Equipe eficiente que trabalha com inteligência de dados.

A importância da inteligência de dados no marketing mobile

Para que as estratégias de marketing mobile sejam eficazes para seu app, é preciso conhecer o mercado e o seu público, correto? Para isso, é necessário não apenas coletar, mas analisar as informações. Já pensou em ter que fazer essa coleta e análise sem o trabalho de inteligência de dados?

Apesar disso, muitas pessoas não sabem, ao certo, o que é inteligência de dados, ou têm uma ideia equivocada sobre essa ferramenta. Então, para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema, preparamos um conteúdo exclusivo. Confira a seguir!

Entendendo a inteligência de dados

Antes de falarmos sobre a importância de trabalhar a inteligência de dados, é preciso entender, exatamente, no que ela consiste.

A inteligência de dados é um processo que organiza informações coletadas e as integra em sistemas que as analisa e interpreta. Dessa forma, é muito mais simples observar os dados e, assim, criar estratégias mais assertivas para seu objetivo.

Por conta disso, essa ferramenta é indispensável no marketing mobile. A organização e a análise realizadas pela inteligência de dados proporcionam aos especialistas a chance de criar estratégias com base nos resultados de métricas atualizadas e de visualizar, com clareza, possíveis problemas.

As vantagens oferecidas pela inteligência de dados

À primeira vista, podemos afirmar que a principal vantagem da inteligência de dados é a coleta, a análise e a organização das informações. Mas há alguns outros pontos positivos que merecem destaque, como:

Criação de estratégias

A possibilidade de criar estratégias mais assertivas é uma das principais vantagens da inteligência de dados. Com a visualização facilitada de informações por meio de ferramentas, é possível, dentro do contexto mobile, dar foco a objetivos específicos, como a otimização de aplicativos dentro das lojas ou a aquisição de novos clientes, por exemplo.

Um passo à frente

Além de criar estratégias para otimizar seu app e atender cada vez melhor aos usuários, a inteligência de dados permite que você esteja sempre um passo à frente de seus concorrentes. Isso porque você terá informações sempre atualizadas sobre o momento atual do mercado/segmento.

Além disso, é válido salientar que todas as informações utilizadas para se manter à frente da concorrência tem projeções em bases de dados, que proporcionam uma visualização mais ampla do atual cenário mobile.

Possibilidade de inovar

Por se tratar de informações atualizadas, há a possibilidade de pensar em inovações e diferenciais para seu aplicativo. Isso porque será possível estudar o comportamento do público e do mercado naquele exato momento.

Com essas informações, é possível oferecer aquilo que o público espera, além de criar novas funcionalidades, que podem surpreender positivamente os usuários, além de aumentar as chances de fidelização dos clientes.

Metrificar os resultados

Com a inteligência de dados, é possível metrificar seus resultados, ou seja, saber em quais pontos as estratégias estão dando os resultados esperados — como o melhor rankeamento nas stores, por exemplo — e em quais é necessário fazer ajustes — como aumentar a retenção dos usuários no app.

Segurança dos dados

Atualmente, muitas ferramentas de inteligência de dados contam com sistemas de segurança de dados, que impedem que as informações coletadas — ou até mesmo as dos clientes — corram o risco de serem vazadas, mesclando o armazenamento em nuvem e em softwares próprios.

A inteligência de dados voltada para o usuário

Pessoas pesquisando sobre inteligência de dados voltada para o usuário.

A voz do usuário é de grande importância no momento de criar estratégias para o seu aplicativo. Isso porque reclamações, sugestões e elogios são fundamentais para a análise do que precisa ser melhorado dentro do app, bem como o que está dando resultados positivos.

Por outro lado, é muito comum que os usuários aguardem uma resposta de suas queixas, especialmente de reviews realizados em stores e sites. Porém, uma questão que tem levantado discussões e que não tem mais apresentado as vantagens de antes são as respostas automáticas, que pode fazer com que o usuário se sinta menosprezado.

Assim, o atendimento humanizado passou a ser o foco das empresas, com o objetivo de fazer com que o usuário se sinta ouvido e atendido. Para que isso funcione de forma mais efetiva, são utilizadas as informações deixadas pelos clientes nos reviews e ratings. Afinal, qual a melhor maneira de atender bem senão ouvindo as principais queixas?

Pulse solution

O RankMyAPP desenvolveu a plataforma Pulse Solution, focada na análise de ratings e reviews em aplicativos, redes sociais e sites como o Reclame Aqui. Além de analisar as avaliações, também responde os comentários, de forma totalmente humanizada.

A união da humanização com a inteligência de dados é o grande diferencial da Pulse Solution. Acreditamos que, com respostas elaboradas por profissionais, e não mais por uma máquina, e com um trabalho forte de inteligência por trás dessas respostas, os usuários dos aplicativos se sentirão mais bem atendidos. Com isso, há mais chances das marcas fortalecerem seu relacionamento com os clientes.

Conte com a ajuda de um especialista

Como visto, o trabalho de inteligência de dados agrega muito à sua campanha de marketing mobile. Por isso, é importante a visão de um especialista em inteligência de dados, para que as informações coletadas sejam realmente as necessárias para a criação de estratégias assertivas para o seu app.

Então, que tal agendar uma reunião com nossos especialistas? Aproveite para conhecer melhor a Pulse Solution e entender como ela pode contribuir no marketing mobile de seu aplicativo!

Últimas postagens