Retenção de clientes: quais são as melhores estratégias?

Retenção de clientes: quais são as melhores estratégias?

É muito comum, nos mais diversos segmentos, ocorrer uma busca incessante por novos clientes. Mas, o que tem sido feito com a base de usuários já conquistados? Há uma estratégia para a retenção de clientes de apps?

O mercado mobile é muito competitivo. Uma simples busca nas principais lojas virtuais vai mostrar a variedade de aplicativos de um mesmo segmento. Logo, a concorrência é gigante e se destacam aqueles serviços que oferecem diferenciais e, claro, sabem como manter a sua base de clientes.

Aquisição e retenção de clientes: os dois são importantes

Sim, todos querem sempre ter mais clientes. Isso é fato e não vamos dizer em momento algum que não se deve haver preocupação em atrair cada vez mais usuários para o seu negócio.

Porém, nem só de aumentar o número de downloads ou conquistar uma base maior de usuários vive um aplicativo – já que, muitas vezes, a taxa de desinstalação do app pode ser tão alta como a de instalação.

Ou seja, o que todo desenvolvedor e/ou especialista em mobile marketing almeja é a interação contínua dos usuários no negócio. Mas, para que isso aconteça, não basta investir apenas na aquisição, é importante se dedicar à retenção de clientes em app e traçar uma estratégia para mantê-los ativos.

Retenção de clientes

Estratégias de retenção de clientes

Para ajudá-los, pontuamos algumas das principais estratégias de retenção de clientes que podem ser absorvidas ao seu negócio. Confira!

Entregue o que prometeu

Não adianta realizar altos investimentos em aquisições e se preocupar com a retenção de clientes se o seu aplicativo não entregar o que prometeu. Como já dissemos, a competitividade é imensa e, ao conquistar um usuário, é preciso oferecer tudo que foi anunciado – até mais!

Acompanhe os reviews e ratings

Acompanhar o feedback do app é fundamental para entender quais são os pontos positivos e, principalmente, o que pode ser melhor desenvolvido no seu negócio.

Portanto, fique sempre atento aos reviews e ratings nas lojas virtuais e responda a todos os comentários feitos pelos usuários.

Interaja com os clientes

Sem dúvida nenhuma, push notification é a melhor forma de entrar em contato com o seu cliente para que ele se lembre do seu aplicativo. Mas é importante utilizá-lo de forma assertiva e segmentada, sem forçar a barra. Seja leve!

Esteja sempre atualizado

Não se perca no tempo. Sempre que houver uma novidade no seu segmento ou em mobile marketing, procure fazer um update no seu app e ofereça a atualização aos usuários. Ter um aplicativo sempre atual é um dos melhores benefícios da retenção de clientes.

Deixe o RankMyAPP te ajudar!

Contar com uma empresa especialista no assunto é a melhor solução para diminuir a quantidade de desinstalações e aumentar a retenção.

Referência mundial em App Store Optimization, o RankMyAPP tem tudo que você precisa!

Converse com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre mobile marketing, ASO e como aplicar todas essas estratégias no seu negócio. Estaremos prontos para ajudá-lo!

Últimas postagens