Já ouviu falar em app indexing? Essa estratégia muito comum e eficaz no mobile marketing aumenta as chances de atrair leads qualificados. Mas como ela funciona e quais são as vantagens de utilizá-la?
Para você entender melhor o que é app indexing, o RankMyAPP preparou um conteúdo exclusivo sobre como ele pode contribuir no aumento do tráfego orgânico do seu aplicativo e fidelizar os usuários ativos. Continue a leitura e confira as informações mais importantes sobre o assunto.
O que é app indexing?
O app indexing é uma estratégia de mobile marketing que envolve páginas web. Em outras palavras, ela tem por objetivo conectar o site da marca e o seu aplicativo. Dessa forma, é possível trabalhar não apenas as estratégias de ASO na aplicação móvel, como também as de SEO nas páginas do site.
Para compreender melhor o funcionamento dessa estratégia, imagine que você acessou o site da Netflix e encontrou uma sugestão de filme que te interessou. Ao clicar no link apontado na página do site, você é automaticamente direcionado ao aplicativo, tendo uma experiência ainda melhor para assistir ao título escolhido.
O mesmo pode acontecer com o download de um app. Os sites das empresas podem oferecer um link que, quando clicado, direciona a pessoa para a loja de aplicativos correspondente ao seu sistema operacional, tendo a oportunidade de fazer o download da aplicação móvel em alguns segundos.
Qual é a principal vantagem do app indexing?
O uso da estratégia app indexing é uma ótima opção para você atrair novos usuários ao seu aplicativo em diferentes “locais” da internet. Assim, seu app pode ser oferecido em uma busca nas stores ou até em pesquisas web, como as realizadas no Google, por meio de applinks.
Com isso, é possível executar diferentes estratégias de marketing para o público encontrar seu site e, consequentemente, seu negócio on-line. Nesse caso, é necessário fazer a otimização de conteúdos tanto no app quanto no site, ou seja, o ASO e o SEO.
Ambos atuam com a otimização de elementos que influenciam nos resultados de pesquisa dos buscadores, como a utilização de palavras-chave. Assim, a oferta de conteúdos relevantes ao seu público-alvo não só faz as pessoas chegarem ao seu aplicativo mais facilmente, como também pode fidelizá-las.
App indexing só é válido para novos usuários?
Ao contrário do que muitos podem acreditar, o app indexing não é apenas uma estratégia para a captação de novos leads qualificados. Ele ainda serve para quem já tem o aplicativo instalado. Nesse caso, ao realizar uma ação dentro do site, a pessoa é direcionada ao app, onde a ação será concluída, por exemplo.
Para que isso aconteça, é necessário que o aplicativo tenha conteúdo indexável. Assim, o Google indexa esses resultados e direciona o usuário a essa página específica dentro do app. Porém, para que o seu aplicativo seja ranqueado na web, é necessário realizar um trabalho de URLs web-friendly e Deep Linking.
Então o app indexing só funciona para aplicativos Android?
Apesar de a indexação ser feita pelo Google, os aplicativos para iOS também podem contar com essa estratégia. Para isso, é preciso seguir os passos descritos no Firebase e na página da Apple Developers. Isso também pode ser feito por outros app trackings e ferramentas de Deep Link.
Como fazer o app indexing?
Agora que você já sabe o que é o app indexing e como ele funciona, é hora de aprender como ele é feito. Tanto para Android quanto iOS, o processo é bem simples e pode ser feito em minutos.
Para Android, é necessário acessar o Google Play Developer Console e adicionar o site ao perfil do aplicativo que será indexado.
- Selecione, no Google Play Developer, o aplicativo que será indexado;
- Clique na aba “Ferramentas de Desenvolvimento” e depois em “Serviços e APIs”;
- No item “Indexação de apps a partir da Pesquisa Google”, clique no botão “Confirmar Website” e adicione o site da empresa;
- Com isso, o responsável pelo site precisará liberar a solicitação de verificação. Será preciso confirmar que o aplicativo está linkado ao site e continuar o processo internamente.
Já para iOS, esse processo deve ser feito por meio do Google Analytics do site do app. Para conferir os demais passos técnicos da ação, você pode acessar o site Apple Developer.
Mantenha-se atualizado com o blog RankMyAPP
Além de entender melhor o que é e como funciona o app indexing, no blog RankMyAPP, você encontra muitos outros conteúdos que te ajudarão a criar estratégias de mobile marketing ainda mais assertivas para o seu app. Então, não deixe de assinar nossa newsletter e receber nossas publicações em primeira mão!