Imagem ilustrativa de códigos de programação para apps móveis.

Conheça os principais tipos de programação para apps móveis

Conhecer mais sobre o processo de programação para apps móveis é indispensável para o desempenho e desenvolvimento do aplicativo. Para isso, existem diversos tipos de linguagens que permitem criar os mais variados modelos de aplicações móveis.

Pensando nisso, o RankMyAPP traz tudo o que você precisa saber sobre programação de aplicativos, quais são os principais tipos de apps e as linguagens de programação mais utilizadas para cada sistema operacional. Confira!

Tipos de aplicativos

Antes de conhecer quais são as linguagens de programação para apps, é importante compreender quais são os tipos de aplicativos desenvolvidos. Assim, será possível encontrar a melhor forma de programar o aplicativo para o seu negócio on-line. Confira quais são os principais modelos abaixo:

Aplicativo nativo

O app nativo nada mais é do que um aplicativo que é desenvolvido exclusivamente para o mobile, sendo criado com códigos específicos para um sistema operacional e com a capacidade de usufruir de todo o potencial do smartphone, como câmeras, GPS, etc.

Por isso, o desenvolvedor de aplicativos que optar por essa modalidade foca em apenas um canal de distribuição para seu aplicativo.

Web apps

Os web apps são construídos com uma linguagem mais simples, com URLs que podem ser abertas em qualquer dispositivo que possua um navegador instalado para a leitura dos códigos.

Por isso, eles não precisam ser instalados no smartphone, sendo mais leves e de fácil carregamento do que outros tipos de plataformas. Eles costumam ser mais baratos por não terem um processo de construção tão complexo quanto os demais modelos.

App híbrido

O aplicativo híbrido utiliza uma programação para apps móveis que é interpretada por vários tipos de sistemas operacionais, funcionando perfeitamente no mobile e também no desktop.

Esse é um dos modelos mais utilizados no mercado, já que pode estar disponível em todas as lojas de aplicativos e possui as mesmas características do app nativo e do web app.

Como escolher o modelo ideal para seu app?

Homem de terno trabalhando na programação para apps. móveis

Existem muitas dúvidas sobre como escolher o modelo ideal para o seu app, optando pelo aplicativo híbrido, nativo ou web. Para isso, é importante analisar alguns dados da sua plataforma

Se seu app for um m-commerce, o ideal é optar pelo modelo híbrido, que oferece um alcance muito maior do que um app nativo, voltado para plataformas que ofereçam soluções mais específicas para um sistema operacional, como filtros, personalização de interface, etc.

Já o web app pode ser uma boa alternativa para quem está iniciando no mercado mobile, por oferecer um melhor custo-benefício e ter uma interface constantemente atualizada, de modo que o desenvolvedor de aplicativos Android possa aperfeiçoar o app de acordo com as necessidades e preferências do usuário.

Linguagem de programação para apps

A escolha de qual linguagem de programação para apps móveis deve ser utilizada é feita de acordo com o tipo de aplicativo e o nível de familiaridade do desenvolvedor com cada linguagem.

Por isso, o ideal é optar por um tipo de código mais atualizado e de fácil atualização, a fim de facilitar o aprimoramento do aplicativo em caso de bugs, ANRs ou atualizações, por exemplo. Confira abaixo os principais tipos de linguagem de programação para aplicativos.

1.Swift (iOS)

Lançada em 2014, a Swift é uma das linguagens de programação para iOS mais utilizadas, sendo uma plataforma mais fácil e prática para quem está começando no mercado de desenvolvimento de apps. Ela também oferece flexibilidade para ser utilizada em conjunto com outras linguagens, como o Objetive-.C

2.Kotlin (Android)

A Kotlin é uma das linguagens de programação mais utilizadas pelo desenvolvedor de app para Android, oferecendo códigos mais organizados e estáveis, podendo construir os mais variados tipos de aplicativos. Outra vantagem do Kotlin é que ele também pode funcionar em conjunto com outras linguagens, como o JAVA, por exemplo.

3.C# e Xamarin (Android e iOS)

Desenvolvida pela Microsoft, a C# é uma ótima opção de linguagem de programação para ser utilizada em aplicativos híbridos. O framework do Xamarin permite que a programação em C# seja implementada do código do iOS ou Android, de modo que o aplicativo funcione como um app nativo do sistema.

As extensões do Xamarin.ios e Xamarin.android são utilizadas para aperfeiçoar o desempenho do app em ambos os sistemas.

4.React Native (Android e iOS)

A React Native é uma tecnologia open source que usa a linguagem JavaScript para otimizar o aplicativo para vários sistemas operacionais. Com isso, converte os códigos do JavaScript ou Objective-C para a linguagem nativa do Android ou iOS, permitindo que o aplicativo funcione normalmente em ambas as plataformas.

Tenha um aplicativo de sucesso

Pensar no melhor formato para o seu aplicativo é importante porque contribui para a taxa de retenção de usuários, uma vez que ele terá mais chances de atender às necessidades do público. Para saber mais dicas como essa, assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Últimas postagens