seu app, sem contar que as notificações agregarão um valor a mais aos serviços existentes no seu aplicativo.
É importante saber que os usuários que recebem notificações costumam abrir os aplicativos com uma frequência maior e, por isso, apresentam uma maior retenção, chegando inclusive a duplicar a taxa de engajamento.
As notificações são, portanto, uma excelente maneira de você reter clientes para o seu app mobile.
Com as dicas dadas acima, sem dúvida alguma você, empreendedor, saberá perfeitamente como reter clientes para o seu negócio por meio do app mobile, garantindo, assim, um empreendimento lucrativo e de sucesso!
E todas essas estratégias de retenção não seriam nada sem o processo de otimização dentro das app stores.