A propaganda em app está se tornando uma aposta cada vez mais assertiva para quem busca traçar estratégias de marketing mais eficazes, especialmente quando se trata de divulgação em plataformas mobile.
Isso se deve ao fato do significativo aumento de usuários de smartphones e, consequentemente, de aplicativos. Uma publicação feita pela GSMA afirma que mais de 67% da população mundial (5.100 milhões de pessoas) possuem um smartphone. A previsão é de que até 2022, esse número cresça para 700 milhões.
Com tais números, é mais simples compreender como a rotina das pessoas está atrelada ao celular — especialmente aos apps: 95% do tempo gasto no smartphone pelos brasileiros é utilizando as dez principais plataformas instaladas no aparelho.
Assim, a visualização de publicidade em apps é ainda maior, uma vez que as plataformas são constantemente acessados pelos usuários. Para isso, é importante saber como criar e qual a melhor maneira de anunciar a publicidade em um app.
O que deve ser levado em consideração
Assim como qualquer outra criação de campanha de marketing, é necessário ter atenção em alguns pontos da publicidade, especialmente quando se trata de propaganda de aplicativo.
É importante ter em mente que esses anúncios consistem na apresentação do seu produto, ou seja, não deve ser utilizado nenhum tipo de CTA (call to action), pois a atenção do usuário não deve ser desviada do que ele busca na plataforma.
Com essas condições, é importante analisar alguns pontos com mais atenção. Dessa forma, além de se enquadrar nos formatos de propaganda em app, há ainda mais maneiras de trabalhar um conteúdo mais assertivo.
Pense no usuário
Ao contrário do que muitos possam imaginar, as propagandas em plataformas estão relacionadas à UX Apps. Se um usuário utiliza um aplicativo que contém muitos anúncios, esse fator pode ser o responsável pela desinstalação do software.
Ainda, se o conteúdo do anúncio não tiver relação com os serviços da plataforma ou não despertar a atenção, o usuário pode se aborrecer com as propagandas de app e, assim, perder o interesse no aplicativo.
Não incentive o usuário a clicar no anúncio
O usuário deve ter ciência da existência dos anúncios, mas seu foco deve ser mantido no aplicativo. Ele deve navegar na plataforma atrás da solução de seus problemas e interesses.
Os anúncios serão clicados se o conteúdo apresentado chamar sua atenção, mas isso não deve acontecer por influência de alguma frase de incentivo. Por conta disso, a publicidade deve conter detalhes que despertem curiosidade.
Reserve o espaço correto para anúncios
Uma das melhores estratégias de propaganda em app é utilizando abas personalizadas para que os anúncios sejam exibidos durante o carregamento da página da plataforma.
É importante, também, posicionar os anúncios em regiões que ofereçam alguma função ao usuário, referente ao app. Quando colocado ao lado de um conteúdo irrelevante ou que não acrescente nada à pessoa, o anúncio pode chamar mais a atenção. Os ads devem ser um bônus.
Criação e exibição da campanha
Assim como em todas as campanhas publicitárias, é necessário estudar o seu público-alvo para se comunicar com eles de maneira mais assertiva. No app, por não haver CTA, a comunicação deve ser ainda mais trabalhada.
O E-book Mídia de Performance explica, de forma mais detalhada, a importância da criação de campanhas e os formato em que elas podem ser criadas, de acordo com seu objetivo e, também, seu público.
Algumas maneiras de exposição da campanha podem ser mais práticas e oferecer a visualização desejada, sem ofuscar as funcionalidades da plataforma em si. As opções mais comuns de formato de anúncio são:
carrossel;
- banner no rodapé;
- tela de abertura;
- notificações push,
- aba restrita com promoções e cupons de descontos para usuários VIPs.
Conte com a ajuda do RankMyAPP
A criação de propaganda em app exige detalhes que, muitas vezes, não são necessários em anúncios veiculados em demais mídias. Para isso, conte com a ajuda de um especialista para esclarecer suas dúvidas e te ajudar a criar uma campanha assertiva.