A importância de garantir a boa performance mobile do app

Uma das principais razões para que as pessoas utilizem cada vez mais aplicativos é a praticidade proporcionada por eles. Contudo, se sua performance mobile não for boa, esse objetivo acaba se perdendo, fazendo com que o usuário busque por outras opções e tenha uma impressão ruim do seu app.

O baixo desempenho do aplicativo é uma grande questão, inclusive, quando se trata de retenção de usuários. Afinal, quem vai querer manter um app que costuma apresentar erros, demora para carregar ou trava com frequência?

Então, para que você não tenha prejuízos de receita e branding, causados por performance mobile ruim, o RankMyAPP preparou um conteúdo exclusivo sobre o tema. Confira, a seguir.

O terror da má performance mobile

Provavelmente, você já sofreu com problemas de má performance em algum momento, como a página de conclusão de compra que nunca carregou e te deixou na dúvida se o produto foi pago ou não, o GPS que travou no meio da viagem e fez com que você se perdesse ou o aplicativo que é lento.

Apesar de não serem nada agradáveis, esses problemas podem acontecer vez ou outra, porém, quando são frequentes, os riscos do usuário desinstalar o aplicativo e fazer críticas que deixem a empresa com uma má reputação são ainda maiores.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2015 pela Dimensional Research, 80% dos entrevistados afirmaram que tentam utilizar apps com performance mobile ruim 3 vezes ou menos. Já 36% do grupo declara que passa a ter uma má impressão da empresa que tem aplicativos problemáticos.

Os fatores que caracterizam um bom desempenho mobile

Como mencionado anteriormente, todos os aplicativos acabam apresentando algum problema de desempenho, que, geralmente, é solucionado com uma atualização. O ideal é que os apps sofram o mínimo possível com essas questões de performance.

A performance mobile ideal é aquela em que o usuário não tem problemas para utilizar o aplicativo: as páginas carregam rapidamente, não há travas ou erros constantes e todos os serviços oferecidos na aplicação móvel cumprem o que prometem.

performance mobile

Por falar em páginas, uma pesquisa realizada pela Akamai aponta que 47% dos usuários mobile acham aceitável aguardar por até 2 segundos para o carregamento das páginas dos aplicativos, enquanto 20% afirma que o ideal é que o carregamento seja instantâneo.

Quais são as causas de uma performance mobile ruim?

O desempenho do aplicativo depende de diferentes fatores, como o servidor, a programação, a rede e o dispositivo móvel utilizado, mas, é muito comum que os apps apresentem uma performance mobile ruim durante picos de acessos, que podem acontecer durante uma campanha de promoção com tempo limitado, por exemplo.

A performance mobile refletida nos ratings e nas reviews

É muito comum que os usuários façam relatos de suas experiências com os aplicativos no espaço de comentários das lojas de apps. Essas informações também servem como fator de decisão para quem está prestes a fazer o download de uma aplicação móvel.

Portanto, quando a experiência com o app é ruim, acaba refletindo nos ratings e nas reviews negativas. Consequentemente, ela influencia a decisão de outras pessoas que cogitam testar o aplicativo, além de ser prejudicial para o branding da empresa.

Sendo assim, é importante manter-se atento a comentários e notas deixados para o seu aplicativo. Eles contribuem para que você possa entender melhor o que está desagradando os usuários e quais são os problemas de performance que precisam de ajustes.

A análise de sentimentos para evitar problemas

O RankMyAPP realiza análise de sentimentos dos usuários para poder identificar possíveis problemas que precisam ser solucionados, como a performance mobile e os demais fatores que contribuem para a desistência do app.

Além disso, esse trabalho mensura a reputação da empresa. Para entender melhor, confira o conteúdo que preparamos sobre o tema, clicando aqui.

Mantenha-se informado em nosso blog

Para que você não perca nenhuma novidade do universo mobile, além de manter-se sempre em dia com as principais informações para a boa performance mobile do seu app, não deixe de assinar nossa newsletter. Conte com a ajuda do RankMyAPP!

Últimas postagens