Com o uso crescente de novas tecnologias, o mercado mobile acaba sofrendo grandes mudanças de um ano para o outro e ficar por dentro das tendências inovadoras que ocorrem nessa área é fundamental.
É fato que o mercado mobile proporcionou ao ramo empresarial novas estratégias, impulsionando novos modelos de negócio e serviços a um custo de utilização reduzido e uma maior conectividade.
Por isso compreender as tendências inovadoras do mercado mobile em 2016 é essencial para os empreendedores que desejam se manter ainda mais competitivos no mercado brasileiro.
Principais tendências inovadoras envolvendo o mercado mobile
Em 2016, o mercado mobile sem dúvida alguma irá evoluir ainda mais, ultrapassando inclusive o desktop em relação ao volume de tráfego.
As empresas vão passar a investir em apps próprios no intuito de aproveitar os benefícios e as vantagens da visibilidade online e gradativamente, os sites serão substituídos pelos aplicativos mobile.
Esse avanço do mercado m0bile se deve a grande necessidade que as empresas apresentam de aumentar a interatividade com os seus clientes e com isso melhorar ainda mais o processo de fidelização para que, além de obter novos clientes, seja possível manter os que já existem sempre da melhor forma possível.
Mas para que isso aconteça nada melhor do que estar por dentro das principais tendências inovadoras que envolvem o mercado mobile de modo que você empreendedor possa oferecer o que há de melhor na atualidade visando a qualidade do produto e /ou serviço oferecido e também a satisfação contínua dos clientes.
Por isso, pensando em ajudar você a se preparar melhor frente as movimentações que tem ocorrido ou que ainda vão acontecer nesse cenário, trouxemos uma lista com as principais tendências inovadoras envolvendo os apps mobile.
Gaggets vestíveis
Também conhecidos como wearables, os gadgets estão entre as tendências inovadoras do mercado mobile que pode fazer do seu aplicativo algo diferenciado e interessante para muitos consumidores.
Esse conjunto de aparelhos apresenta sensores e também uma conectividade com capacidade de coletar e fornecer dados variados melhorando ainda mais a integração entre produtos e serviços.
Acessórios de vestuário como relógios, pulseiras ou até mesmo óculos inteligentes, podem ser inseridos as estratégias de comercialização para aprimorar os serviços tais como rastrear a evolução de clientes em academias ou mesmo realizar o acompanhamento de pacientes em clinicas hospitalares por exemplo.
Maior integração com a nuvem
Com a evolução do alcance das redes 3G e 4G, é cada vez mais comum as pessoas se conectarem a internet por meio dos dispositivos mobile.
Por essa razão a integração com a nuvem acaba se tornando essencial para que produz apps que necessitam de uma maior sincronia.
Dessa forma não é a toa que promover uma maior integração dos aplicativos móveis com a nuvem é uma das tendências inovadoras que vem se destacando no mercado móbile em 2016.
A internet das coisas
Cada vez mais a conectividade entre os elementos que integram o cotidiano das pessoas aumenta, e isso pode ser evidenciado através do que chamamos de internet das coisas.
Essa é uma das tendências inovadoras que tem revolucionado o mercado brasileiro nos últimos anos e promete continuar em expansão em 2016.
A internet das coisas vai proporcionar grandes transformações que consequentemente vão levantar questões e desafios para as companhias e estar preparado para essas mudanças é fundamental pois caso contrário a sua empresa estará fadada ao fracasso.
Atenção maior com a segurança no cenário móbile
Hoje em dia a utilização de apps de internet banking e também de compras online pelos aplicativos móveis é crescente e por isso, várias empresas tanto do Brasil quanto do mundo inteiro estão em busca de um melhor posicionamento no mercado financeiro.
Essa é uma das tendências inovadoras que já vem sendo aplicada em algumas companhias como o Banco original e Guia Bolso.
Para alguns bancos esse cenário já não é mais uma novidade e sim algo real, cuja sua implantação visa a expansão cada vez mais dessas empresas no ambiente físico por meio da criação de novas formas de transacionar e lidar melhor com dinheiro através de aplicativos mobile.
Esse é o caso por exemplo dos bancos Bradesco e o Banco do Brasil, que, de olho no mercado mobile, lançaram apps para Apple Watch.
Portanto torna-se necessário diante desse cenário desenvolver excelentes sistemas de segurança para atuarem de maneira efetiva nos apps mobile fazendo assim com que mais pessoas se tornem adeptas do uso de aplicativos móveis em suas transações financeiras.
Criação de plataformas completas em apps mobile
A utilização de alguns aplicativos como o Whatsapp por exemplo para criar grupos de funcionários e assim facilitar o debate de pautas e projetos em tempo real é algo que se vê com bastante frequências em várias empresas hoje em dia.
Mas um erro em que muitas dessas empresas acabam tropeçando é o de não desenvolver soluções mais robustas para atender também a outros setores do empreendimento em si, como é o caso do monitoramento de cargas, a gestão de equipes, dentre outros.
Por isso uma das tendências inovadoras para 2016 envolvendo o mercado móbile é justamente procurar desenvolver plataformas mais completas e que consigam abranger todos os setores de uma empresa.
Mobile advertising
Com a publicidade ganhando novos formatos através da popularização promovida pelas redes sociais, algumas redes sociais como o Facebook estão criando serviços que conduzem as empresas diretamente para o seu público-alvo.
Agora com o aumento da popularidade dos apps móbile esse processo ganhou uma nova cara e também aparece com uma das tendências inovadoras para 2016.
As empresas poderão anunciar em uma nova plataforma e com isso vão atingir um maior número de consumidores. Essa é de fato uma estratégia interessante e que pode elevar consideravelmente o aspecto financeiro das companhias.
Portanto como pode notar, em termos gerais a mobilidade está conduzindo as empresas a um novo patamar de excelência, e tendências inovadoras é o que não faltam para o mercado mobile em 2016. Por isso não perca tempo e inicie já o seu planejamento para sair na frente da concorrência e assim melhorar ainda mais a receita financeira da sua empresa!