Estratégias para uma retenção de clientes eficaz

A busca por novos clientes é sempre muito importante para o crescimento e o desenvolvimento de um negócio. Mas o que pode ser feito com a base de usuários já conquistados? Há uma estratégia para a retenção de clientes de apps?

O mercado mobile é muito competitivo, já que existe uma grande variedade de aplicativos de um mesmo segmento. Logo, a concorrência é gigante e se destacam aqueles serviços que oferecem diferenciais e, claro, sabem como manter a sua base de clientes.

Tendo isso em vista, elaboramos um artigo para que você possa entender mais sobre a retenção de clientes e sua importância para seu aplicativo. Veja algumas dicas e os benefícios dessa tática.

Aquisição e retenção de clientes: os dois são importantes

É fato que todas as empresas se perguntam como conseguir novos clientes, e essa é realmente uma preocupação válida para que o negócio se desenvolva e seja mais rentável.

Entretanto, apenas aumentar o número de downloads ou conquistar uma base maior de usuários não é suficiente para um aplicativo de sucesso. Isso porque, muitas vezes, a taxa de desinstalação do app pode ser tão alta quanto a de instalação.

Ou seja, o que os especialistas em mobile marketing indicam é a interação contínua dos usuários no negócio. Mas, para que isso aconteça, não basta investir apenas na aquisição, é importante também se dedicar à retenção do cliente no app e traçar uma estratégia para mantê-lo ativo.

E para ver um exemplo prático da importância em adotar uma estratégia de retenção de usuários, confira nosso infográfico 10 Dicas para melhorar a retenção de clientes no app de finanças.

Como reter mais usuários no seu app?

Agora que já pontuamos a importância da retenção de cliente, podemos falar mais sobre como conquistar e manter clientes. Para ajudá-lo, citamos algumas das principais estratégias de retenção que podem ser implementadas ao seu negócio. Confira!

Entregue o que prometeu

Não adianta realizar altos investimentos em aquisições e se preocupar com a retenção de clientes se o seu aplicativo não entregar o que prometeu. Como já dissemos, a competitividade é imensa e, ao conquistar um usuário, é preciso oferecer tudo o que foi anunciado e, quem sabe, até mais!

Acompanhe os reviews e ratings

Para reter clientes é possível fazer o gerenciamento dos comentários nas app stores e identificar os problemas relatados pelos usuários. Desse modo, é possível ajustar tais problemas e manter os clientes mais satisfeitos.

Interaja com os clientes

Sem dúvida nenhuma, push notification é a melhor forma de entrar em contato com o seu cliente para que ele se lembre do seu aplicativo. Mas é importante utilizá-lo de forma assertiva e segmentada, sem muita insistência. A ideia aqui é construir um relacionamento saudável com os usuários.

Invista em atualizações

Sempre que houver uma novidade no seu segmento ou sobre mobile marketing, procure fazer um update no seu app e ofereça a atualização aos usuários. Ter um aplicativo sempre atualizado pode ser um diferencial e um dos melhores benefícios para a retenção de cliente.

Mobile Growth

Conte com a ajuda do RankMyAPP!

Contar com uma empresa especialista no assunto é a melhor solução para diminuir a quantidade de desinstalações e aumentar a retenção. O RankMyAPP é referência mundial em App Store Optimization, e tem tudo que você precisa para a retenção de clientes!

Converse com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre mobile marketing, ASO e como aplicar todas essas estratégias no seu negócio. Estaremos prontos para ajudá-lo!

Últimas postagens