Arte ilustrativa mostra homem mexendo no celular, remetendo ao app crash.

O que é app crash e como ele impacta a visibilidade do app

Mesmo o aplicativo sendo projetado e recebendo vários testes para que seu funcionamento seja o melhor possível, ele acaba apresentando erros, como os ANRs e o app crash, que acabam influenciando diretamente na experiência do usuário.

Os app crashes são um dos erros mais comuns apresentados pelos aplicativos. Mas o que é app crash e o que pode ser feito para evitá-lo? No conteúdo a seguir, preparado exclusivamente pela equipe do RankMyAPP, você confere essas e outras informações sobre o tema.

Entendendo os crashes

Os crashes são falhas apresentadas pelos aplicativos quando há uma saída inesperada, geralmente causada por um sinal ou uma execução não processada. Algumas das razões podem ser esgotamento de recursos, execuções não tratadas e outros estados inesperados do app.

Geralmente, quando o app crash acontece, o usuário recebe uma mensagem em uma caixa de diálogo, informando que “o app parou” e a opção de abri-lo novamente. Essa informação é bem semelhante à emitida em casos de ANRs, como explicamos neste conteúdo.

Por fazer parte da lista de erros mais comuns de acontecer com um aplicativo, é importante que as empresas responsáveis acompanhem os relatórios de falhas apresentadas pelo app.

Como acompanhar os erros que acontecem com o app

Sempre que um erro é apresentado pelo aplicativo, como o app crash, o usuário tem a opção de informar sobre o ocorrido, o que ajuda as empresas a terem uma visão mais clara do que está acontecendo com a aplicação móvel e, assim, tomar as providências necessárias.

Analisando os app crashes no iOS

Uma forma de ter um relatório de falhas que acontecem com os aplicativos para iOS é através do App Store Connect. Porém, ele fornece apenas as informações dos erros em que os usuários concordaram em compartilhar as informações de uso e diagnósticos com os desenvolvedores da aplicação móvel.

Uma dica é que as empresas responsáveis pelo funcionamento do app acessem com frequência o Xcode Help. Assim, será possível acompanhar de perto as principais ocorrências de falhas do aplicativo e solucioná-las o mais rápido possível.

Analisando os app crashes no Android

Geralmente, quando há ocorrências de app crash de um aplicativo Android, a empresa responsável por ele recebe alertas, graças à ajuda da ferramenta Android Vitals. Ainda, é possível ter um relatório com os principais erros apresentados pelo app, inclusive os ANRs.

Por que é importante acompanhar os erros?

Duas mulher trabalhando em frente a um monitor vertical para resolver um problema de app crash.

É muito importante acompanhar os app crashes e demais erros que acontecem com os aplicativos para que seu usuário não tenha uma experiência ruim com a aplicação móvel, o que pode acabar rendendo ratings e reviews negativos.

Mas, além disso, as ocorrências de app crash, ANRs e demais erros impactam, diretamente, na visibilidade do aplicativo nas stores. Na Google Play Store, por exemplo, é estipulado um limite de falhas que o app pode apresentar. Caso o aplicativo exceda o número, ele tem menor destaque nos resultados de pesquisa.

Na App Store acontece o mesmo: além de não ganharem destaque nos resultados de busca, os aplicativos que apresentam muitas falhas são penalizados, correndo o risco de perderem a chance de serem lançados na loja.

Além disso, os aplicativos que apresentam muitas falhas tendem a ter uma taxa de desinstalação 30% maior que os demais. Uma pesquisa realizada pela Dimensional Research, em 2015, aponta que os usuários insistem em usar um aplicativo com performance ruim até três vezes.

Mantenha-se informado com nossos conteúdos

Gostou de saber mais sobre a importância de acompanhar as ocorrências e o app crash e como obter os relatórios? Então, assine agora mesmo nossa newsletter para receber mais conteúdos como este em primeira mão, diretamente no seu e-mail. Mantenha-se informado com o blog RankMyAPP e garanta a melhor performance do seu aplicativo com as nossas dicas.

Últimas postagens