Conhecer o seu público é uma das etapas mais importantes para definir uma boa estratégia de marketing para aplicativos. Saber qual é o perfil do consumidor mobile ajuda a aprimorar a experiência dos usuários do seu app. Dessa forma, seu negócio tem muito mais sucesso no ambiente digital.
Por isso, você deve realizar pesquisas constantes e descobrir cada vez mais sobre os hábitos de consumo das pessoas que utilizam o seu aplicativo. Pensando nisso, o RankMyAPP preparou um artigo exclusivo sobre o tema, para você entender a relevância que as preferências do consumidor mobile têm para sua empresa.
A importância dos hábitos de consumo para seu negócio
Muito mais que interesses em comum, o público-alvo da sua empresa tem padrões de comportamento específicos no ambiente digital. Conhecer os detalhes da jornada de consumo mobile é fundamental para você proporcionar a experiência esperada pelos usuários.
Oferecer ao consumidor mobile justamente o que ele precisa de um app ou site responsivo aumenta as chances de sucesso da ferramenta. Como consequência, sua empresa tem mais visibilidade em ambiente digital, visto que sua estratégia de mobile marketing fica mais precisa e personalizada.
Traçar o perfil de consumo do seu público-alvo por meio de dispositivos móveis implica otimizar a UX (user experience). Sendo assim, você adequa seus serviços de acordo com fatores como: os dispositivos mais utilizados, as funcionalidades esperadas, os produtos mais comprados, entre outros.
Qual é o perfil do consumidor mobile no Brasil?
Dados levantados pelo RankMyAPP em parceria com a Opinion Box em 2020 apontaram algumas das principais tendências mobile entre os brasileiros. No ano passado, a pandemia de COVID-19 alavancou o consumo por meio de plataformas digitais móveis e em virtude do fechamento de estabelecimentos físicos.
Entre os serviços mais utilizados pelos usuários no Brasil em 2020, a categoria de redes sociais se destacou com 14% da preferência. Sendo assim, de acordo com a pesquisa, percebe-se a alta procura do consumidor mobile brasileiro por aplicativos como Facebook, Instagram, WhatsApp e outros.
Outras categorias favoritas foram: serviços de delivery (11%), bancos e investimentos (10%) e apps de carona (10%). Muitos desses números são reflexos das limitações causadas pela pandemia, afinal apps como esses possibilitaram que as pessoas realizassem uma série de ações sem precisar sair de casa.
Além disso, os entrevistados disseram os fatores que mais costumam influenciar na hora de baixar um aplicativo. Para a maioria (31%), as redes sociais são fundamentais. Indicações de amigos e anúncios em apps stores também são influentes, com respostas equivalentes a 26% e 20%, respectivamente.
Definindo hábitos de consumidores mobile
Os dados acima apresentam um panorama do consumidor mobile brasileiro. Com eles, percebe-se que muitos fatores são determinantes no momento em que o usuário resolve comprar on-line ou contratar algum serviço. Assim, os hábitos de consumo podem ser bem variáveis.
Entretanto, algumas práticas podem fazer a experiência oferecida pela sua empresa ser ainda mais personalizada de acordo com as preferências do seu público. A seguir, confira algumas dicas que podem ser úteis para sua estratégia:
Faça pesquisas
Realizar pesquisas com o público-alvo é uma forma bem prática de colher dados e entender as urgências dos usuários. Dessa forma, você pode trabalhar no desenvolvimento de aplicativos com funcionalidades realmente interessantes para possíveis consumidores.
Além disso, você pode coletar informações entre os usuários que já utilizam os serviços mobile oferecidos pela sua empresa. Com isso, você investe em manutenções e atualizações essenciais.
Atente-se para reviews e ratings
As avaliações feitas pelos consumidores mobile sobre a sua empresa no ambiente digital também dizem muito sobre eles. Isso porque, a partir de ratings e reviews, os usuários deixam claro o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. Assim, fica mais simples compreender as necessidades do seu público.
Aliás, segundo a pesquisa comportamental mencionada acima, usuários levam os reviews em consideração antes de baixar um app. Os dados levantados apontam que 95% dos usuários consideram as avaliações antes de iniciar o download de um aplicativo, por isso esteja sempre atento a esse detalhe.
Converse com os usuários
Talvez essa seja a forma mais eficiente de traçar o perfil dos consumidores que utilizam os serviços mobile da sua empresa. Afinal, as pessoas podem dizer diretamente o que elas esperam consumir a partir de ferramentas móveis.
Se você tem um app, por exemplo, é interessante conversar com usuários antigos para saber os motivos que fazem eles investirem há tanto tempo na ferramenta. Outra dica é consultar ex-usuários que reinstalaram o aplicativo.
Converse com um especialista em mobile marketing
Esperamos que você tenha compreendido a importância de adequar a experiência digital para os hábitos do consumidor mobile que utiliza seus serviços. Agora, uma boa ideia é você agendar uma reunião com especialistas do RankMyAPP para traçar a melhor estratégia mobile com base em pesquisas personalizadas.