Aplicativo ou site mobile: qual é o melhor para a minha empresa?

Os smartphones mudaram a forma das pessoas se relacionarem com as empresas e serviços. Por isso, é muito comum que gestores se perguntem qual é a forma mais prática e eficiente de se conectar com os usuários. Afinal, o que é mais viável: ter um aplicativo ou site?

De fato, o mundo mobile proporciona uma série de benefícios para todos que utilizam dispositivos móveis no dia a dia. Porém, para ter um bom desempenho nesse universo, é importante entender qual é o seu público e também saber exatamente o que você deseja oferecer.

Tendo isso em mente, você pode definir se sua empresa precisa de um site ou aplicativo. Para ajudá-lo, preparamos esse conteúdo com algumas informações úteis na hora de escolher a melhor opção de estratégia mobile.

O que é melhor para a minha empresa?

Ter uma estratégia mobile bem definida para a sua empresa é praticamente indispensável hoje em dia. Afinal, a relação entre as pessoas e os smartphones se torna cada vez mais íntima.

Segundo dados do Google, mais de 29% das pesquisas feitas em navegadores correspondem a usuários de smartphones. Assim, é imprescindível oferecer serviços e informações sobre seu negócio por meio de dispositivos móveis, seja por aplicativos ou sites responsivos/mobile.

Entretanto, a decisão por uma dessas opções varia com o tipo de experiência que você deseja oferecer ao seu público. É possível dizer que, no fim, tudo depende do seu modelo de negócio, do seu ramo e, é claro, da sua estratégia mobile.

Site responsivo/mobile

Os sites são a forma mais comum de criar seu espaço em um ambiente digital. Criando um domínio na web, você disponibiliza todas as informações que os usuários precisam saber sobre sua empresa ou seus serviços.

Entretanto, seu site desktop deve se tornar um dos sites mobile ou responsivos se você quiser oferecer uma experiência interessante em celulares e tablets. Assim, usuários de smartphones acessam a página de sua empresa de forma prática e rápida.

Um website pode ser muito viável para quem só quer disponibilizar mais detalhes da empresa para o público. Desde que esteja bem-adaptado para o mobile, ele é acessado facilmente por qualquer dispositivo a partir de um simples link.

aplicativo ou site

Aplicativo

Já se a sua ideia é oferecer algum tipo de funcionalidade além de simples informações, um aplicativo é uma excelente ideia. Isso porque os apps possibilitam uma experiência personalizada e eficiente, com tecnologias sofisticadas que facilitam ainda mais a vida dos usuários.

Trabalhar no desenvolvimento de um aplicativo significa proporcionar serviços de atendimento personalizado, compra e venda, e muitas outras funções. Assim, os apps funcionam como um ótimo complemento para sua página na web.

Porém, se você só tem o objetivo de criar um espaço digital para informar seu público, um site pode facilmente resolver a questão. Afinal, um aplicativo réplica do website seria pouco atrativo, além de trabalhoso para os usuários, que teriam que fazer o download.

Aliás, segundo o Google, 95% dos apps são deixados de lado após 30 dias de uso, sendo 1 a cada 4 utilizados apenas uma vez. Por isso, é importante garantir que seu aplicativo proporcione algo novo e realmente útil para o usuário. Do contrário, sua aplicação móvel pode se tornar obsoleta.

Por que não as duas opções?

Você já sabe que escolher entre um aplicativo ou site vai depender muito do tipo de experiência digital oferecida ao seu público. Isso, porém, não quer dizer que uma opção exclui a outra. Nesse sentido, você pode trabalhar com um site mobile/responsivo em conjunto com um aplicativo funcional.

Basta entender como o seu público se comporta. Por isso, na maior parte das vezes, um site acaba sendo uma opção praticamente indispensável. A partir dele, você pode entender como os usuários se relacionam com sua empresa e, assim, definir se um app será útil ou não.

Além disso, a otimização de sites a partir de técnicas SEO contribui para a maior divulgação do seu aplicativo. Afinal, você pode criar botões de download do seu app dentro da página da sua empresa na web

Dessa forma, você aumenta as chances dos usuários encontrarem seu aplicativo a partir de pesquisas em buscadores. Ou seja, ele ganha espaço para além das lojas digitais, como o Google Play Store e a Apple App Store.

Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo mobile

Apostar em um aplicativo ou site vai depender muito do seu modelo de negócio e do comportamento do seu público no ambiente digital. Assim, é importante traçar uma estratégia mobile que se adeque à experiência que você deseja proporcionar. Para não perder nenhuma novidade sobre o tema, assine a nossa newsletter.

Últimas postagens