Organic Uplift: qual sua importância para o app?

Muito se questiona sobre como a mídia paga impacta a mídia orgânica.O “Organic Uplift” (Crescimento Orgânico) para o sucesso do app é um termo que se refere ao aumento do tráfego orgânico, ou seja, aquele gerado naturalmente, sem a necessidade de investimentos em campanhas pagas.

Neste blogpost, exploraremos em detalhes o que é o Organic Uplift e por que ele é tão crucial para a performance e a sustentabilidade do seu aplicativo.

Organic Uplift

Conceito de Organic Uplift

O Organic Uplift é um indicador que mostra qual o impacto da mídia paga no tráfego orgânico de um aplicativo. Assim, é possível entender se essa interferência está sendo positiva ou negativa.

É possível também avaliar se esses canais de aquisição estão alinhados para gerar melhores resultados. Todo app que trabalha com campanhas pagas precisa aplicar o Organic Uplift para fazer essa avaliação.

Por isso, o RankMyAPP realizou um estudo para entender melhor essa métrica. Para isso, reunimos uma equipe multidisciplinar, e, assim, contextualizamos a métrica para compreendermos o que precisávamos calcular e, depois, realizarmos o teste.

Foram usados mais de 20 apps para encontrar a melhor forma de mensurar o uplift.

Como essa métrica se aplica?

Qualquer aplicativo que utiliza mídia paga pode utilizar essa métrica, por isso, é interessante analisá-la para mensurar o impacto do investimento no canal orgânico. Entretanto, é preciso se atentar ao período escolhido para a análise.

Isso porque, ao escolher um período mais longo que um mês, torna-se mais difícil definir uma baseline, para que, só então, seja possível definir a relação entre a aquisição e o crescimento orgânico.

Para entender melhor, vamos supor que, na última semana, você tenha rodado uma campanha de mídia, e dessa campanha você teve 50% de uplift. A relação de cada instalação de mídia para a orgânica seria de 0,5, ou seja, para cada 100 usuários vindos da mídia paga, conseguimos 50 usuários orgânicos.

Organic Uplift

O impacto da mídia em instalações orgânicas

A mídia é essencial tanto para manter uma boa imagem na mente dos usuários como também uma boa relevância dentro das app stores. Este é um dos principais fatores para que seja possível aumentar o tráfego orgânico.

Ela é importante também para que as app stores entendam a relevância do aplicativo, melhorando, assim, sua visibilidade orgânica. Isso acontece através das listas das categorias, listas de editores e no ranking de keywords.

Portanto, para o mobile marketing do app, uma mídia bem feita é essencial para impulsionar o crescimento, enquanto que uma mídia ruim pode prejudicar a visibilidade orgânica do app.

Tráfego pago e tráfego orgânico

Existem muitas dúvidas sobre tráfego pago x tráfego orgânico, no entanto, os dois são importantes para o sucesso do aplicativo. O canal pago é necessário para o crescimento de todo o potencial do canal orgânico.

Já o canal orgânico é fundamental para reduzir os custos do canal pago, seja através do cálculo de uplift ou dos testes AB, que melhoram a conversão do app. É preciso levar em conta também esses fatores, que podem ser influenciados por questões como o próprio negócio ou o perfil dos usuários.

A importância e os benefícios de mensurar o Organic Uplift

Os resultados positivos de instalações e tráfego não dependem apenas de ações de marketing mobile, mas também do Uplift Orgânico. Assim, quando analisamos mais de perto esse indicador, é possível mensurar mais realisticamente o investimento em mídia.

Um exemplo disso é uma campanha que tenha o valor de R$ 200 mil e, dessa campanha, você consiga 100 mil instalações. Conforme esse cenário, você teria um CPI de 2, mas olhando para o uplift, descobre-se que, além das 100 mil instalações pagas, você teve mais 150 mil instalações orgânicas.

Nesse caso, seu CPI já caiu para 0,80 centavos. Apesar de sua importância, ainda é um conceito complicado de ser aplicado, e, muitas vezes, em meio à operação, não sobra tempo para ser analisado.

Outro fator importante para que essa análise seja o mais real possível é ter bem definidos os objetivos da campanha. Isso facilita compreender os resultados de Organic Uplift e se a ação está cumprindo essas metas.

Ter ferramentas para medir o impacto da sua estratégia paga na orgânica é essencial tanto para identificar o retorno financeiro quanto a eficácia do seu conjunto de estratégias.

Mantenha-se atualizado com o RankMyAPP

Agora que você entende um pouco mais sobre o que é o Organic Uplift, saiba mais sobre outros assuntos como este e se mantenha sempre informado assinando nossa newsletter. Continue nos acompanhando e entenda mais sobre o universo de mobile marketing.

Últimas postagens