O que é CRO e como ele otimiza as conversões

Saber o que é CRO (Conversion Rate Optimization) é fundamental para planejar novas estratégias de marketing mobile para seu aplicativo, assim como para ter uma divulgação mais assertiva ou atrair mais usuários para o app, por exemplo.

A seguir, você poderá conferir as principais informações sobre esse conjunto de técnicas e, ainda, maneiras de aplicá-lo no mobile marketing de seu produto. Assim, será possível aumentar a otimização da taxa de conversão.

O que é CRO

Conversion Rate Optimization (Otimização de Taxa de Conversão, em tradução livre), também conhecido por CRO, é um conjunto de elementos que, quando trabalhados juntos, têm o objetivo de otimizar as conversões de seu aplicativo e das demais plataformas digitais.

Esse processo é 100% focado no usuário e, por isso, tem seu comportamento como base. Por conta disso, são analisadas diversas atitudes de navegação: desde o tempo gasto em uma página até os movimentos da barra de rolagem e os cliques.

Para colocar o CRO em prática, é preciso coletar alguns dados para a análise e, só então, estudar as estratégias de mobile marketing para sua aplicação móvel. São os números e métricas que lhe dirão o que está errado e o que precisa ser mudado.

Clickstream

Ferramentas de clickstream são muito importantes para entender como o usuário navega nas suas páginas. Com elas, é possível obter os números de rejeição em landing pages ou de falhas no seu funil de conversão.

Esses dados lhe darão respostas, como em quais páginas há a desistência de acesso do cliente, por que as páginas mais relevantes não estão sendo acessadas, ou então qual a razão dos usuários não interagirem com sua página.

Heat Maps

Essa é uma das ferramentas de monitoração fundamentais para quem deseja colocar o CRO em prática. Os Heat Maps (Mapas de Calor) são indicadores qualitativos da interação do usuário na sua página web.

Os relatórios apontam quais links costumam ser acessados pelo público, até que ponto a rolagem da página é feita e, ainda, quais elementos presentes na plataforma costumam ser ignorados pelos visitantes.

Como aplicar o CRO

Sabendo o que é CRO e entendendo a necessidade de conhecer os hábitos dos usuários de seu app, é importante aprender maneiras de definir estratégias de marketing. Não se esqueça de que, com isso, as mensurações e medições de resultados deverão ser frequentes.

Testes A/B

Os testes A/B são um exemplo do que está presente na lista de estratégias mais utilizadas no CRO marketing. Com eles, é possível pensar em duas formas de apresentar seu produto e ver qual delas dá o resultado mais próximo do esperado.

Essa prática consiste na criação de duas páginas diferentes, que terão pequenas divergências entre si. Seu tráfego será dividido e, assim, será possível ver qual delas tem maior aceitação.

Eles são importantes e precisos porque mostram a eficiência e a qualidade das páginas que foram criadas. Como não há interferência externa na opinião de seu público, os resultados gerados com o teste são muito confiáveis.

Automatização de atendimento

Sabendo o que é CRO e que ele é voltado para o usuário, é válido investir em ferramentas que automatizem o atendimento ao cliente e, assim, ampliem seu serviço, além de oferecê-lo com qualidade e rapidez.

Uma opção são os chatbots. Eles otimizam o atendimento independentemente do horário ou local e podem ser implantados inclusive em redes sociais, onde onde concentra um maior número do seu possível público-alvo.

Acompanhe as novidades

Mais importante do que saber o que é CRO, é necessário conhecer seu público-alvo e também o mercado. Com isso, é válido pensar em novas estratégias de mobile marketing para seu aplicativo. Por isso, assine a newsletter do RankMyAPP!

Últimas postagens