Semana Mobile Black Friday: como se preparar para a Black Friday

Datas comemorativas geram muitas oportunidades. Pensando nisso, o RankMyAPP promoveu uma semana especial para quem vai participar dessa empreitada e quer saber como se preparar para a Black Friday: a Semana Mobile Black Friday.

Com dados e dicas, o evento, que foi de 16 a 20 de setembro deste ano, mostrou que os aplicativos de smartphone são canais de vendas que devem ser ainda mais explorados em 2019.

Seu app está preparado para a Black Friday?

No dia 16 de setembro, os especialistas mobile do RankMyAPP, Lucas Matsukura e Vitor Vicente, fizeram um Webinar com o tema “Seu app está preparado para a Black Friday?”.

Os especialistas destacaram tópicos significativos, como a importância de não esperar chegar a data para aumentar a base de clientes. Ou seja, trabalhar com ações o quanto antes é o ideal para ter uma proximidade com o seu público.

Planejar com antecedência leva tempo, e nem toda empresa tem muito sucesso durante as mesmas épocas. Por exemplo, uma marca que não trabalha com promoções o ano todo, não terá o mesmo sucesso da que trabalha.

Para aproveitar oportunidades sazonais independentemente da categoria do seu app, Lucas Matsukura e Vitor Vicente reafirmaram a importância do método ASO respondendo qual a melhor estratégia de keywords que seu app deve usar.

Verificar não apenas ratings (avaliações), mas também responder os comentários é importante, pois demonstra que você está preocupado com a experiência do usuário. Por fim, tanto para quem participa da Black Friday, seja com sites ou aplicativos, é primordial realizar o seguinte:

  • Saiba o perfil do seu usuário e sempre coloque isso em métricas;
  • Não deixe tudo para novembro, faça um cronograma para validar as hipóteses;
  • Crie uma estratégia de divulgação prévia;
  • Prepare sua equipe,
  • Otimize seus produtos.

Os especialistas finalizam dizendo que, muitas vezes, atingir mais pessoas no dia a dia pode ser o melhor para o seu app. Ou seja, coloque ele na “boca do povo”.

Prepare-se para vender bem

Para os convidados inscritos no evento, o RankMyAPP disponibilizou o e-book “Black Friday 2019: Prepare-se para vender bem”. O material abre horizontes para quem quer saber como se preparar para a Black Friday e como a data deve ser esse ano.

Com dados de pesquisa e infográficos, o e-book revelou que a Black Friday de 2018 não se limitou apenas a um dia, como antes. Ou seja, as empresas passaram a aderir a semanas de Black Friday, muitas vezes até o mês inteiro de novembro.

A Black Friday Brasil de 2018 foi a maior da história, de acordo com a consultoria Ebit. Somente na quinta e sexta-feira o faturamento do e-commerce foi de 2,6 bilhões de reais.
Tanto crescimento acaba gerando uma grande quantidade de reclamações e problemas. Por isso, a previsão de como deve ser a Black Friday 2019 é importante.

Vendas por smartphone

Uma das tendências para esse ano apontada no e-book é de maior adesão dos clientes aos apps que tenham pagamento online. A expectativa é um aumento de 32% nas vendas por smartphone, então se possuir uma loja virtual, atente-se ao seguinte:

  • Planejamento: já está claro que o planejamento é essencial. Teste seu aplicativo, veja se não terá bugs e deixe prontas as imagens dos produtos, caso esse seja o seu segmento;
  • Tenha um bom suporte: o serviço de atendimento ao cliente é primordial em qualquer época do ano, mas é muito mais em datas comerciais. Monitore reclamações e comentários negativos. Isso pode evitar a perda de clientes;
  • Conversão: já capte leads antes mesmo da data. Preparar o cliente e deixá-lo sabendo da sua existência antes da data é importante;
  • Seja honesto: hoje em dia existe um bom monitoramento de descontos reais. Não queira entrar na “lista negra” ludibriando os seus clientes. Ofereça descontos reais e significativos,
  • Faça a preparação nas apps stores: prepare a versão aplicativo da sua loja para ter um bom desempenho nas stores. Ser o primeiro a aparecer nas pesquisas, ter boas reviews e campanhas pagas é vital para conquistar os usuários.

O RankMyAPP também disponibilizou dados e informações em um infográfico completo e bem estruturado. O material forneceu o valor médio das compras durante a maior data para o e-commerce brasileiro, além da faixa etária dos mesmos e como foi a performance dos mobiles.

Como um excelente complemento e ferramenta de apoio, quem acompanha o RankMyAPP passou também a ter acesso ao “Relatório on-line Black Friday”. Nele estão disponíveis quais são os apps que têm mais visibilidade nas stores, e quais as palavras-chave mais relevantes para quem quer se destacar na data.

Desafios e insights gerados pela Black Friday

Para encerrar a semana, nossa Account Manager, Mariana Carvalho conversou com a coordenadora Mobile da C&A, Denise Cervelin, e o Coordenador de Marketing Digital da Petz, David Frate.

Além de como se preparar para a Black Friday, os convidados responderam que tipo de produto merece uma promoção agressiva.

“É importante saber também de onde está vindo os usuários do seu app. Focar na experiência do usuário, tanto no e-commerce quanto na loja física, é igualmente importante”, comentou David Frate.

Para a Petz, por exemplo, a Black Friday é uma época de aquisição de cliente, não apenas de rentabilidade.

A coordenadora Mobile, Denise Cervelin, também comunicou como o autoconhecimento da empresa é significativo para a Black Friday.

“A data é um período competitivo onde as palavras-chaves são muito disputadas. É o momento de saber a maturidade da empresa em nível de investimento, para saber se faz sentido ela entrar nessa guerra nesse momento. Ou se vale a pena construir uma base antes”, diz a coordenadora, no webinar.

Tenha estratégias e planejamento

Planeje-se sempre de acordo com suas metas e dados da sua performance no último ano (se possuir). Se, além de fazer com que seu app tenha um bom desempenho na Black Friday, você deseja se aprofundar no tema: fale com um de nossos especialistas.

Últimas postagens